Como facilitar a burocracia no atendimento médico

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Tornar-se empreendedor no Brasil é uma tarefa cada vez mais difícil, pela presença de diversas exigências e impostos a serem pagos. Nesse sentido, o planejamento e a organização do processo se tornam tarefas essenciais, de modo a evitar prejuízos e até mesmo a falência do negócio.

Quando se fala em estabelecimento médico, as exigências são ainda maiores, bem como os valores envolvidos. Graças às tecnologias atuais, porém, tornou-se mais fácil organizar e gerenciar as exigências e tarefas a serem cumpridas, simplificando a burocracia no atendimento médico.

Neste post, mostraremos algumas ferramentas disponíveis para auxiliar médicos e profissionais da saúde na gestão de suas clínicas e seus consultórios!

Quais são os processos envolvidos?

Existem diversas questões envolvidas tanto na abertura quanto no funcionamento de uma clínica médica. Confira alguns dos pré-requisitos e pontos cobrados nesse sentido:

  • Regulamentação da ANVISA: existe uma série de exigências e obrigações a serem cumpridas por parte do proprietário, para garantir a qualidade do serviço de saúde e a segurança do paciente.
  • Conselho Federal de Medicina: também preconiza algumas questões, principalmente com relação ao sigilo de dados do paciente e outras questões éticas de trabalho.
  • Corpo de bombeiros: possuem protocolos no sentido de evitar Incêndios, bem como combatê-los. A exigência é em torno de instalação de iluminação especial, saídas de emergência e sinalização.
  • Vigilância sanitária: sendo de nível municipal, é preciso consultar as exigências de sua cidade para a abertura de um consultório médico.
  • Licença de funcionamento: assim como qualquer outro estabelecimento, o município exige uma licença de funcionamento, conseguida após o pagamento de diversos impostos e o cumprimento de obrigações.

Esses são apenas alguns órgãos e exigências para a manutenção e a abertura da sua empresa médica. Nos próximos tópicos, conheça formas de facilitar esses e os demais processos relacionados à burocracia no atendimento médico.

Como atender a todas as exigências?

A burocratização de abertura e funcionamento de estabelecimentos é uma questão histórica e, muitas vezes, acaba por impedir empreendedores de colocarem em prática ideias e negócios. Assim, existem algumas formas de evitar que imprevistos surjam e/ou fujam do seu controle:

1. Busque conhecer todos os requisitos

Antes de iniciar a abertura de sua clínica, busque um advogado ou outro profissional especializado para conhecer todos os processos envolvidos.

Com isso, será possível criar um planejamento (principalmente financeiro) a partir das exigências.

2. Adapte sua clínica

Depois de escolher o local de abertura do consultório, esteja ciente de reformas e adaptações que deverá fazer no local. Neste momento, conte com engenheiros e arquitetos para deixar o ambiente dentro das normas impostas.

Vale lembrar que além da burocracia no atendimento médico, neste momento você deverá pensar no conforto e na comodidade de seus pacientes (que também serão clientes). Isso inclui a adaptação do espaço para deficientes físicos, com portas de medidas corretas, banheiros adaptados, rampas e muito mais.

3. Tenha um consultor

Contratar um profissional para lhe auxiliar nas questões burocráticas e legais pode ser uma excelente opção. Assim, combine um valor mensal e trabalhe sempre em conjunto.

Esse trabalho pode ser feito tanto por um advogado, para lhe auxiliar com as questões judiciais, como por um contador, para administrar as finanças.

4. Pague todos os impostos

Depois de conhecer todas as taxas e os encargos envolvidos, pague-os dentro do prazo. Não permita que existam brechas para denúncias e interdição do seu estabelecimento.

A legalização dos funcionários conforme a CLT (Leis do Trabalho) também está envolvida no pagamento de impostos e é uma obrigação do contratante.

5. Organize-se

A organização é um ponto fundamental para dar conta de todas as demandas e também para melhor conhecimento sobre taxas e custos de sua clínica. A seguir, mostramos algumas formas úteis de facilitar esta questão.

Como se organizar e facilitar a burocracia no atendimento médico?

A tecnologia poderá ser uma excelente aliada na facilitação do processo de burocracia no atendimento médico, além de garantir a organização da sua gestão e de suas finanças.

Atualmente, existem diversas soluções e funcionalidades que poderão lhe ajudar. Conheça a seguir!

1. Atendimento médico

Atualmente, existem diversas opções de sistemas para clínicas que possibilitam o registro da anamnese em computador. Esses prontuários eletrônicos são altamente seguros e garantem o sigilo do paciente (exigido pelo CRM).

Também são uma excelente forma de otimizar o tempo na consulta e facilitar o trabalho médico. Muitos deles, inclusive, permitem a anexação de exames e outros documentos, tornando a ficha do paciente completa.

Geralmente são armazenados na nuvem, o que garante o arquivamento de dados e o acesso de qualquer lugar.

2. Agendamento

Softwares de agendas médicas também facilitam o dia a dia dos profissionais envolvidos em uma clínica, permitindo melhor visualização do tempo disponível e, consequentemente, melhor aproveitamento do tempo.

Com a ajuda dessa ferramenta, você terá maior controle do número de horas trabalhadas, de quantos pacientes são atendidos por dia e muito mais.

3. Software de gestão

A gestão de uma clínica é um processo complexo, que envolve divisão de tarefas, gerenciamento de custos e manejo de pacientes. A adesão a sistemas médicos pode auxiliar nesse sentido.

Falando da questão da burocracia no atendimento médico, fica mais fácil sistematizar os impostos a serem pagos e as exigências pendentes. Tudo isso resulta em organização para sua empresa.

4. Controle financeiro

O controle de gastos e lucros é um ponto chave em qualquer empresa. Falando do consultório médico, existe um grande valor envolvido na contratação de profissionais, bem como na entrada diária em consultas e exames.

Sendo assim, a adesão a sistemas médicos garante a melhor visualização do que está sendo gasto e ganho. Assim, poderão ser gerados gráficos, tabelas e relatórios.

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