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Consultório online é muito mais do que teleconsulta!

Tempo de leitura: 13 minutos

O consultório online é uma estratégia organizacional que utiliza recursos tecnológicos para conectar médicos e pacientes. Entre esses recursos, estão: agendamento online, acesso remoto ao histórico do paciente, prescrição digital, teleconsulta e muitos outros.

A transformação tecnológica na área da saúde chegou ao dia a dia das clínicas e dos consultórios. É impossível garantir a segurança e o crescimento da sua empresa sem utilizar recursos da era digital. O consultório online, portanto, é o modelo a ser seguido quando se trata de automatização, de segurança e de maior praticidade para as unidades de atendimento médico. 

Neste texto, trazemos com objetividade os tópicos:

  •  O que é o consultório online?
  • Quais as vantagens do consultório online?
  • Como iniciar a transformação digital do seu negócio?

O que é o consultório online?

O consultório online é um modelo de gestão e de assistência médica que tem relação direta com a tecnologia. Com isso, impacta o planejamento estratégico da marca e o cotidiano dos atendimentos. Nele os recursos digitais são utilizados para resolver dificuldades importantes das empresas da área da saúde. Logo, não há fase certa para implantação dessa estratégia, que funciona tanto para clínicas que estão no começo de sua jornada quanto para aquelas que já estão em plena expansão.

A pandemia de Covid-19 alertou os negócios na área da saúde sobre a necessidade de digitalização de suas operações. Afinal, há um aumento significativo da demanda por atendimentos online, já que as diretrizes de segurança sanitárias indicam a necessidade de reduzir o número de pessoas em um ambiente fechado. Para que as clínicas possam atender todos os pacientes de forma segura, portanto, é necessário aplicar recursos para facilitação do atendimento à distância. 

O consultório online possui algumas características básicas, com ferramentas indispensáveis a seu funcionamento. São elas:

  • agendamento online e prontuário eletrônico;
  • sistema médico em nuvem;
  • assinatura e prescrição digital;
  • plataforma de teleconsulta.

Agendamento online e prontuário eletrônico

Esses recursos determinam se sua clínica está dentro ou fora do jogo! Não há mais espaço no mercado para empresas com prontuário em papel ou com agendamento por telefone. Basta você perguntar para as pessoas mais próximas sobre a frequência com que elas fazem ligações telefônicas.

Percebeu? Parece mesmo que os telefonemas são coisas do passado, não é? 

Isso fica mais evidente quando falamos sobre praticidade. Mais do que seguir uma tendência comportamental dos pacientes, o agendamento online possibilita que sua clínica fique aberta 24 horas por dia – sempre disponível para uma nova marcação de consulta. 

A exclusão dessa barreira no acolhimento é essencial para que os pacientes decidam consultar com você quando estiverem indecisos. Não esqueça que a primeira consulta de um paciente é sempre influenciada pela reputação da sua clínica e pela praticidade do atendimento. 

Após o agendamento, você precisa manter o nível de qualidade. Para isso, o prontuário eletrônico é indispensável. Com ele, você poderá focar ainda mais no relato do paciente e nos exames necessários durante a consulta. Afinal, não será necessário ficar com a caneta na mão durante toda conversa. 

Esses recursos trazem praticidade para o fluxo do atendimento. Assim, a qualidade da relação entre médico e paciente será aumentada. No mesmo sentido, a segurança dos dados será maior, já que o prontuário eletrônico fica salvo na nuvem e com protocolos de nível bancário. 

Não conhece as vantagens de um sistema médico na nuvem? Então, dá uma olhada abaixo! 

Sistema médico em nuvem 

Os 7 principais benefícios do sistema médico em nuvem são:

  • redução de custos;
  • segurança de dados;
  • maior produtividade;
  • suporte rápido e eficiente;
  • prevenção de desastres e perdas;
  • backup diário e criptografia;
  • adequação às normas da LGPD.

Você perceberá essas mudanças no seu consultório online no momento em que aderir ao sistema em nuvem. Quando comparado aos softwares tradicionais, que precisam de um servidor local, a praticidade é muito superior. Com a praticidade, vem a redução de custos, já que a empresa fornecedora substitui o número de equipamentos necessários pela qualidade operacional da tecnologia que aplica. 

A qualidade operacional garante um sistema médico com suporte rápido e eficiência inigualável. Entre as características de um armazenamento em nuvem está a alocação das informações em diferentes servidores. Essa estratégia evita perdas, mesmo em casos de desastres naturais. 

Como procedimentos específicos para garantir a segurança, um sistema em nuvem pode programar backups diários que não comprometem seus atendimentos. Em um sistema com servidor local, esses backups devem ser feitos com uma visita do técnico em sua clínica. Portanto, seria necessário pausar as consultas por algumas horas. 

Assinatura e prescrição digital

Além de garantir a segurança no armazenamento de dados, o seu consultório online precisa dispor de assinatura e prescrição digital. Isso é importante, porque no dia a dia da clínica médica são emitidos muitos documentos, que devem obedecer diretrizes específicas do Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Entre esses documentos, incluem-se as prescrições. Da mesma forma que o prontuário eletrônico evita que você fique com a caneta em mãos durante todo atendimento, a prescrição digital otimiza sua prática prescricional. Com um sistema vinculado a um catálogo de medicamentos, você acompanhará as inovações da indústria farmacêutica e poderá criar padrões de prescrição para facilitar a emissão do documento. 

Outra vantagem é que, com a assinatura digital, é possível enviar o receituário comum ou de controle especial direto para o e-mail do paciente. Vale lembrar, também, que esse tipo de prescrição é aceita. Já a prescrição digitalizada não possui validade. 

Para saber mais, leia: “Assinatura Digital: prontuário, prescrições e documentos mais seguros”

Plataforma de teleconsulta

A teleconsulta é sinônimo de futuro para a clínica médica. Você pode optar por utilizar, ou não. Verdade é que tem sido uma prática muito discutida entre os médicos e entre as entidades de regulação profissional. Diante do combate ao coronavírus, mostra-se como um recurso fundamental para garantir os atendimentos de menor complexidade, com maior nível de segurança. 

A plataforma de teleconsulta pode ser utilizada de diferentes formas por sua clínica. Você pode decidir quais casos serão atendidos à distância por exemplo. Assim, sua empresa obtém as inúmeras vantagens da modalidade, tais como: 

  • maior disponibilidade para os pacientes; 
  • maior agilidade nos atendimentos;
  • aumento do número de consultas;
  • redução de custos gerais da clínica.

Saiba mais com o texto  “Teleconsulta: 4 principais vantagens para sua clínica médica”

É claro que  consultório online não é um modelo restrito à teleconsulta; tampouco, limita-se ao período de combate ao coronavírus. Trata-se da implantação das ferramentas digitais para aprimoramento das capacidades gerenciais e assistenciais de uma clínica. Os benefícios da transformação digital são inúmeros. Veja os principais a seguir! 

Quais as vantagens do consultório online?

As vantagens do consultório online baseiam-se na praticidade e na segurança oferecidas pela tecnologia. Por isso, listamos as primeiras mudanças que serão percebidas em sua clínica: 

  • aumento do número de consultas;
  • fidelização do paciente;
  • otimização do tempo nas três fases do atendimento; 
  • melhor gestão de rotinas administrativas.

Mais consultas, menos telefonemas

Um consultório online oferece o agendamento inteligente para seus pacientes. Com isso, facilita a aquisição de nova clientela, sem a necessidade de atender ligações telefônicas

Assim, os pacientes podem agendar a consulta a qualquer hora e de qualquer lugar, optando por um dos horários disponibilizados por sua clínica. O recurso pode, ainda, integrar diferentes agendas, o que impede que um profissional tenha agendamentos no mesmo horário em clínicas diferentes. 

Fidelização do paciente

A fidelização dos pacientes é uma consequência direta do bom atendimento, o que começa com atenção aos detalhes do acolhimento. Na jornada do paciente, é importante ficar atento às diferentes necessidades no decorrer do contato dele com sua clínica. 

Afinal, em cada etapa, os pacientes possuem expectativas específicas, relacionadas à evolução de seu quadro de saúde. Recursos como agendamento online, prontuário eletrônico e pesquisa de satisfação impactam diretamente a percepção sobre o atendimento. 

Otimização do tempo

Esses recursos também ajudam com a boa utilização do tempo na pré-consulta, no atendimento e na pós-consulta. Isso ocorre devido à digitalização dos processos, com recursos de automatização que aprimoram a experiência dos profissionais em contato com as tecnologias. São exemplos de recursos com este potencial os prontuários com módulos para especialidades e o preenchimento automático do prontuário. 

Gestão de rotinas administrativas

A gestão de rotinas administrativas também será melhorada com o consultório online. Nessa área da empresa há muitas tarefas que exigem atenção a detalhes que, quando ignorados, podem provocar problemas sérios. Um desses problemas, as glosas administrativas, são facilmente resolvidas com a digitalização de sua clínica. 

É fácil presumir o motivo: no preenchimento manual dos formulários, o risco de cometimento de erros é muito maior. Em uma plataforma digital integrada, os dados serão preenchidos de forma automática, com a possibilidade de verificação por parte da sua equipe. 

Outras rotinas administrativas que são aprimoradas com o consultório online:

  • gestão de pessoas;
  • gestão financeira;
  • controle de qualidade.

Veja mais detalhes abaixo. 

Gestão de pessoas

No consultório online, também é possível desenvolver melhores práticas de gestão de pessoas. Alguns dos recursos disponíveis para essa finalidade são o controle de repasse e o chat interno. Com eles, você resolve dois problemas empresariais frequentes: a comunicação e os pagamentos. 

Essas são duas áreas com as quais gestores devem ter muito cuidados, já que equívocos nos repasses e ruídos na comunicação podem trazer dificuldades significativa para a relação entre a equipe. 

Gestão Financeira

A gestão financeira também precisa de atenção especial. Ela é a responsável pela saúde do seu negócio. Há diversos recursos tecnológicos que superam a organização por planilhas de Excel ou Google. Então, vale a pena conhecer tecnologias como módulo de gestão de estoques e os relatórios gerenciais. São exemplos de relatórios gerenciais importantes: 

  • Centro de custos;
  • Repasse de valores por profissionais;
  • Tempo médio de atendimento por profissional;
  • Procedimentos realizados;
  • Rentabilidade de procedimentos realizados;
  • Canais de aquisição de pacientes;
  • Atendimentos por convênio médico.

Para saber mais, baixe nosso guia gratuito de “Gestão Financeira para Clínicas Médicas”

Controle de qualidade

Os recursos digitais também facilitam o controle de qualidade dos serviços, tanto nos aspectos sanitários quanto no que se refere à satisfação dos pacientes. Isso ocorre porque, com o controle de estoques otimizado, por exemplo, você garante, de forma prática, que nenhum insumo será aplicado fora do prazo de validade. 

Além disso, uma pesquisa de satisfação objetiva trará, com clareza, a perspectiva dos pacientes após as consultas. Esses dados vão transformar sua clínica, porque podem ser utilizados para a criação de novas estratégias e para priorizar as mudanças na sua empresa. 

Leia “Pesquisa de satisfação: você sabe o que os seus pacientes pensam sobre sua clínica?”

Como iniciar a transformação digital do seu negócio?

Todas as jornadas têm seus primeiros passos. O caminho da transformação digital também possui etapas próprias que devem ser seguidas por um gestor de clínica. Para saber quais são esses passos, você precisa analisar as necessidades do seu negócio.

  • Quais são as principais reclamações dos seus pacientes?
  • Quais as principais dificuldades da sua equipe?
  • O que impede o crescimento da sua clínica?
  • Como deve ser sua clínica nos próximos anos?

Ao observar a situação atual da sua empresa e projetar o futuro, você será mais assertivo ao tomar decisões sobre a implantação de recursos tecnológicos. É importante, por exemplo, analisar quais recursos sua clínica já utiliza. Se você já possui um software médico e está insatisfeito, veja como funciona a migração de sistema de gestão de clínica. Com a equipe certa, é um procedimento simples e prático! 

Após essa análise inicial, estabeleça os objetivos imediatos:

  • aumentar o número de atendimentos;
  • reduzir as glosas administrativas;
  • otimizar o tempo da equipe;
  • reduzir gastos;
  • adequar-se à nova LGPD. 

Depois de identificar os objetivos que deseja alcançar, escolha as ferramentas que vão facilitar sua jornada empreendedora. Elas podem ser:

  • agendamento online;
  • prontuário eletrônico;
  • prontuário eletrônico adequado à sua especialidade.
  • migração para sistema médico em nuvem;
  • assinatura e prescrição digital;
  • relatórios gerenciais precisos;
  • módulo de faturamento TISS.
  • implantação de telemedicina;
  • pesquisa de satisfação otimizada.

Então, você pode buscar cada um desses recursos e transformar sua clínica aos poucos. 

Outra alternativa é criar uma parceria duradoura com o sistema médico mais inovador mercado e obter todas as ferramentas para seu consultório online agora mesmo! 

Para isso, preencha o formulário abaixo. 


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