Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Como fazer o credenciamento da sua clínica em convênios médicos

Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje em dia, não é tão simples contar apenas com a renda que vem de consultas particulares para sustentar a clínica médica. Por isso, fazer o credenciamento da sua clínica em convênios médicos será a solução de problemas financeiros no futuro. 

Assim, tanto a clínica quanto o paciente saem beneficiados, pois a pessoa escolheu investir um pouco por mês em sua saúde, e isso será refletido no faturamento do médico que ela decidiu se consultar. 

Para te ajudar a realizar esse processo, fizemos esse texto mostrando o passo a passo de como credenciar sua clínica em convênios médicos. Acompanhe!

O que é credenciamento médico?

De forma bem simples e objetiva, o credenciamento médico é a inclusão da pessoa física ou jurídica, que prestará serviços de saúde na lista disponível do plano de saúde credenciado. Sendo assim, será possível atender os pacientes que utilizam aqueles convênios médicos. 

Passo a passo para o credenciamento da sua clínica em convênios médicos 

Primeiro passo: pesquise muito

Atualmente, existem muitos convênios médicos que permitem o cadastramento de clínicas e consultórios particulares. Mas, não é vantajoso que você esteja credenciado em todos eles, certo? Por isso, é comum ter dúvidas ao escolher com qual deles você deve trabalhar. 

Sendo assim, o primeiro passo é pesquisar informações sobre as operadoras de plano de saúde mais confiáveis e que atendam plenamente a região da sua clínica. 

Nessa pesquisa, leve em consideração o valor pago por atendimento e procedimento, a burocracia na hora de receber e a opinião de quem é credenciado a esse convênio médico. Dessa forma, você fará uma escolha mais assertiva. 

Uma pesquisa divulgada pela revista Exame mostrou que as melhores operadoras de plano de saúde para se credenciar são: Unimed, SulAmérica, Bradesco Saúde, Porto Seguro Saúde e Mediservice. 

Segundo passo: tenha os documentos necessários em mãos 

É comum que os convênios médicos solicitem uma série de documentos comprobatórios para ser aceito no plano de saúde. A documentação necessária consiste em:

Para profissionais físicos – PF:

  • CCM ou ISS junto à prefeitura 
  • CNES 
  • CRM ou crédito do profissional responsável
  • Alvará de funcionamento e vigilância sanitária atualizados 
  • Currículo completo do profissional 
  • Comprovante de conta bancária 
  • Todos os dados do local onde os atendimentos serão realizados 

Para as clínicas – PJ:

  • Contrato social 
  • Ata de reunião 
  • CNPJ atualizado 
  • CCM ou ISS junto à prefeitura 
  • CNES
  • Comprovante do pagamento do ISS 
  • Comprovante do pagamento da taxa de fiscalização do estabelecimento 
  • Alvará de funcionamento e vigilância sanitária atualizados 
  • Currículo completo de todos os profissionais que trabalham na clínica 
  • CRM ou crédito do profissional responsável 
  • Relação descritiva do corpo clínico 
  • Comprovante de conta bancária 

É importante lembrar que alguns planos de saúde podem pedir outros documentos, além dos já citados nessa lista padrão. 

Terceiro passo: Se cadastre

Depois do segundo passo, basta apena encaminhar os dados cadastrais para as operadoras e aguardar a resposta. 

Caso aconteça a falta de algum documento ou exista alguma inconsistência na documentação apresentada, os convênios médicos podem barrar o credenciamento da clínica. 

Lembre-se: um convênio médico não pode deixar de credenciar uma clínica alegando que ela já trabalha com outro plano de saúde. Por isso, vale a pena avaliar o motivo da recusa, caso você passe por essa situação. 

Precisa de ajuda para fazer o credenciamento da sua clínica em convênios médicos?

Você sabia que o processo de aprovação do credenciamento da sua clínica em convênios médicos pode ser demorado? É estimado que demore de quatro meses a um ano, aproximadamente.

Além disso, é comum que as operadoras de planos de saúde façam uma reestruturação em sua rede. Isso acontece porque elas já possuem diversas especialidades médicas contratadas. Para que você seja uma delas, é preciso despertar o interesse dos convênios e mostrar seus diferenciais como profissional da saúde.

Por isso, a CRMed criou um serviço especialmente voltado para ajudar os médicos durante esse processo. A empresa parceira da Amplimed realiza um levantamento de todos os médicos com a mesma especialização que estão credenciados na sua região de atuação. Esse levantamento leva em consideração as principais operadoras regionais e as do mercado e abrange um raio de 2km para a mesma especialidade.

Terminada essa etapa, é criado um relatório, que será apresentado para o profissional de saúde ou gestores da clínica. Assim, é possível decidir se há interesse em contratar os serviços para credenciamento com base em dados concretos.

Além desse serviço, a CRMed também oferece consultoria, assessoria, implementação de serviços médicos, faturamento médico e treinamento para diversas áreas dentro da clínica.

Para saber mais, visite o site http://www.crmed.com.br/ ou entre em contato pelo telefone (11)22927689.

Conclusão 

Esperamos que o nosso passo a passo tenha te ajudado a credenciar sua clínica em convênios médicos!

Ao trabalhar com um plano de saúde, é necessário ter o controle das glosas. Quer saber mais sobre isso? Temos um texto que fala sobre como o módulo de faturamento TISS da Amplimed pode te ajudar

Gostaria de testar nosso sistema gratuitamente por 10 dias? Clique aqui e saiba como!


Sobre a autora: 

Assinatura Julia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.