Cuidados com o paciente no pós atendimento, é importante para garantir a satisfação dos seus pacientes, é essencial que todas as etapas de atendimento da sua clínica tenham o mesmo nível de qualidade.
Essa máxima vale desde que o paciente tem o primeiro contato com o seu estabelecimento, ou seja, por telefone, e-mail ou pessoalmente. Sabemos que a primeira impressão é a que fica, mas também é importante manter o mesmo tratamento durante todo o período de relacionamento com o paciente.
A tarefa de manter os pacientes fidelizados a sua clínica não é tão simples, mas existe uma alguns cuidados que você pode tomar no pós atendimento que vão fazer toda diferença na satisfação deles. Confira todos os detalhes nesse texto!
O que é pós atendimento?
O pós atendimento é todo contato que é feito com o paciente depois da sua consulta. O principal objetivo dessa estratégia é mantê-los satisfeitos e fidelizados a sua clínica. Um bom pós atendimento pode gerar diversos benefícios para o seu negócio, como a redução de investimentos para conquistar novos pacientes, por exemplo. Mas, para que sua estratégia dê certo, é necessário ter planejamento e organização. Por isso, vamos te dar algumas dicas e cuidados com o paciente no pós atendimento. Acompanhe!Dicas de como fazer um pós atendimento eficiente
Conte com a ajuda de profissionais qualificados
Depois da consulta, na maioria dos casos, é a secretária que mantém contato com o paciente. Por esse motivo, é fundamental contar com a ajuda de profissionais capacitados na sua equipe e que consigam realizar um atendimento de qualidade para todos os pacientes antes e depois da visita.Colete informações importantes sobre os pacientes
Ter um banco de dados com informações importantes sobre os pacientes irá ajudar no processo de fidelização. Além dos dados relacionados a saúde, também é importante cadastrar outras informações, como idade, quais exercícios pratica e com que frequência, como anda a alimentação, se tem filhos, qual é a profissão, e claro, formas de contato por e-mail e celular. Pode parecer algo simples e sem função, mas são essas informações que irão te ajudar a estabelecer uma comunicação eficiente com cada paciente. Para te ajudar a armazenar e consultar essas informações de forma rápida, conte com a ajuda da Amplimed. Nosso sistema de gestão médica facilita o atendimento e também possui outras funcionalidades que irão otimizar o dia a dia na sua clínica!Utilize o e-mail
Você pode estar pensando que ninguém utiliza o e-mail hoje em dia, mas ele é um dos canais de comunicação que proporciona contato direto com seus pacientes. Ao pedir as informações de contato no momento de cadastro, você pode usar os outros dados a seu favor e elaborar uma comunicação personalizada e que chame a atenção dos seus pacientes. Por exemplo, você pode avisar os pacientes que possuem determinada doença que foi criado um novo tipo de tratamento, informá-los sobre o seu problema de saúde, mostrar novas pesquisas na área, dar dicas de prevenção e divulgar as novidades da clínica. Dessa forma, você vai demonstrar que atenção e cuidado contínuo para seus pacientes. Assim, eles verão que a clínica se preocupa com o bem-estar deles, ajudando a manter a adesão ao tratamento, e consequentemente, sua evolução. Outro benefício em usar o e-mail na sua clínica é poder enviar mensagens desejando feliz aniversário ou mandando um lembrete em datas comemorativas, como natal, ano novo, entre outras. Mas, você também pode estabelecer essa comunicação usando outros meios…Use SMS e WhatsApp
Além de mandar parabéns e boas festas, você pode usar o celular para enviar mensagens mais simples. Confirmação, cancelamento e remarcação de consultas são ótimos exemplos!Personalize o atendimento
Cada paciente tem suas próprias necessidades e só é possível descobrir quais são elas por meio de um relacionamento de confiança. Quando você já conhece seus pacientes, pode agir de forma antecipada e exceder suas expectativas, melhorando a experiência deles com a sua clínica.Faça pesquisa de satisfação
A única forma de saber se o paciente vai retornar, se ele está satisfeito com o seu atendimento e o que ele achou da consulta é fazendo uma pesquisa de satisfação. É interessante realizar essas pesquisas de tempos em tempos para saber quais melhorias seus pacientes acreditam que a clínica pode fazer para melhorar a experiência deles. Essa também é uma forma de aumentar a confiança dos pacientes com o seu estabelecimento. Porém, para que esse resultado seja alcançado, é importante analisar os resultados e decidir quais medidas podem ser tomadas para melhorar os pontos levantados pelos pacientes.Reconquiste pacientes sumidos
É muito importante manter contato com todos os pacientes, mesmo que eles não frequentem o consultório há um tempo. Mande uma mensagem, e-mail ou faça uma ligação perguntando se está tudo bem com ele. Depois disso, lembre de forma educada que faz algum tempo que ele não visita o consultório e pergunte se ele não deseja marcar um horário para fazer um check up. Gostou das nossas dicas? O que você costuma fazer para manter seus pacientes fidelizados no pós consulta? Deixe nos comentários!