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Cuidados com o paciente no Pós Atendimento

Tempo de leitura: 5 minutos

Para garantir a satisfação dos seus pacientes, é essencial que todas as etapas de atendimento da sua clínica tenham o mesmo nível de qualidade.

Essa máxima vale desde que o paciente tem o primeiro contato com o seu estabelecimento, ou seja, por telefone, e-mail ou pessoalmente. Sabemos que a primeira impressão é a que fica, mas também é importante manter o mesmo tratamento durante todo o período de relacionamento com o paciente.

A tarefa de manter os pacientes fidelizados a sua clínica não é tão simples, mas existe uma alguns cuidados que você pode tomar no pós atendimento que vão fazer toda diferença na satisfação deles. Confira todos os detalhes nesse texto!

O que é pós atendimento?

O pós atendimento é todo contato que é feito com o paciente depois da sua consulta. O principal objetivo dessa estratégia é mantê-los satisfeitos e fidelizados a sua clínica.

Um bom pós atendimento pode gerar diversos benefícios para o seu negócio, como a redução de investimentos para conquistar novos pacientes, por exemplo.

Mas, para que sua estratégia dê certo, é necessário ter planejamento e organização. Por isso, vamos te dar algumas dicas e cuidados com o paciente no pós atendimento. Acompanhe!

Dicas de como fazer um pós atendimento eficiente

Conte com a ajuda de profissionais qualificados

Depois da consulta, na maioria dos casos, é a secretária que mantém contato com o paciente. Por esse motivo, é fundamental contar com a ajuda de profissionais capacitados na sua equipe e que consigam realizar um atendimento de qualidade para todos os pacientes antes e depois da visita.

Colete informações importantes sobre os pacientes

Ter um banco de dados com informações importantes sobre os pacientes irá ajudar no processo de fidelização.

Além dos dados relacionados a saúde, também é importante cadastrar outras informações, como idade, quais exercícios pratica e com que frequência, com,o anda a alimentação, se tem filhos, qual é a profissão, e claro, formas de contato por e-mail e celular.

Pode parecer algo simples e sem função, mas são essas informações que irão te ajudar a estabelecer uma comunicação eficiente com cada paciente.

Para te ajudar a armazenar e consultar essas informações de forma rápida, conte com a ajuda da Amplimed. Nosso sistema de gestão médica facilita o atendimento e também possui outras funcionalidades que irão otimizar o dia a dia na sua clínica!

Utilize o e-mail

Você pode estar pensando que ninguém utiliza o e-mail hoje em dia, mas ele é um dos canais de comunicação que proporciona contato direto com seus pacientes.

Ao pedir as informações de contato no momento de cadastro, você pode usar os outros dados a seu favor e elaborar uma comunicação personalizada e que chame a atenção dos seus pacientes.

Por exemplo, você pode avisar os pacientes que possuem determinada doença que foi criado um novo tipo de tratamento, informá-los sobre o seu problema de saúde, mostrar novas pesquisas na área, dar dicas de prevenção e divulgar as novidades da clínica.

Dessa forma, você vai demonstrar que atenção e cuidado contínuo para seus pacientes. Assim, eles verão que a clínica se preocupa com o bem-estar deles, ajudando a manter a adesão ao tratamento, e consequentemente, sua evolução.

Outro benefício em usar o e-mail na sua clínica é poder enviar mensagens desejando feliz aniversário ou mandando um lembrete em datas comemorativas, como natal, ano novo, entre outras. Mas, você também pode estabelecer essa comunicação usando outros meios…

Use SMS e WhatsApp

Além de mandar parabéns e boas festas, você pode usar o celular para enviar mensagens mais simples. Confirmação, cancelamento e remarcação de consultas são ótimos exemplos!

Personalize o atendimento

Cada paciente tem suas próprias necessidades e só é possível descobrir quais são elas por meio de um relacionamento de confiança. Quando você já conhece seus pacientes, pode agir de forma antecipada e exceder suas expectativas, melhorando a experiência deles com a sua clínica.

Faça pesquisa de satisfação

A única forma de saber se o paciente vai retornar, se ele está satisfeito com o seu atendimento e o que ele achou da consulta é fazendo uma pesquisa de satisfação.

É interessante realizar essas pesquisas de tempos em tempos para saber quais melhorias seus pacientes acreditam que a clínica pode fazer para melhorar a experiência deles. Essa também é uma forma de aumentar a confiança dos pacientes com o seu estabelecimento.

Porém, para que esse resultado seja alcançado, é importante analisar os resultados e decidir quais medidas podem ser tomadas para melhorar os pontos levantados pelos pacientes.

Reconquiste pacientes sumidos

É muito importante manter contato com todos os pacientes, mesmo que eles não frequentem o consultório há um tempo.

Mande uma mensagem, e-mail ou faça uma ligação perguntando se está tudo bem com ele. Depois disso, lembre de forma educada que faz algum tempo que ele não visita o consultório e pergunte se ele não deseja marcar um horário para fazer um check up.

Gostou das nossas dicas? O que você costuma fazer para manter seus pacientes fidelizados no pós consulta? Deixe nos comentários!


Assinatura Julia

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