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Software para clínicas Amplimed: um guia dos recursos

Saiba mais sobre alguns dos principais recursos do software para clínicas Amplimed e veja o que eles podem fazer por sua gestão.

Quando um profissional da saúde decide utilizar um software para clínicas, ele busca características essenciais: praticidade e segurança de dados são algumas delas.

É importante optar por uma plataforma que se renova constantemente, a fim de disponibilizar ferramentas atualizadas para gestão clínica e atendimento médico.

Neste artigo, você conhecerá os diferenciais do software para clínicas Amplimed e quais deles sanam as necessidades do seu consultório:

    Mensagem de confirmação de consulta Amplimed

    Agendamento online com confirmação automática

    No software para clínicas Amplimed, o módulo de agendamento online permite que os próprios pacientes agendem as consultas. Para isso, seu paciente terá acesso aos horários disponíveis e escolherá a melhor opção para ele.

    Assim, a agenda dos profissionais da clínica fica sincronizada com o sistema de agendamentos. Portanto, o paciente não precisará fazer ligações para solicitar atendimento.

    A ferramenta também considera horários paralelos de um mesmo profissional que trabalha em diferentes clínicas, dessa forma, trabalha com agendas sincronizadas para evitar sobreposição de horários.

    Com o recurso de agendamento online, seus pacientes podem marcar consultas a qualquer hora e de qualquer lugar. Para isso, o sistema fica disponível 24 horas, 7 dias da semana, indicando datas e horários abertos.

    Para garantir o funcionamento correto da solução, sua equipe precisa apenas definir os horários de atendimento e a antecedência com que o agendamento pode ser aceito.

    Essas configurações podem ser editadas sempre que for conveniente.

    Pacientes e profissionais são beneficiados por esse novo canal de marcação de consultas. Afinal, o recurso é online, simples e acessível.

    Além disso, o agendamento online aumenta o número de consultas efetivadas, já que conta com um sistema de confirmação de consultas para que seus pacientes se lembrem de que o atendimento está próximo.

    Leia mais: Confirmação de consulta por WhatsApp: 4 vantagens | Amplimed

    Oftalmologista atendendo paciente

    Prontuário eletrônico em tela única com módulos de especialidades

    O prontuário eletrônico do software para clínicas Amplimed apresenta tela única otimizada e conta com módulos personalizados para especialidades.

    Por se tratar da principal ferramenta de trabalho de profissionais da saúde e armazenar informações que exigem privacidade, deve estar focado aumentar a segurança dos dados gerados e garantir o acesso ao histórico de atendimentos, além, é claro, de praticidade.

    Ao escolher um prontuário que apresenta todas as informações necessárias em tela única, você não precisará utilizar o mouse para trocar de tela e preencher os dados da consulta. O prontuário eletrônico em tela única mostra apenas o que é essencial para o atendimento.

    Com isso, você pode fazer a anamnese, solicitar os exames necessários, tomar as decisões clínicas e prescrever sem precisar alterar a tela e tirar o foco do seu paciente.

    Os módulos de especialidades são personalizados para as necessidades de cada área médica. Os principais módulos são:

    • Cardiologia;
    • Cirurgia plástica;
    • Neurologia;
    • Dermatologia;
    • Pediatria;
    • Ginecologia;
    • Obstetrícia;
    • Reumatologia;
    • Odontologia;
    • Oftalmologia;
    • Oncologia;
    • Psicologia;
    • Perícia.

    Cada módulo do software para clínicas Amplimed conta com configurações específicas para o atendimento da especialidade a que se dedica.

    Para dermatologia, por exemplo, o prontuário eletrônico disponibiliza o módulo de edição de imagens. Já para pediatria, o profissional tem acesso a gráficos para o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

    Veja também: Prontuário eletrônico do paciente integrado ao agendamento | Amplimed

    cadeado em cima de teclado de computador

    Garantia de segurança: software adequado à LGPD

    A  Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 3.709/2018) regulamenta os procedimentos de geração e dados de usuários.

    O objetivo da LGPD é proteger os usuários diante da geração e do tratamento de dados. Sua clínica será a responsável pelos procedimentos de coleta e armazenamento das informações. Portanto, você precisará de um sistema preparado para as exigências da nova legislação.

     De acordo com a nova LGPD, seu paciente tem direito de:

    • Verificar os dados gerados;
    • Acessar, a qualquer tempo, os dados armazenados;
    • Anonimizar as informações que revelem sua identidade;
    • Revogar o consentimento de utilização;
    • Livre acesso à identificação e ao contato do controlador.

    Portanto, você precisa de um software médico que, principalmente, proteja os dados, porque qualquer vazamento pode ser punido.

    Para além da proteção, você também precisa garantir a conservação dos prontuários e históricos. Afinal, a qualquer tempo, o paciente pode solicitar acesso aos dados gerados durante as consultas. Sua clínica tem a obrigação legal de dar esse acesso.

    O software para clínicas Amplimed possui certificação digital reconhecida pelo ICP-Brasil, seguindo todas as diretrizes da nova LGPD.

    prateleiras com remédios

    Prescrição digital com mais de 60 mil medicamentos

    O sistema Amplimed possui prescrição digital. Com esta funcionalidade, você terá acesso a mais de 60 mil medicamentos cadastrados. Este recurso aumenta a qualidade do atendimento em sua clínica por dois motivos principais.

    Primeiro, porque reduz o tempo que o profissional da saúde dedica para preencher prescrições. Segundo, porque a prescrição pode ser impressa e entregue ao paciente.

    Além disso, o sistema ainda disponibiliza padrões prescricionais, que podem ser editados. Dessa forma, basta o médico digitar as primeiras letras do nome do medicamento para receber sugestões de prescrição. O profissional escolhe o modelo mais aproximado e adapta ao caso do paciente.

    A prescrição digital é um dos recursos do software para clínicas que melhor representa a preocupação com inovação, praticidade e segurança. Compare com a prescrição manual:

    • A prescrição digital não tem problemas com ilegibilidade;
    • O profissional não precisa preencher várias vezes ao dia o mesmo padrão;
    • O risco de leitura equivocada nas farmácias é eliminado, pois a informação estará claramente indicada.

    A clareza das informações registradas nos documentos médicos é imprescindível. A Resolução 67/2007 da Anvisa apresenta, em seu item 5.18.4, uma exigência precisa:


    A avaliação da prescrição deve observar:

    a) legibilidade e ausência de rasuras e emendas.

    O prontuário eletrônico e a prescrição digital resolvem o problema da clareza das informações que você registra.

    três pilhas de moedas

    Módulo financeiro: contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa

    Problemas de gestão financeira são os principais motivos para fechamento de clínicas médicas. Por isso, o software de gestão Amplimed possui o módulo financeiro. Essa ferramenta possibilita:

    • Cadastro e classificação de despesas;
    • Previsão de faturamento;
    • Relatórios do agendamento da consulta ao faturamento;
    • Fluxo de caixa personalizado;
    • Dashboard inteligente.

    Tais recursos facilitam a organização das despesas do seu negócio.

    Os relatórios permitem que você faça o planejamento financeiro da sua clínica com maior precisão.

    A previsão de faturamento é indispensável para que você tome decisões administrativas como:

    • Compra de equipamentos;
    • Contratação de mão de obra;
    • Investimento em estratégias de marketing;
    • Parcerias com convênios.

    Para um funcionamento harmônico da sua gestão, você precisa ter clareza dos dados gerados pela empresa. O software para clínicas Amplimed oferece relatórios com essas informações:

    • Faturamento: demonstra despesas como compras de material de escritório, pagamento de laboratórios e folha de pagamento e todos os recebimentos de consultas particulares, convênios e outras entradas;
    • Fluxo de caixa: mapeia movimentações financeiras detalhadas a partir dos centros de custos e das categorias de entradas e saídas de recursos;
    • Controle de estoque: indica o fluxo de materiais, desde a nota fiscal de compra até a utilização de material de escritório ou de material farmacêutico durante o atendimento;
    • Controle de atendimentos:  mostra o fluxo de pacientes na clínica, indicando o tipo de consulta e a forma de pagamento.

    Faturamento TISS e o fim das glosas médicas

    O software para clínicas Amplimed possui o módulo faturamento TISS que evita 99% das glosas médicas.

    O principal objetivo deste recurso é facilitar a relação da sua clínica com as operadoras de convênios médicos e planos de saúde.

    O faturamento TISS automatiza a emissão das guias de consulta, SP/SADT e de honorários médicos, exigida pelas operadoras. Assim, após a consulta, em data pré-definida, as guias são enviadas para que as operadoras liberem o pagamento.

    O padrão TISS é uma exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e consiste na comunicação entre empresas de planos de saúde.

    Ele estrutura a transmissão de dados entre operadoras, usuários e órgãos de fiscalização.

    Benefícios que a padronização leva para sua clínica:

    • Facilita a comunicação entre clínicas, operadoras de planos de saúde e ANS;
    • Reduz erros e fraudes, já que o processo é eletrônico;
    • Elimina a utilização de papel e o risco de vazamento de informações;
    • Mantém um registro preciso de todos os procedimentos.

    O módulo de faturamento TISS também facilita a emissão de guias. O preenchimento incorreto pode resultar em glosas médicas, que impedem o pagamento de atendimentos prestados por convênio.

    Como o software para clínicas preenche a guia automaticamente e aponta os campos com erros, as guias são entregues completas e com preenchimento correto.

    Dessa maneira, há uma redução de 99% das glosas médicas na sua clínica.

    cubos de madeira com estrelas posicionados em fila

    Software para clínicas com pesquisa de satisfação automática

    A pesquisa de satisfação transforma a comunicação entre sua clínica e os pacientes. Esta ferramenta evita que as reclamações dos pacientes sejam expostas publicamente. Antes de chegar às redes sociais, por exemplo, você pode oferecer soluções mais rápidas e acompanhar o nível de satisfação de quem é atendido em sua clínica.

    A pesquisa de satisfação do software para clínicas Amplimed facilita o levantamento de opiniões ao apresentar relatórios simples e objetivos.

    O formulário de pesquisa de satisfação é utilizado logo após a consulta. Sua clínica pode programar o envio das perguntas por e-mail ou por WhatsApp.

    Conheça os aspectos do atendimento abordados:

    • Recepção;
    • Cordialidade;
    • Tempo de espera;
    • Atendimento médico;
    • Instalações da clínica.

    Para todos estes itens, as avaliações utilizam uma escala de 1 a 5 pontos:

    • 1 equivale a péssimo;
    • 5 equivale a ótimo.

    Ao analisar as respostas, você consegue oferecer soluções rápidas para pacientes insatisfeitos.

    Também é possível identificar o outro extremo: os pacientes com alto nível de satisfação. Esses pacientes são possíveis promotores da sua clínica, no chamado marketing boca a boca.

    Plataforma de teleconsulta 

    Caso você queira contratar o módulo de teleconsulta, o agendamento online e o prontuário eletrônico já estarão integrados a essa funcionalidade, e você deve saber que, na Amplimed, a quantidade de teleatendimentos é ilimitada.

    Antes de começar o atendimento, o médico pode enviar uma mensagem por SMS ou e-mail para avisar ao paciente que a consulta irá começar em instantes. Junto com essa mensagem, estará o link para que a pessoa possa entrar na chamada de vídeo.

    Assim que os dois estiverem conectados, o médico poderá iniciar a teleconsulta normalmente. Mesmo estando presente na chamada, o médico terá acesso ao prontuário do paciente, com todo histórico, campos para preenchimento de dados, anamnese e outras funcionalidades.

    Sendo assim, é bem fácil incluir, apagar e salvar qualquer documento nessas áreas, facilitando o atendimento médico.

    Caso você precise enviar links, fotos de resultados de exames ou outros arquivos para o paciente, dentro da chamada de vídeo você também tem um chat para isso que é integrado ao prontuário.

    Dessa forma, os documentos e exames enviados também podem ser anexados ao histórico automaticamente.

    Assim que a consulta acabar, você poderá enviar receitas e atestados médicos para o paciente, caso seja necessário.

    Ambos os documentos terão assinatura digital do médico e a validação ICP Brasil. Os arquivos podem ser enviados por e-mail ou WhatsApp.

    Agora que você já conhece o que há de melhor em tecnologia de software para clínicas, está na hora de se conectar a todo o Brasil. Experimente gratuitamente por 10 dias.

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