Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Google Meu Negócio: o que é e qual a importância para clínicas médicas?

Tempo de leitura: 8 minutos

O movimento de procurar informações constantemente no Google é um hábito do dia a dia que pode ser explicado pela quantidade de funcionalidades que essa plataforma possui, aliado a praticidades e dinamismos necessários em uma rotina agitada. Os recursos aumentam conforme a tecnologia se aprimora em resposta de demanda às necessidades que criamos enquanto sociedade.

Quantas vezes você já procurou por um serviço no Google? Entre outras situações, você deve ter feito isso, provavelmente, para descobrir as opções que existiam perto de você em um determinado momento, certo? De forma prática: imagina que você precisa almoçar fora de casa, mas não sabe muito bem onde ir. A resposta pode estar no Google. Basta uma pesquisa rápida para descobrir quais são as suas opções.

Os estabelecimentos que apareceram no seu resultado de busca fazem parte do Google Meu Negócio, um instrumento que une as duas pontas do processo de prestação de serviço: tanto para quem busca pelo trabalho quanto para quem quer divulgar uma empresa. Nesse exemplo que acabou de imaginar, você assumiu o papel de consumidor. Mas esse texto vai te mostrar que você também pode ocupar a outra ponta do processo, usando o Google Meu Negócio a favor da sua clínica médica para que futuros pacientes encontrem a sua empresa.  

O que é Google Meu Negócio?

É uma ferramenta do próprio Google que te permite divulgar informações importantes sobre a sua empresa em um ambiente online em vários formatos diferentes, desde vídeos até em mapas. Isso significa que se torna mais fácil de uma empresa ser encontrada na internet. Esse mecanismo funciona desde 2014.

É uma possibilidade que está ligada diretamente aos negócios locais, uma vez que permite encontrar serviços por região. Funciona tanto para descobrir estabelecimentos ao redor da sua casa e do seu trabalho, quanto em ambientes que você visita com pouca frequência, como uma reunião em um bairro ou cidade diferente.

Para fazer parte disso, é necessário cadastrar a sua empresa no Google. Você pode disponibilizar:

  • Endereço comercial;
  • Telefone para contato;
  • Horário de funcionamento do estabelecimento (pode atualizar, inclusive, de acordo com cada feriado);
  • Fotos do espaço interno do seu negócio ou da fachada;
  • Tipo de serviço oferecido;
  • Ofertas;
  • Link de redirecionamento.

Quando o Google recebe essas informações que foram cadastradas, além dele mostrar a sua empresa como resultado de pesquisa, ele também te associa com o Google Maps, facilitando ainda mais o encontro entre serviço e cliente.

Também é permitido no Google Meu Negócio que pessoas avaliem a sua empresa. Esse é um fator decisivo sobre a posição da página que sua empresa vai ocupar. A avaliação acontece por dois formatos: o primeiro é o de estrelas, em que a pessoa pode metrificar a satisfação com o atendimento em até cinco estrelas e o outro formato é para quem preferir uma avaliação mais robusta, podendo deixar comentários.

As avaliações são importantes porque interferem no ranking do Google. Quanto mais a sua empresa é bem avaliada, mais chances ela tem de aparecer nos primeiros resultados e assim fica mais fácil de ser localizada em meio a tantas outras empresas que desempenham o mesmo trabalho que o seu.

Depois de ajudar no ranking da página, as boas recomendações auxiliam na confiança de um novo cliente e na reputação online. Ler o comentário positivo de alguém que é ou foi paciente aumenta as chances de confiança e conforto que novas pessoas podem sentir pelos seus atendimentos. 

Além de ser uma espécie de ficha cadastral, também é um formato que permite e incentiva a interação. É também no Google Meu Negócio que as pessoas podem fazer questionamentos sobre o seu trabalho, como se fosse um espaço de perguntas e respostas. Alguém pode questionar sobre vagas de estacionamento ao redor da sua empresa, por exemplo. A sua resposta para essa dúvida fica visível aos demais que procurarem a sua empresa no Google, abrigando informações complementares.

Mas não é só sobre divulgação que se trata o Google Meu Negócio. Nessa plataforma você também tem acesso a métricas. Você consegue descobrir quantas pessoas pesquisaram a sua empresa e quantas executaram alguma atividade a partir disso: quantas ligações; quantos cliques no site; quantas solicitações de rotas e quantas reservas foram feitas.

Essa plataforma funciona de forma orgânica, isto é, esse processo acontece de forma 100% gratuita, sem custo algum com esse tipo de propaganda.

Qual a importância do Google Meu Negócio para clínicas médicas?

Essas possibilidades que o Google Meu Negócio oferece podem ser aplicadas em empresas dos mais diversos ramos, inclusive na área médica. Ter esse posicionamento on-line para a sua clínica é falar diretamente em conseguir mais pacientes, gerando a possibilidade de maior faturamento no final do mês. Pensa só em quantas pessoas, que ainda não sabem do seu trabalho, podem conhecer por meio de uma busca na internet?

Uma pesquisa feita pelo Hospital Israelita Albert Einstein mostrou que 5% do volume de buscas feitas no Google correspondem a informações sobre doenças e sintomas. Quando uma pessoa pesquisa por “Pediatra no Morumbi”, ou “Cardiologista em Ipanema”, por exemplo, é a oportunidade que você tem para que as informações da sua empresa apareçam nos resultados de busca dessa pessoa. É um momento valioso em termos de captação de novos pacientes e expansão da sua clínica médica. O Google Meu Negócio pode ajudar os pacientes a descobrir todos os serviços que você oferece e a criar um caminho simples para que ele entre em contato.

Você como médico ou gestor de clínica pode usar e abusar dessa ferramenta para detalhar informações importantes para o paciente, como os procedimento que o consultório faz e como as visitas domiciliares funcionam. Até aqui falamos em aumentar a visibilidade dos seus negócios. Mas não podemos parar nesse estágio.

O aumento na procura pelo seu consultório só vai fazer sentido se o interesse realmente se converter em consulta. Por isso é de extrema importância colocar no seu cadastro do Google Meu Negócio um link de redirecionamento. É nesse momento que todas as pessoas que localizaram o seu trabalho terão a possibilidade de realmente utilizá-lo. De forma objetiva, são esses links que levam o futuro paciente para uma página de agendamento de consultas ou atendimento virtual. Alguns profissionais utilizam esse espaço para colocar o link próprio do site, mas saiba que esse não é um único caminho.

Se você não tem um site, não se desespere! Você não precisa construir um site do zero para colher os frutos do Google Meu Negócio que foram mencionados nesse texto. Existe uma maneira mais fácil para você disponibilizar um link de redirecionamento que vai deixar o futuro paciente livre para contratar os seus serviços a qualquer hora do dia, à noite, aos finais de semana ou ainda nos feriados.

Por sempre pensar em avanços e tecnologia, a Amplimed encontrou formas de tornar isso possível. Você pode inserir a página de agendamento online da Amplimed no Google Meu Negócio para que seu paciente marque consultas com você! Nela, você tem um espaço único e exclusivo para sua clínica. Acesse esse link para ver a estrutura que você pode ter: https://agendar.amplimed.com.br/

A utilização do agendamento online da Amplimed é muito útil para o Google Meu Negócio, afinal, é por meio dele que você pode conseguir mais consultas. Mas ultrapassa essa finalidade. Ele também pode ser usado para dar aquele passo que faltava na modernização do seu consultório, trabalhando no aumento do fluxo de caixa, já que vai abrir o leque de possibilidades geográficas e de logísticas da sua prestação de serviço. 

O sistema oferece confirmação automática de consulta por SMS e e-mail sempre às 08h da manhã do dia anterior da consulta agendada e de forma manual pelo WhatsApp. Os benefícios não são só para o paciente. Você também terá:

  • Ter acesso ao prontuário eletrônico dentro dos padrões da Lei Geral de Proteção de Dados e com assinatura digital reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina
  • Acessar os documentos clínicos facilmente e compartilhar de forma simples até mesmo no celular;
  • Reagendamento descomplicado, sem troca de agendas e conflitos com horários já marcados;
  • Plataforma de telemedicina para você conseguir atender nesta modalidade e eliminar as barreiras geográficas de quem pode atender;
  • Módulo financeiro e administrativo para automatizar a gestão financeira.

Não perca tempo e nem pacientes! Cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio utilizando a ferramenta de agendamento online da Amplimed!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.