Health tech e a influência da realidade mista na medicina

Health tech Amplimed

Compartilhe esse artigo em suas redes

pop-up oferta especial Amplimed

Health tech é um assunto que tem ganhado cada vez mais visibilidade no mercado da área da saúde e nas pesquisas de melhoria de qualidade de vida e bem-estar dos pacientes, a partir de um tratamento melhor para diversos tipos de doenças, até mesmo as crônicas ou as mais complexas que podem levar ao óbito. 

É nesse contexto que a realidade mista se faz presente tanto na área acadêmica para auxiliar estudantes que estão tendo um contato inicial com a ciência somente agora; pesquisadores que tentam descobrir novos tratamentos para enfermidades e no dia a dia de cirurgiões e responsáveis por execução e elaboração de testes de imagem nos laboratórios. 

Para te deixar mais atualizado sobre a junção da tecnologia com a medicina, e da evolução da health tech, propriamente dita, a Amplimed preparou esse texto para você compreender o que é realidade mista, como esse conceito se aplica na área da saúde e quais são os avanços do setor até o momento. Continue acompanhando! 

Os conceitos de realidade mista e health tech

Realidade mista (RM) é a junção de um ambiente virtual e o mundo real. Ela não acontece somente em um desses ambientes. A realidade mista está nos dois e de forma simultânea, ao mesmo tempo. É um formato híbrido entre realidade virtual e a realidade material conhecida pelos humanos há milênios. 

Por existir esses dois locais, há misturas de elementos que são encontrados em cada um deles. Por isso o nome de realidade mista. A realidade mista também engloba a realidade aumentada e a realidade virtual. 

É uma tecnologia que está se desenvolvendo cada vez mais e se tornando popular entre todas as camadas populacionais e nas mais diversas áreas. A realidade mista é muito aplicada no entretenimento, na arquitetura, no design e até em zonas militares. 

Não seria diferente com a medicina. As tecnologias na área da saúde são denominadas pelo termo inglês health tech. A ideia dessa expressão é acomodar e abrigar todas as iniciativas que visam trazer inovação para o setor médico. 

Todas as ferramentas criadas devem proporcionar melhoras no cotidiano e agilidade nos atendimentos a fim de otimizar tempo e aumentar o nível de produtividade. 

Saiba que estão falando sobre health tech todas as vezes que falarem de: acesso a informação de saúde por meio de portais; aplicativos; telemedicina; pesquisa farmacêutica; e-commerce; prontuário eletrônico, gestão hospitalar; prescrições digitais; equipamentos 3D; marketing place; telediagnósticos; telemonitoramento; gadgets e sensores de saúde. 

O que é realidade mista na medicina?

Health tech realidade mista na medicina

Pode ser que algumas interpretações de exames e leituras de diagnósticos clínicos tenham sido prejudicadas ao longo das décadas pela qualidade das imagens que são utilizadas nesse setor produtivo e de auxílio para a sociedade. Fazer a leitura de alguns exames é habilidade mais do que necessária para quem trabalha com a área da saúde. 

Essa dificuldade pode ter impacto em centenas de milhares de pacientes que sofrem com os sintomas de alguma doença. O diagnóstico pode ter vindo momentos depois, junto com as formas de tratamento. 

Isso sem contar a dificuldade enfrentada pelos especialistas que dependiam apenas dessa forma para conseguir exercer o ofício da medicina ou dos demais tipos de terapia. 

Nada disso teria acontecido se os avanços da tecnologia tivessem acontecido mais cedo do que já foram. Aliás, a tecnologia permeia por diversos ramos profissionais, não só aqui no Brasil como em todo o resto do mundo. 

Para melhorar processos e rotinas que acontecem dentro de centros hospitalares, clínicas, consultórios e laboratórios, uma parcela dos especialistas em tecnologia focaram em questões do corpo físico e do campo mental para conseguir trazer mais inovação e melhorias para essa área, bem como mais perspectivas clínicas para toda a população. 

É por meio da realidade mista que os especialistas na área da saúde, podendo ser médicos, enfermeiros, dentistas ou terapeutas, podem visualizar imagens mais lúcidas e precisas sobre o estado clínico de determinado paciente. No ramo médico, os óculos de realidade mista são os mais usados e conhecidos. 

Quais são os avanços da área de plataformas health tech e da realidade mista?

O mundo da tecnologia da informação e das novas realidades parecem ser os mercados mais rápidos e dinâmicos que temos até agora. Por isso tudo é muito rápido e muita inovação acontece em uma questão de dias. 

Não à toa existe uma região na Califórnia responsável por abrir centenas de empresas de tecnologia que desenvolvem iniciativas para diversos setores, sobretudo para a medicina com as plataformas de health tech.

Você já deve ter ouvido falar do Vale do Silício e das inúmeras descobertas que são feitas periodicamente por tantos cientistas e profissionais da área que estão empenhados em desenvolver novas possibilidades e facilidades ao restante do mundo. 

Somente tomando por base essa perspectiva é possível compreender que os avanços são muitos e que há muita possibilidade para empresas implementarem conceitos de health tech e começarem a correlacionarem e mesclarem técnicas médicas com os avanços tecnológicos. Hoje em dia, a realidade mista na medicina está sendo muito aplicada na educação médica, no planejamento cirúrgico e nas pesquisas para operações, tudo o que pode ser encontrado no acesso à sistemas de health tech. 

A empresa Microsoft desenvolveu um artigo sobre os avanços da realidade mista dentro da área da saúde. Eles fizeram uma entrevista sobre realidade mista e medicina com o diretor médico da empresa, dr. Simon Kos

O especialista afirma que os profissionais estão abraçando cada vez mais essas novidades e entendendo como podem afetar positivamente e diretamente o atendimento, diagnóstico, processos cirúrgicos, home care e controle de doenças crônicas por meio da realidade mista na medicina. 

No meio acadêmico, os alunos agora podem usar um aparelho desenvolvido pela Microsoft que se chama Holo Lens. É uma espécie de fone de ouvido que possibilita estudar as complexidades da anatomia humana como se estivessem mesmo dentro do corpo humano, como se o estudante estivesse imerso naquela realidade que até então só era demonstrada por imagens inanimadas em livros. 

Por exemplo, um tutorial pode mostrar graficamente como o coração faz o bombeamento de sangue para as demais áreas do corpo físico e ainda podem disponibilizar desenhos de cada órgão. Tudo isso sendo transmitido com auxílio dos fones e de uma viseira. 

Esse formato já está sendo aplicado nos cursos de medicina de uma Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos, a Case Western Reserve University e na Universidade de Sydney, na Austrália, do outro lado do globo terrestre. 

A empresa CAE Heathcare se preocupou com a segurança dos pacientes e dos novatos em medicina e utilizou de ferramentas de health tech para simular procedimentos mais invasivos, eliminando a pressão de não poder errar e perder o paciente. 

Esse produto desenvolvido pela Microsoft também pode ser utilizado como um computador. Assim, o assistido é digitalizado por uma máquina de ressonância magnética e imagens tridimensionais são projetadas para que o médico consiga planejar operações complexas sem risco para os envolvidos. 

Uma cidade da Noruega está se beneficiando dessa ferramenta de health tech para que uma equipe de especialistas consiga reconhecer e corrigir defeitos congênitos nos corações de bebês. 

HoloLens em cirurgias têm sido usadas dentro de uma sala no mundo real como forma de guia, isso vem acontecendo na França e em outras partes do continente Europeu. 

Mas não pense que essas inovações de health tech a partir da realidade mista na medicina está sendo muito bem encaminhada somente fora do Brasil. 

Por aqui, o cirurgião ortopédico com ênfase em cirurgias de ombros e cotovelos, dr. Bruno Gobbato, realizou uma artroscopia com auxílio da realidade mista no Hospital Jaraguá, em Santa Catarina. O procedimento foi transmitido durante um evento internacional. 

Na situação, o paciente sofreu um acidente de bicicleta, quebrando a clavícula. Como resolução, uma placa foi instalada para o osso se restabelecer. Um tempo depois o paciente voltou para a sala de cirurgia para fazer a remoção. 

Foi nesse momento que o dr. Conferiu todos os exames do paciente por meio da realidade mista em uma espécie de raio-x. Assim ele conseguiu fazer a remoção de uma forma muito mais simplificada. 

O acontecimento foi tão marcante para a área de health tech que portais que tratam dos mais variados temas sobre tecnologia veicularam o procedimento. 

Em entrevista sobre realidade mista em cirurgia, o médico responsável pelo caso chegou a comparar as iniciativas de health tech e de realidade mista tão eficientes quanto os instrumentos de voos que são usados exaustivamente e rotineiramente por pilotos de avião. 

A realidade mista também foi peça mais do que fundamental nos anos iniciais de pandemia pela Covid-19 no Reino Unido, uma vez que permitiam o distanciamento entre médicos e pessoas que precisavam de consultas e tratamentos de saúde. 

Essa ferramenta possibilitava a análise de exames apenas por gestos em locais em que não havia contaminação pelo coronavírus e sem precisar ter contato e conversas próximas com demais colegas de trabalho. 

A empresa Nomadeec divulgou uma demonstração de como a tecnologia de Hololens funciona que está disponível no Youtube.

As iniciativas tecnológicas para o campo da medicina são incontáveis. Falar de health tech e realidade mista é apenas a ponta do iceberg diante de tudo que essas ferramentas têm a oferecer para especialistas e para a população em geral. Tudo acontece de forma muito rápida e dinâmica. 

Para tornar tudo mais simplificado e te deixar atualizado de todos os assuntos que possam beneficiar a sua clínica médica e o seu desenvolvimento enquanto profissional e gestor da área, a Amplimed é a sua health tech de confiança, que prepara conteúdos densos semanalmente para você sempre acompanhar e se informar. Não deixe de conferir os demais textos do blog da Amplimed!

Compartilhar em:

Olá amigo(a), conheça o software Amplimed, feito por médicos, com a intenção de contribuir com o ecossistema da saúde de forma digital.
Doutor marcos andré
Marcos. A. Sonagli
Ortopedista
pop-up fechar página