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Identidade visual para médicos: o que é e quais são as vantagens?

Tempo de leitura: 8 minutos

A importância da identidade visual para médicos:

Esse texto começa com um simples exercício de algo que está no dia a dia de todos: pense em algum familiar ou amigo. Qual característica dessa pessoa logo vem a sua mente quando se lembra dela? Pode ser uma palavra, um tipo de roupa, um sotaque ou um objeto. Ao visualizar ao menos um desses itens, você pode perceber o quanto ele ajuda na formação de identidade dessa pessoa pra você! Ter uma particularidade é a maneira que os seres humanos encontram de demonstrar personalidade. Dessa forma fica mais fácil de lembrar das pessoas, não fica?

O mesmo acontece com empresas. Podemos fazer esse mesmo exercício com marcas já consagradas. Escolha uma da sua preferência para a etapa final desse exercício. Qual símbolo vem a sua mente? Qual é a cor, a forma geométrica ou o tipo de letra? Assim como no campo pessoal, essa informação visual também te ajuda a lembrar de empresas e quais serviços elas prestam para a sociedade. É neste momento que entra a identidade visual. Você vai acompanhar nesse texto o que é, como esse conceito é muito importante para médicos e gestores de clínicas e quais passos pode dar para ter uma identidade visual exclusiva.

O que é a identidade visual

Identidade visual é a utilização de vários elementos gráficos e visuais que ajudam a expor conceitos de uma empresa. Ela também é utilizada para falar de um único produto, de um serviço ou até mesmo de uma ideia. As cores, formas, fontes gráficas e desenhos são elementos que ajudam nessa construção.

Várias combinações podem ser feitas a partir desses itens. Assim, cada identidade visual é única. Essa singularidade ajuda a transmitir os conceitos, valores e condutas que somente aquela empresa tem. É como se você pudesse falar para as outras pessoas o que você é, o que faz e no que acredita sem precisar de uma conversa pra isso. Com uma identidade visual, as pessoas que vão passar em frente a sua empresa ou localizar as suas redes sociais terão informações ao visualizar uma junção de componentes gráficos. Essa é uma forma prática de contar ao cliente como ele pode ser auxiliado a partir da prestação de serviços da sua empresa.

Identidade visual é a mesma coisa que logotipo e logomarca?

Antes de mais nada, podemos definir que logotipo é a estilização do nome da empresa por meio da tipografia, e a logomarca é o desenho, símbolo ou ícone que representa a marca graficamente. É comum achar que o logotipo e logomarca da empresa são os únicos fatores responsáveis pela criação da identidade visual. Mas não é só isso. Identidade visual é um guarda-chuva que engloba toda a imagem da empresa. Os logos estão presentes sim, mas eles não são suficientes para contar tudo sobre você e sobre o seu consultório. A sua identidade visual também pode estar refletida no cartão de visita, nos uniformes, nos receituários, em propostas comerciais, em produtos físicos e às vezes até na decoração do espaço de atendimento presencial. Na internet, a identidade visual é reconhecida pelas imagens que são publicadas nas suas redes sociais.

Qual a importância da identidade visual para médicos?

É por meio dessa ferramenta que você gera identificação, tradução de conceito e reconhecimento da sua empresa apenas com a combinação de símbolos. Se a identidade visual já é reconhecida e utilizada por muitas áreas, a medicina não fica fora disso. Criar uma identidade visual para médicos é explorar todos as possibilidades de comunicação que a sua empresa tem. É por meio dela que você consegue:

  • Mostrar a sua especialidade: antes de pensar nas suas próprias características como médico ou até na concorrência, é interessante utilizar dos símbolos pra mostrar qual é sua área de domínio. Esse simples ato já pode ajudar na seleção de pacientes.
  • Criar âncora de memória: ao desenvolver uma identidade visual para o seu consultório, você cria automaticamente um gatilho aos pacientes, ou seja, todas as vezes que observarem uma determinada cor, um formato ou um tipo de letra, vão lembrar de você e da sua clínica. Se o paciente teve boas experiências durante a consulta, essa âncora pode facilitar o processo de fidelização ou ainda de indicação para o círculo de convívio dele.
  • Mostrar credibilidade: ao passo que você se preocupa com identidade visual para médicos e é reconhecido pela sua, você ganha mais credibilidade e confiança dos pacientes, criando um aspecto mais profissional e cuidadoso coma sua empresa.
  • Destaque entre concorrentes: criar uma identidade visual é a possibilidade que você tem de mostrar singularidade e todas as particularidades da sua empresa. Essa é uma maneira de se diferenciar das demais clínicas que desemprenham um papel muito parecido com o seu.

Como criar a identidade visual

Quanto antes você se preocupar em criar uma identidade visual, mais perto você fica de ser reconhecido pelas informações gráficas. Mas como fazer isso? Esse texto vai te mostrar 6 passos principais que podem ajudar na construção de identidade visual para médicos. São eles:

1 – O que faz as pessoas lembrarem da sua clínica hoje?

Às vezes, sem perceber, você reforça alguma ideia para as pessoas que estão trabalhando com você na clínica, desde colaboradores, fornecedores e até pacientes. Isso faz com que elas lembrem de você por causa de uma frase, de um estilo de trabalho ou por uma imagem. Aproveite esse momento de criação de identidade visual para utilizar esses elementos e amplificar as suas características.

2 – Qual mensagem você quer passar?

Ainda que você seja lembrado por algum símbolo gráfico como mencionado no passo anterior, faça uma rápida reflexão se é isso mesmo que você quer comunicar. Se isso te agrada, pense quais outros elementos você pode inserir para complementar e potencializar essa mensagem. Se você não gosta da forma que as pessoas recordam do seu trabalho, pense como gostaria de ser lembrado e busque informações gráficas que reflitam a sua vontade. 

3 – Crie um briefing

Faça um guia com todas as informações, ideias e objetivos a serem alcançados no final do processo de criação de identidade visual. É o momento de pensar na descrição do seu trabalho; se quer passar uma ideia mais moderna ou mais tradicional e quem é a sua persona, ou seja, quais são as características do seu paciente ideal.  

4 – Preste atenção nas preferências da sua persona

A criação de identidade visual para médicos é feita majoritariamente pelas características e modo de trabalho da clínica. Mas você também pode inserir alguns elementos que fazem sentido para a persona que você definiu. Por exemplo, se você quer atender pacientes que são mais jovens e têm um estilo de vida mais dinâmico, você pode adaptar a linguagem da sua identidade para algo mais atual e inovador.

5 – Defina o seu estilo

Esse é o momento de você pensar qual paleta de cores mais faz sentido para os seus interesses. Imaginando que você gostaria de passar uma mensagem de saúde e cuidado, quais são as cores que costumam trazer essas sensações? A mesma ideia vale para a escolhe da tipografia.

6 – Faça um brainstorming

Aplicando esse conceito para a língua portuguesa, podemos dizer que brainstorming é uma técnica utilizada para desenvolver novos conceitos a partir do pensamento criativo, como se fosse uma tempestade de ideias. É nesse momento que você deve colocar pra fora todos os insights que tiver para a criação da sua identidade visual. Assim você vai conseguir aprimorar ou misturar conceitos até chegar no que mais faz sentido para o seu consultório.

Depois dessas dicas, está mais fácil de entender o que é, qual a importância e como desenvolver uma identidade visual para médicos. Mas esse texto é uma pequena fração de todo o conteúdo que a Amplimed criou para auxiliar no processo de desenvolvimento e expansão do seu consultório. Preencha o formulário abaixo e baixe o e-book sobre Marketing Médicos: o que é permitido e quais as melhores estratégias, para ter acesso a outras técnicas que ajudar na comunicação da sua clínica!

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