Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Medicina preventiva: o que é e como funciona?

Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria das pessoas acaba procurando um médico apenas em último caso. Dores de cabeça são resolvidas com analgésicos e o estresse é um dos grandes culpados por alguns problemas de rotina, como dificuldade para dormir, por exemplo.

Porém, se a população procurasse profissionais da saúde para fazer um check-up periódico, muitas doenças mais graves poderiam ser evitadas. É nesse sentido que entra a importância da medicina preventiva!

Nesse texto, vamos explicar o conceito de medicina preventiva, como ela funciona e a sua importância para a saúde de seus pacientes. Confira!

O que é medicina preventiva?

O grande objetivo da medicina preventiva é incentivar os pacientes a visitarem seus médicos regularmente. Sendo assim, o foco principal é evitar que as doenças se desenvolvam, melhorando a qualidade de vida das pessoas. 

Mesmo que seja um trabalho difícil, é uma ação essencial para a rede pública e privada. O Ministério da Saúde acredita que “pode-se definir que prevenção todo ato que tem impacto na redução de mortalidade e morbidade das pessoas”. 

Quais são os níveis da medicina preventiva?

A medicina preventiva é considerada uma estratégia para manutenção da saúde da população. Sua aplicação é dividida em quatro níveis:

  • Prevenção primária: tem como objetivo evitar o surgimento da doença, descobrindo sintomas em seu estágio inicial 
  • Prevenção secundária: usa métodos para diagnosticar e aplicar tratamento de doenças em estágio inicial 
  • Prevenção terciária: diminui o impacto negativo das doenças nos pacientes para reduzir complicações futuras 
  • Prevenção quaternária: aplica métodos para evitar intervenções desnecessárias ou excessivas em pacientes com casos mais avançados 

Qual a importância da medicina preventiva para médicos e pacientes?

Para garantir que os pacientes tenham uma boa qualidade de vida, os médicos precisam incentivá-los a fazer check-ups regularmente e ter uma rotina mais saudável. 

Dessa forma, seus pacientes terão mais imunidade, energia e bem-estar. Ao perceberem que o tratamento está funcionando, as chances de garantir a fidelização deles aumenta. 

Além disso, outro benefício para a sua clínica é o aumento no faturamento. Ao incentivar seus pacientes a cuidarem da saúde, você aumentará a quantidade de agendamentos na clínica. Assim, seu lucro será maior. 

Como a telemedicina pode ajudar a medicina preventiva?

A telemedicina permite que os pacientes sejam atendidos online por meio de uma plataforma. Sendo assim, o paciente não precisa estar perto do seu consultório para conseguir uma consulta. 

Outro ponto benéfico da telemedicina é facilitar a relação entre médico e paciente. Se o paciente não se adaptou a uma nova medicação e está sofrendo efeitos colaterais, será muito mais fácil marcar um atendimento online do que ele ir presencialmente até a sua clínica. Nessa consulta, o médico pode optar por suspender a medicação, pedir novos exames ou se certificar se os sintomas estão dentro do esperado. 

Assim, seus pacientes irão sentir mais confiança em você, pois sabe que pode contar com amparo médico quando houver necessidade. 

A facilidade de realizar consultas remotas também incentiva seus pacientes a marcar atendimentos. Dessa forma, implantar a medicina preventiva na sua clínica será muito mais simples. 

Para oferecer o serviço de telemedicina com a segurança que você e seus pacientes merecem, é necessário contar com a ajuda de uma plataforma de confiança. 

A Amplimed disponibiliza plataforma de telemedicina integrada  com a ferramenta de agendamento online, ao prontuário eletrônico e prescrição médica digital. Dessa forma, você terá tudo que precisa para oferecer o melhor atendimento online para seus pacientes. 

Quer testar nosso sistema por 10 dias grátis? Preencha o formulário e comece a transformação digital na sua clínica! 


Sobre a autora:

Assinatura Julia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.