Mudanças no comportamento do paciente fazem parte do seu próprio processo de amadurecimento. Porém, podem ter sentidos específicos, que devem ser acompanhados. Algumas mudanças têm, inclusive, importância clínica. Assim, podem ser potencializados ou um desafio para o tratamento. Neste texto, vamos destacar como sua clínica pode oferecer um atendimento que acompanhe as mudanças no comportamento do paciente.
- Ofereça uma escuta atenta;
- Ensine e promova mudanças favoráveis ao tratamento;
- Tenha atenção aos sinais de alerta.
Mudanças no comportamento do paciente: ofereça uma escuta atenta
O comportamento é o conjunto ações, pensamentos e atitudes de um indivíduo no ambiente em que está inserido. Alguns comportamentos, portanto, são observáveis; outros não. Por isso, a conversa com o paciente e a escuta da narrativa de seu dia a dia ajudam o profissional. As mudanças no comportamento do paciente, em geral, ocorrem como reações às mudanças em seu ambiente. É preciso, então, compreender ambiente como o conjunto das interações do paciente com as pessoas e com o espaço físico que o cerca. Portanto, mudanças de espaço físico ou mudanças nas relações provocam mudanças comportamentais. A melhor forma de você perceber as mudanças no comportamento do paciente é escutar atentamente. Essa escuta deve ir além de uma busca por sintomas, mas não exige um tempo excessivo do profissional. Aliás, a fala livre do paciente é a melhor forma de você observar essas mudanças. Além dessa avaliação durante a consulta, você também pode usar o pré e o pós-atendimento como norteadores. Afinal, a relação dos pacientes com sua equipe administrativa e a adesão ao tratamento podem essas mudanças no comportamento. E por que é importante perceber essas alterações? O comportamento do paciente é determinante de sua adesão ao tratamento que, como consequência, interfere na evolução do tratamento. Além disso, há inúmeras doenças que podem ser causadoras ou estarem correlacionadas com mudanças comportamentais. Na prática, portanto,- Escute;
- Observe todos os sinais de comportamento;
- Entenda como o paciente se relaciona com a equipe;
- Identifique padrões e alterações súbitas.