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Plataforma de teleconsulta: conheça as vantagens para sua clínica médica

Tempo de leitura: 8 minutos

As novas tecnologias têm impactado positivamente a gestão e os atendimentos na área da saúde. Entre essas tecnologias, está a plataforma de teleconsulta. Essa é a ferramenta necessária para a realização de um atendimento médico à distância. Por isso, é preciso reconhecer as principais vantagens desse recurso e escolher a melhor opção do mercado.

A teleconsulta é uma modalidade de atendimento remoto mediado por tecnologia. A viabilidade desse modelo depende da qualidade técnica dos recursos empregados. 

Neste texto, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é uma plataforma de teleconsulta?
  • Quais são as vantagens de uma plataforma de teleconsulta? 
  • Como funciona a plataforma de teleconsulta? 

O que é uma plataforma de teleconsulta?

A plataforma de teleconsulta é uma ferramenta que possibilita o contato, em tempo real, entre os pacientes e os médicos. Ela viabiliza esse contato a partir de uma chamada de vídeo, em que os participantes podem trocar informações como se estivessem no consultório. 

O recurso permite a comunicação direta por áudio e vídeo além de viabilizar o envio e o recebimento de documentos. Dessa forma, é possível que o profissional compartilhe o prontuário e a prescrição após o final da consulta. 

Uma plataforma de teleconsulta é ainda mais benéfica para as clínicas se estiver conectada ao software de gestão. Assim, a clínica possui uma rede de informações internas à disposição durante toda jornada do paciente

Veja agora quais são as vantagens de uma plataforma de teleconsulta para sua clínica. 

Quais são as vantagens de uma plataforma de teleconsulta para sua clínica?

A comunidade médica discute os teleatendimentos, que foram popularizados no decorrer da pandemia de covid-19. Desde o início da crise de saúde pública, a prática médica à distância foi gradualmente afirmada como uma alternativa para os casos de menor complexidade. Assim, o risco de atendimento nas clínicas médicas seria reduzido. 

Além dos fatores relacionados ao distanciamento social necessário durante a pandemia, a plataforma de teleconsulta e as demais práticas em telemedicina trazem muitas vantagens para a área da saúde. Conheça a seguir as principais vantagens do atendimento remoto. 

  • Maior disponibilidade de agenda para os pacientes; 
  • Eficiência no atendimentos;
  • Maior alcance da clínica;
  • Redução de custos.

Maior disponibilidade para os pacientes

A plataforma de teleconsulta viabiliza os atendimentos em qualquer lugar e a qualquer horário. Portanto, sua agenda não precisa se restringir ao horário comercial ou a outra convenção. A disponibilidade de atendimento pode ser definida pela equipe da clínica. Assim, o paciente pode optar pelo melhor horário de acordo com seus próprios compromissos. Para flexibilizar ainda mais os horários, sua clínica pode contar com o agendamento online inteligente

Os pacientes que não têm tempo para se deslocar até a clínica também são beneficiados pela plataforma de teleconsulta. É possível, afinal, agendar o atendimento para tirar dúvidas, discutir resultados de exames e relatar o avanço de tratamentos em andamento. Por isso, a teleconsulta é uma ferramenta poderosa para aumentar a adesão do paciente ao tratamento e, consequentemente, aumentar o sucesso das estratégias terapêuticas. 

Eficiência nos atendimentos

Outro benefício da plataforma de teleconsulta para sua clínica é uma maior agilidade nos atendimentos. Além de os pacientes não precisarem se deslocar, a clínica também vai economizar tempo na gestão do fluxo de atendimentos. Basta, afinal, que o profissional esteja conectado no horário do agendamento da consulta. 

Assim, o paciente não precisará reservar muito do seu próprio tempo e a clínica não terá fila na recepção. Com a teleconsulta, o paciente recebe avisos pré-agendados e uma mensagem com o link alguns minutos antes. Ele precisa apenas acessar o link para comparecer, remotamente, à consulta. O médico, por sua vez, precisa gerir o tempo da consulta de acordo com o planejamento. Dessa forma, o fluxo de agendamentos ocorrerá com naturalidade. 

Uma melhor gestão dos atendimentos vai otimizar o tempo dos profissionais da clínica. Isso trará eficiência para a empresa, porque não vai ser necessário despender tempo da equipe para organizar a fila ou reorganizar agenda por atrasos. Algumas ferramentas complementa a plataforma de teleconsulta no que se refere ao ganho de eficiência:

Maior alcance da clínica

A maior eficiência dos atendimentos e a maior disponibilidade de horários ajudam no aumento do número de pacientes. Esse é, aliás, o melhor cenário para os negócios, porque um maior número de consultas gera mais receita. Com eficiência operacional, o resultado será um lucro maior. 

A distribuição geográfica de pacientes e médicos no território nacional é bastante relevante quando analisamos o mercado da saúde. O estudo Demografia Médica apontou que no Brasil há quase meio milhão de médicos atuantes. Deste total, 44,3% possuem pelo menos uma especialidade. Além disso, o estudo indicou a concentração do número de profissionais nas grandes cidades e, em especial, nas regiões Sul e Sudeste. 

Quando sua clínica disponibilizar a teleconsulta, você poderá atender pessoas de qualquer lugar do país. Essa transformação aumenta o acesso dos pacientes a um atendimento de qualidade e, também, expande a participação da sua clínica no mercado da saúde. Afinal, pacientes de outras regiões também podem ter interesse na sua especialidade. Vale a pena também investir no marketing da sua marca para ganhar reconhecimento fora da sua cidade.   

Redução de custos

A plataforma de teleconsulta também vai ajudar a reduzir os custos de seus atendimentos. A principal diferença é a maior disponibilidade de tempo da equipe de acolhimento para outras atividades. Isso ocorre porque as consultas online não demandam atendimento de recepção nem de aferição de sinais vitais. 

A redução do tempo demandado pelos pacientes também ocorre nas etapas anterior e posterior ao atendimento. Como o paciente pode agendar a consulta online, comparecer ao atendimento a partir do link enviado, e receber toda documentação da consulta em seu email, o contato com a equipe administrativa será reduzido. 

Você também vai economizar nos materiais da clínica. Tudo será feito de forma digital: agendamento, prontuário, assinatura, prescrição, pesquisa de satisfação. Por isso, as despesas com materiais de escritório serão mínimas. Como consequência, você também poderá economizar espaço, permitindo que a clínica ocupe menos salas do que ocuparia se tivesse apenas atendimentos presenciais com prontuário em papel. 

Veja, agora, como funciona a telemedicina e o sistema Amplimed integrados com a plataforma de teleconsulta. 

Como funciona a plataforma de teleconsulta da Amplimed?

O sistema Amplimed conta com plataforma de teleconsulta integrada. Assim, é possível utilizar todos os recursos do melhor software de gestão para clínicas do mercado conectados à sua nova plataforma de atendimento. 

A Amplimed é sua parceira nessa transformação do seu negócio e na implementação do seu consultório online. Antes do atendimento, o médico poderá enviar um SMS ou e-mail para o paciente com uma mensagem avisando que a teleconsulta irá começar, junto com um link para que a pessoa consiga entrar no chat de vídeo. 

Feito isso, o atendimento irá começar assim que médico e paciente estiverem online. Junto à chamada de vídeo, o médico terá acesso ao prontuário do paciente com todo o histórico clínico, bem como os campos para preenchimento das informações, como anamnese por exemplo. 

Veja na prática como funciona a plataforma de teleconsulta da Amplimed: 

Durante toda consulta, você pode escrever, apagar ou incluir algum documento nessas áreas. Assim, o médico tem tudo que precisa para conseguir realizar a consulta por vídeo. Além desses recursos, você poderá compartilhar e receber links, fotos de exames e outros arquivos em tempo real. Todo conteúdo ficará armazenado no histórico do paciente, como anexos ao prontuário eletrônico. 

É claro que todos os recursos da plataforma de teleconsulta e do sistema Amplimed contam com altíssimo nível de segurança. Toda documentação emitida tem validação do ICP Brasil, a certificação que garante a validade dos documentos médicos em versão digital. 

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