A indústria farmacêutica, a cada ano, tem sido mais transformada pelas inovações.
Acompanhar este desenvolvimento é um desafio para todo médico. Para isso, a Memed prescrição digital é uma ferramenta indispensável. Além de economizar tempo no atendimento, você evita que pacientes ou farmacêuticos interpretem sua prescrição de forma equivocada.
Quer saber mais sobre as inovações na indústria farmacêutica e a relação com a prescrição digital da Memed, grande parceira do sistema Amplimed? Continue a leitura!
Como acompanhar as inovações da indústria farmacêutica?
Vantagens do software de clínicas com Memed prescrição digital
Segurança médica e jurídica da Memed prescrição digital
Como acompanhar as inovações da indústria farmacêutica?
A indústria farmacêutica é destaque em inovação no país. As novas tecnologias, como big data e inteligência artificial, estão revolucionando esse setor, que está sempre em busca de novos medicamentos e de melhorias no atendimento. Esta é uma disrupção que afeta todo o ecossistema da saúde.
No entanto, acompanhar a velocidade da tecnologia não é tão simples. Sem dúvidas, o primeiro passo é contar com uma empresa de software de gestão que se mantenha atualizada para fornecer um excelente serviço e suporte tecnológico às clínicas e consultórios.
Preferencialmente, seu software precisa ter disponível a prescrição digital, que te permite acompanhar as inovações nos medicamentos, com um banco com mais de 60 mil apresentações atualizadas.
Para isso, a melhor opção é a Memed prescrição digital. Quer saber mais? Continue a leitura!
Vantagens do software de clínicas com Memed prescrição digital
A Memed prescrição digital é uma ferramenta parceira do software Amplimed. Ela está entre as preferidas dos profissionais de saúde, porque torna a experiência da plataforma de gestão ainda mais completa. É ter acesso a toda a inovação da indústria farmacêutica em poucos cliques.
Veja com mais detalhes cada benefício:
Mais praticidade em seu dia a dia
A prescrição digital é um dos recursos do sistema Amplimed que melhor representa a praticidade. Em uma breve comparação com a prescrição manual, podemos apontar uma diferença significativa: a escrita. Na prescrição digital, você não precisa pegar a caneta; basta digitar as informações do seu paciente.
Perceba que o tempo que você economiza pode ser investido em um atendimento mais cuidadoso e detalhado. Além disso, sua prescrição terá a clareza necessária para ser compreendida tanto pelo paciente quanto pelo farmacêutico. Afinal, é um pouco constrangedor quando alguém liga da farmácia e diz: “Doutor, não entendi o que está escrito aqui”.
A clareza das informações registradas nos documentos médicos é imprescindível. A Resolução 67/2007, da Anvisa, traz, em seu item 5.18.4, uma exigência precisa:
A avaliação da prescrição deve observar:
a) legibilidade e ausência de rasuras e emendas.
Saiba que, tanto o prontuário eletrônico, quanto a Memed prescrição digital do sistema Amplimed, resolvem este problema da clareza das informações que você registra. Além disso, reduzem o tempo que você passa com a caneta na mão.
Leia também: Vantagens do prontuário eletrônico integrado à telemedicina
Vale lembrar que, além de prática, a Memed prescrição digital integrada ao sistema Amplimed também é inteligente. No menu “Minhas Prescrições”, você pesquisa de forma prática por pacotes de medicamentos que componham padrões de prescrição.
Assim, quando for renovar uma prescrição ou estiver atendendo casos semelhantes, você não precisará digitar outra vez. Basta pesquisar pelas prescrições salvas e ajustá-las ao paciente.
Vale lembrar que, no sistema Amplimed, a Memed prescrição digital é disponibilizada apenas para os cadastros de médicos e precisa do registro do CFM para ser liberada. Por isso, funciona com maior segurança do que a prescrição em papel.
Cuidado com a vida do paciente
O CRM-PR apresenta, em seu site, um texto específico sobre o tema. Nele, além de questionar se o médico tem consciência de que sua letra pode causar danos ao paciente, se afirma que uma receita mal escrita pode fazer com que o paciente tome o medicamento errado ou em doses incorretas.
Leia também: 3 formas de conscientizar o paciente sobre uso de antimicrobianos
Ou seja: mesmo que “letra de médico” seja motivo de piada, a vida do paciente não pode correr riscos, já que o uso incorreto de medicamentos pode prejudicar o estado de saúde.
Confie na Memed prescrição digital e no software de gestão Amplimed para garantir a segurança dos seus pacientes.
Paciente fidelizado
Além das vantagens para sua clínica, o paciente perceberá o atendimento diferenciado, devido à tamanha praticidade.
Ele recebe a prescrição via SMS para não esquecer do tratamento.
Além disso, pode comprar os medicamentos com desconto nas principais farmácias. Se o paciente tiver o aplicativo Memed instalado no smartphone, pode efetuar a compra diretamente do seu aparelho.
Outra dificuldade comum nos atendimentos médicos é a falta de histórico, em que o paciente esquece dos medicamentos que já utilizou.
Ainda mais comum é a perda da prescrição física. Então, o registro digital garante o histórico e o acesso sempre que necessário renovar.
Com a Memed prescrição digital, diretamente no sistema Amplimed, você:
- Aumenta a eficácia do tratamento médico;
- Reduz custos no atendimento e no tratamento;
- Reduz o tempo gasto com preenchimentos manuais.
A maior eficiência no atendimento, com redução de burocracia e custos, possibilita que você dedique mais tempo e atenção ao paciente. O resultado, é claro, é a fidelização.
Leia também: Como fidelizar pacientes digitais?
Logo, ao invés de ficar preenchendo receituários repetidas vezes, você consegue prestar um atendimento olho no olho. Assim, seu paciente perceberá a praticidade, o cuidado e a atenção como principais diferenciais da sua clínica.
Segurança médica e jurídica da Memed prescrição digital
A Resolução CFM 2.299/2021 regulamentou a emissão de documentos digitais nas consultas presenciais e na telemedicina.
Isso significa que, desde então, os médicos e médicas podem fornecer digitalmente:
- Prescrição;
- Pareceres técnicos;
- Relatórios;
- Solicitações de exames;
- Laudos;
- Atestados.
Esses documentos precisam conter:
- Identificação do profissional com nome, CRM e endereço;
- Registro de Qualificação de Especialista (RQE);
- Data e hora;
- Assinatura digital do médico responsável.
Entretanto, é preciso ser cauteloso. Afinal, estamos falando de dados sensíveis dos seus pacientes e, por isso, você vai precisar ter certeza que sua ferramenta garante o direito à privacidade e a confidencialidade deles. Caso contrário, pode ter sérios problemas com a LGPD.
Mesmo que a empresa fornecedora afirme estar em cumprimento com a legislação, recomendamos que você pesquise informações de proteção de dados da empresa e verifique a política de privacidade.
A Memed é uma plataforma que, assim como a Amplimed, se preocupa em proteger dados de seus usuários. Por isso, atuamos com vários protocolos de tratamento de dados e garantimos a restrição de acesso ao banco de dados de prescrições digitais.
Se você chegou até aqui, já percebeu que acompanhar as inovações da indústria farmacêutica é um grande desafio. A melhor parceira para conseguir isso é a Memed prescrição digital, aliada ao sistema Amplimed.
Quer essa praticidade para a sua clínica? Experimente agora o sistema e a Memed prescrição digital: