Prescrição digital na sua clínica: inovação, segurança e praticidade

Tempo de leitura: 10 minutos

A indústria farmacêutica é o 2º setor que mais investe em inovação no país. Acompanhar este desenvolvimento é um desafio para todo médico. Para acompanhar a tendência dos laboratórios, é preciso também investir em inovação para sua clínica. Para isso, a prescrição digital é uma ferramenta indispensável. Além de economizar tempo no atendimento, você evita que pacientes ou farmacêuticos interpretem sua prescrição de forma equivocada.

Neste artigo, você verá 

  • Principais laboratórios do mercado farmacêutico e suas inovações.
  • Segurança médica e jurídica da prescrição digital.
  • Vantagens do software de clínicas com prescrição digital. 

Inovações dos principais laboratórios do mercado 

Segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), a inovação é uma das prioridades na estratégia de 62% das empresas farmacêuticas no Brasil. Apenas o amplo setor de bens de consumo ultrapassa este percentual de investimento em pesquisa e desenvolvimento (67% das empresas). 

Além disso, o investimento em pesquisa pelo setor farmacêutico ocorre tanto em experimentações moleculares para criação de fármacos, quanto em estudos clínicos de validação das descobertas. Abaixo, listamos três das principais empresas farmacêuticas do Brasil e mostramos seus focos de pesquisa. 

EMS: Líder de mercado e maior farmacêutica no Brasil

A EMS Corp atua há mais de 50 anos no país e possui um market share significativo, principalmente, na produção de medicamentos genéricos. Além disso, os medicamentos da EMS atendem a muitas especialidades médicas. A empresa possui a inovação como um de seus principais focos, investindo nos segmentos de

  • Medicamentos biológicos
  • Genéricos de alta complexidade. 

Hypera Pharma: Inovação, acesso à saúde e qualidade

Conhecida por oferecer medicamentos antigripais, analgésicos e que solucionam doenças gastrointestinais, a Hypera Marcas, antiga Hypermarcas, é uma das mais novas do mercado farmacêutico nacional. É a gigante por trás de marcas como 

  • Doril
  • Apracur
  • Engov
  • Doralgina
  • Biotônico Fontoura
  • Epocler
  • Melhoral
  • Benegripe

Aché: a mais inovadora do Brasil

A Aché é empresa mais inovadora do setor farmacêutico no país. No ranking geral, a Aché é a 8ª empresa mais inovadora do Brasil. Seus laboratórios possuem dois direcionamentos de inovação:

  • Incremental, que busca renovar e aprimorar o catálogo de medicamentos;
  • Radical, que executa estudos visando à descoberta de novos ativos sintéticos, biológicos, nutracêuticos e fitomedicamentos. 

Como acompanhar as inovações da indústria farmacêutica?

Para os subtítulos acima, utilizamos parte dos slogans e das visões apresentadas pelas empresas. Você percebeu que entre as três maiores fabricantes de produtos farmacêuticos no Brasil inovação é uma palavra-chave? Por isso, a indústria está sempre em busca de novos medicamentos e você como médico precisa ficar atualizado. O que você acha de ter acesso a essa inovação em poucos cliques? 

Então, leia este artigo até o final e entenda como! 

Software de clínicas com prescrição digital

A melhor maneira de você acompanhar as inovações da indústria farmacêutica é utilizar um software de clínicas com prescrição digital. O principal benefício: ter uma lista de medicamentos atualizada diretamente no prontuário eletrônico da sua clínica. 

O sistema de gestão para clínicas e consultórios da Amplimed possui a funcionalidade de prescrição digital, com mais de 60 mil medicamentos disponíveis a partir da integração com a Memed Prescrição Digital. Essa nova ferramenta enriquece o software de gestão, que já possui inúmeros recursos de uso diário para médicos e gestores. Por isso, a Amplimed está aliada às principais tendências tecnológicas para área da saúde. Todos esses avanços visam trazer praticidade para os atendimentos e segurança para os pacientes. 

Praticidade em seu sistema de gestão para clínicas

A prescrição digital é um dos recursos do sistema Amplimed que melhor representa esta união de praticidade e segurança. Em breve comparação com a prescrição manual, podemos apontar uma diferença significativa: a escrita. Na prescrição digital, você não precisa pegar a caneta; basta digitar as informações do seu paciente. 

Perceba que o tempo que você economiza pode ser investido em um atendimento mais cuidadoso e detalhado. Além disso, sua prescrição terá a clareza necessária para ser compreendida tanto pelo paciente quanto pelo farmacêutico. Afinal, é um pouco constrangedor quando alguém liga da farmácia e diz: “Doutor, não entendi o que está escrito aqui”. 

A clareza das informações registradas nos documentos médicos é imprescindível. A Resolução 67/2007 da Anvisa traz, em seu item 5.18.4, uma exigência precisa:

A avaliação da prescrição deve observar:

a) legibilidade e ausência de rasuras e emendas.

O CRM-PR apresenta em seu site um texto específico sobre o tema. O título é do artigo é o seguinte: 

Médico: você tem consciência de que a sua letra pode causar danos ao paciente?

Você tem essa consciência?

Saiba que tanto o prontuário eletrônico quanto a prescrição digital resolvem este problema da clareza das informações que você registra. Além disso, reduzem o tempo que você passa com a caneta na mão. 

Prescrição digital e inteligente

Não basta ter uma ferramenta. É preciso que essa ferramenta facilite seu processo de atendimento! 

Pensando nisso, a prescrição digital do software de gestão da Amplimed disponibiliza uma busca inteligente. No menu “Minhas Prescrições”, você pesquisa de forma prática por pacotes de medicamentos que componham padrões de prescrição. Assim, quando for renovar uma prescrição ou estiver atendendo casos semelhantes, você não precisará digitar outra vez. Basta pesquisar pelas prescrições salvas e ajustá-las ao paciente. 

O sistema disponibiliza receita comum e de uso controlado, com mais de 60 mil medicamentos listados a partir da integração com a Memed Prescrição Digital. Você só precisa pesquisar pelo nome do fármaco ou pela descrição comercial do produto e ajustar a posologia. Depois de finalizar a prescrição digital, você pode enviar por e-mail e imprimir.

Integração com especialistas em Prescrição Digital

O sistema Amplimed de gestão para clínicas e consultório possui integração com Memed Prescrição Digital. A empresa é especialista em prescrição eletrônica para clínicas médicas, com uma base de mais de 60 mil medicamentos diariamente atualizada. No Brasil, mais de 50 mil médicos já utilizam a prescrição digital da Memed. 

Com a Memed, sua clínica terá acesso:

  • Às bulas de mais de 60 mil medicamentos;
  • Aos preços destes medicamentos nas principais farmácias;
  • Tira dúvidas exclusivo direto na plataforma. 

No sistema Amplimed, a prescrição digital é disponibilizada apenas para os cadastros de médicos e precisa do registro do CFM para ser liberada. Por isso, funciona com segurança maior do que a prescrição em papel. Além disso, é facilitada dentro do painel da Amplimed, pois conta com uma busca inteligente de medicamentos, com suas respectivas posologias mais usadas. De forma prática, você digita as primeiras letras do nome do medicamento e o sistema oferece sugestão de prescrições. Depois, você ajusta de acordo com o caso em atendimento. 

 

 

Paciente seguro e satisfeito

Além das vantagens para sua clínica, o paciente perceberá o atendimento diferenciado. Ele recebe a prescrição via SMS para não esquecer do tratamento. Além disso, pode comprar os medicamentos com desconto nas principais farmácias. Se o paciente tiver o aplicativo Memed instalado no smartphone, pode efetuar a compra do medicamento diretamente em seu aparelho. 

Além disso, uma das dificuldades comuns nos atendimentos médicos é a falta de histórico, em que o paciente esquece dos medicamentos que já utilizou. Ainda mais comum é a perda da prescrição. Então, o registro digital garante o histórico e o acesso sempre que necessário renovar. 

Este histórico também é uma excelente ferramenta para a clínica. Afinal, você consegue copiar a última prescrição realizada para o paciente, fazendo pequenos ajustes quando for necessário. 

A Amplimed possui integração com a Memed, porque o sistema é especializado em prescrição digital:

  • Aumenta a eficácia do tratamento médico;
  • Reduz custos no atendimento e no tratamento;
  • Reduz o tempo gasto com preenchimentos manuais. 

A maior eficiência no atendimento, com redução de burocracia e custos, possibilita que você dedique mais tempo e atenção ao paciente. Logo, ao invés de ficar preenchendo receituários repetidas vezes, você consegue prestar um atendimento olho no olho. Assim, seu paciente perceberá a praticidade, o cuidado e a atenção como principais diferenciais da sua clínica com prescrição digital. 

Segurança médica e jurídica da prescrição digital

Lembre-se de que letra ilegível em prescrição médica pode gerar punição. A base legal para essa punição é o próprio Código de Ética Médica:

É vedado ao médico receitar, atestar ou emitir laudos de forma secreta ou ilegível, sem a devida identificação de seu número de registro no Conselho Regional de Medicina da sua jurisdição, bem como assinar em branco folhas de receituários, atestados, laudos ou quaisquer outros documentos médicos. (Cap. 3, Art. 11)

Segundo o advogado Leonardo Arashiro, em artigo sobre as implicações jurídicas da letra ilegível do médico, além do processo ético-administrativo é possível que o profissional seja responsabilizado judicialmente. Dessa forma, arashiro destaca que a prescrição ilegível viola o artigo 6º, inciso III, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que indica o seguinte: 

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

III – a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

No artigo “Processos contra médicos: a judicialização da saúde no Brasil” (leia aqui), mostramos como a relação médico-paciente se transformou e é compreendida como uma relação de consumo. Por isso, a aplicação do CDC é defendida pela doutrina majoritária do Direito. Dessa forma, é possível que as regras de defesa do consumidor sejam aplicadas, entre elas, o dever de informação. 

Assim, seu paciente poderá denunciar a clínica por não prestar adequadamente as informações necessárias para o serviço contratado. Então, é muito provável que o paciente fará tal denúncia se tiver que retornar da farmácia porque o atendente não conseguiu compreender a prescrição. 

Conclusão

Você percebeu que a indústria farmacêutica busca inovar e aumentar o número de medicamentos disponíveis no mercado? Acompanhar essas inovações é um grande desafio. Por isso, ter um catálogo de medicamentos atualização e prático é essencial. 

Além da listagem de medicamentos com suas posologias mais usadas, a prescrição digital:

  • Elimina o risco de erro de escrita
  • Aumenta a clareza da informação 
  • Torna o atendimento mais eficiente
  • Reduz o tempo que você passa com a caneta na mão.  

Quer essa praticidade para a sua clínica? Clique abaixo e faça um teste gratuitamente. 

 

Iniciar teste gratuito

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.