Como calcular a produtividade na clínica médica

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você quer fazer com que sua empresa cresça, um dos passos mais importantes é saber como medir a produtividade na clínica médica. 

Só assim você saberá se está oferecendo um trabalho de qualidade, se os investimentos estão de acordo com os resultados que você espera e ainda analisar a situação do mercado.

Para saber como calcular a produtividade na clínica médica, é só continuar lendo esse texto. Nele, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e te dar insights para melhorias no consultório. Acompanhe!

O que é produtividade na clínica médica?

A produtividade é o resultado da eficiência do seu consultório. Em outras palavras, ela avalia se os recursos aplicados em determinado objetivo estão de acordo com o que foi produzido. 

Muitos acreditam que ter uma clínica produtiva é atender mais pacientes usando a menor quantidade de recursos possível e se esquecem da qualidade do atendimento.

Para saber com exatidão a produtividade ideal para o seu consultório, é necessário fazer um cálculo que leva em consideração a quantidade de atendimentos que você deseja realizar e a qualidade que você quer oferecer.

Outro fator importante também é avaliar quantos atendimentos sua clínica já realiza e o quanto é gasto para manter o padrão de satisfação atualmente. 

Seus pacientes são a peça chave para manter a produtividade na clínica médica sempre em alta. É preciso saber o que eles valorizam para traçar estratégias para alcançar satisfação máxima sempre que possível. 

O que você deve tomar cuidado é em conquistar essa meta gastando a menor quantidade de recursos possíveis para não comprometer seu controle financeiro e a margem de lucro. 

Como calcular a produtividade na clínica médica?

 

No começo, pode parecer difícil calcular a produtividade na clínica médica, pois é normal pensar em diversos índices diferentes. Para não perder o rumo nessa missão, você precisa focar em um só objetivo e saber exatamente qual fator quer analisar.

Primeiro, você precisa saber qual é o diferencial do seu consultório, ou seja, o que faz com que os pacientes querem voltar a se consultar na sua clínica.

Depois de saber qual é o seu ponto forte, encontre um fator que consiga medir a produtividade desse processo. 

Assim que você conseguir melhorar o diferencial, que é o carro chefe do seu consultório, aí sim você pode calcular a produtividade de outros processos. O melhor a fazer é começar pelo mais importante. 

Para te ajudar com essa tarefa, vamos exemplificar alguns tipos de índice de produtividade

Número de pacientes atendidos e número de funcionários

Nessa primeira opção, você saberá a produtividade com base na eficiência dos funcionários em atender, seja recepcionistas ou os próprios médicos, sem levar em consideração a qualidade deles. 

Se você quer saber se a quantidade de colaboradores está adequada, maior ou menor que o necessário, esse é o cálculo que você deve fazer.

Basta dividir o número de pacientes atendidos em determinado período pelo número de funcionários. 

Mas, se você deseja saber o índice de qualidade desses atendimentos, é melhor fazer outro cálculo, ou até mesmo levar o tempo gasto em cada consulta em consideração. 

Número de pacientes atendidos e horas trabalhadas no período

Aqui, antes de começar a calcular, é importante estipular um tempo mínimo para que a qualidade do atendimento não seja deixada de lado em prol da quantidade deles. 

Também é legal levar em consideração um tempo de intervalo entre o atendimento de um paciente e outro. 

Feito isso, é só dividir o número de atendimentos pelo número de horas trabalhadas em determinado período. 

Número de atendimentos satisfatórios e horas trabalhadas no período

Nada melhor do que uma pesquisa de satisfação para ter certeza de que os pacientes estão satisfeitos com o atendimento no seu consultório. 

Você pode fazer a pesquisa assim que o paciente sair da consulta ou enviar por email ou WhatsApp, entre outras formas de contato. 

Para calcular, divida o número de atendimentos satisfatórios da pesquisa pelo número de horas trabalhadas no período. 

Quanto maior o número de atendimentos satisfatórios por hora, maior é a produtividade na clínica médica.

Número de reclamações sobre o atendimento e horas trabalhadas no período

A pesquisa de satisfação também pode mostrar as reclamações e feedbacks negativos sobre o atendimento, dependendo da forma que for elaborada. 

Se você gostaria de saber essa informação, é só dividir o número de reclamações sobre o atendimento pelo número de horas trabalhadas no período. 

Quanto maior o número de reclamações sobre o atendimento por hora, menor é a produtividade na clínica médica. 

Recapitulando 

Viu como é importante saber exatamente qual fator deve ser avaliado na hora de medir a produtividade na clínica médica?

Nada impede você de usar vários índices ao mesmo tempo. Porém, não aconselhamos muito, porque é possível que você se perca nos resultados e não consiga analisar corretamente a produtividade. 

Lembre-se que os melhores índices de produtividade são aqueles relacionados à satisfação dos pacientes.

Fizemos um pequeno passo a passo para elaborar o cálculo de produtividade para você não esquecer!

  1. Saiba quem são seus clientes
  2. Descubra porquê eles voltam ao seu consultório, o que chamamos de diferencial no texto
  3. Veja como a produtividade desse processo pode ser medida
  4. Escolha um recurso e um resultado para calcular 
  5. Avalie o resultado desses dois fatores

Conclusão 

Esperamos que esse texto tenha te ajudado a calcular a produtividade na clínica médica e fazer com que seu negócio cresça ainda mais!

Percebeu que precisa de uma ajuda com a produtividade do consultório? Um sistema médico pode auxiliar nesse e em outros fatores, como:

  • Redução de até 22% no número de ausências e cancelamentos com a confirmação de consultas via WhatsApp, SMS ou e-mai
  • Aumento no número de consultas por meio do agendamento online
  • Diminuição das filas de cadastro pelo check-in automático do paciente, ou seja, os dados são preenchidos pelo paciente um dia antes da consulta
  • Diminuição de até 40% de tempo no preenchimento do prontuário com o prontuário eletrônico

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