Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Prontuário eletrônico para Psicologia: veja os diferenciais do Amplimed

Tempo de leitura: 7 minutos

O prontuário eletrônico para Psicologia é a ferramenta que trará agilidade para o registro de seus atendimentos. Afinal, este é o modelo digital do documento que integra as informações de seus pacientes. Praticidade e segurança são as principais vantagens da versão eletrônica do prontuário do paciente. 

Neste artigo, você conhecerá as funcionalidades do prontuário eletrônico com módulo de Psicologia:

  • Integração com agendamento online;
  • Vínculo com a plataforma de teleconsulta;
  • Tela única com preenchimento automático;
  • Assinatura digital para documentos técnicos.

Você quer que a transformação digital chegue a seu consultório? Então, leia este artigo até o final antes de dar o próximo passo! 

Prontuário eletrônico e agendamento online

Agendamento Online

Seu paciente quer sentir o acolhimento desde o primeiro contato. O vínculo entre psicólogo e paciente inicia nessa primeira comunicação. Seja por WhatsApp, Skype, por ligação ou de forma presencial, seu paciente formará impressões iniciais sobre sua receptividade como profissional. 

Se o paciente encontrar barreiras para agendar a consulta, é provável que ele adiará o início da terapia. Por isso, o prontuário eletrônico para Psicologia é integrado ao módulo de agendamento online. Com essa integração, seus pacientes podem agendar a consulta a qualquer momento, de acordo com a disponibilidade da sua agenda. 

Essa facilitação ajuda o paciente a tomar a iniciativa de fazer o agendamento. Afinal, assim que sentir a necessidade de consultar e decidir buscar por um profissional, poderá escolher o melhor horário e, rapidamente, iniciar o acompanhamento. É claro que isso não elimina a possibilidade de você oferecer um acolhimento pessoal. 

O agendamento online apenas elimina a barreira da simultaneidade. Em outras palavras, não será necessário que você responda o paciente imediatamente para que ele possa agendar. Ele pode marcar a consulta e, então, quando você estiver disponível, pode enviar uma mensagem como um primeiro contato direto. Se preferir, também há a opção de o sistema enviar essa mensagem de forma automática. 

Para seu consultório, os principais benefícios do agendamento online são:

  • Possibilita agendamento a qualquer hora e lugar;
  • Evita marcação simultânea entre os pacientes;
  • Garante precisão nas informações de cadastro;
  • Aumenta o número de atendimentos efetivos;
  • Reduz os cancelamentos.

Para saber mais, leia nosso artigo “Agendamento online: 7 benefícios para ter na sua clínica”

Plataforma de Telemedicina 

Plataforma de Telemedicina

O prontuário eletrônico para Psicologia também dá acesso à plataforma de telemedicina da Amplimed. Esse recurso acompanha a tendência das consultas online diante da pandemia de coronavírus. Os pacientes precisam de atendimento e os profissionais precisaram se adaptar ao novo cenário. A Amplimed, como uma das pioneiras do mercado, trouxe essa ferramenta moderna para dar maior praticidade e segurança às suas teleconsultas. 

A plataforma possui todos os recursos que você precisa para o atendimento online. No pré-atendimento, ela envia uma SMS ou um e-mail para o paciente, avisando sobre o horário da consulta. Para facilitar o acesso, a mensagem entrega um link para a videochamada. Basta o paciente clicar para entrar na sala virtual de consulta. 

Durante a sessão, além do recurso audiovisual, também é possível trocar mensagens e arquivos pelo chat da plataforma. Assim, arquivos como laudos, pareceres ou históricos de atendimentos com outros profissionais da saúde ficarão anexados ao prontuário eletrônico. Com isso, todos os documentos e anotações da consulta são salvos automaticamente no prontuário para consultas futuras. 

Após o atendimento, você pode enviar atestados, pareceres e laudos para o paciente. Além disso, esses documentos contam com assinatura digital, certificada pelo ICP-Brasil. Portanto, o prontuário eletrônico para Psicologia, vinculado à plataforma de teleconsulta, é uma ferramenta poderosa para todas as etapas das suas consultas. 

Veja, abaixo, como funciona a assinatura digital. 

Assinatura digital para documentos técnicos

Sempre que for necessário emitir um documento técnico para seu paciente, você contará com a assinatura digital com a certificação mais respeitada do mercado. Os documentos emitidos no atendimento psicológico devem seguir orientações específicas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos conselhos regionais. 

Uma dessas regras é a especificação da responsabilidade técnica do profissional que efetuou o atendimento e redigiu o laudo, o parecer ou o relatório. Com o prontuário eletrônico para Psicologia, você terá esse recurso a um clique. Basta elaborar o documento e assinar digitalmente. Depois, é só enviar ao paciente por e-mail. 

A assinatura eletrônica traz inúmeros benefícios:

  • otimização do tempo da consulta;
  • melhora na experiência do paciente;
  • maior segurança;
  • garantia da veracidade dos documentos técnicos.

Saiba mais em:  “Assinatura Digital: prontuário, prescrições e documentos mais seguros”

Tela única com preenchimento automático

O sistema Amplimed também oferece o recurso de preenchimento automático em seu prontuário eletrônico de tela única. Essa funcionalidade possibilita que você crie atalhos para fazer as anotações durante a consulta. Assim, você pode criar pequenas baterias de perguntas para uma verificação rápida de sintomas, com um simples atalho como #depressao. 

Para esse exemplo, você pode definir que, ao digitar “#depressao”, o sistema lista no prontuário todos os sintomas para um quadro de Transtorno Depressivo Maior (TDM). Então, você terá na tela de anotações:

  • Anedonia
  • Humor deprimido
  • Inapetência/perda de peso
  • Insônia/hipersonia
  • Agitação/languidez
  • Fadiga
  • Sentimento de culpa
  • Dificuldade de concentração
  • Ideação suicida

Com esse atalho, você só precisaria preencher “sim” ou “não” para fazer a verificação dos sintomas clínicos de um TDM antes ou durante o atendimento. Portanto, o preenchimento automático pode facilitar tanto sua entrevista diagnóstica quanto suas intervenções, independentemente do arcabouço teórico que embasa sua prática.

Prontuário eletrônico para Psicologia 

O módulo especializado em Psicologia é a solução completa para seu consultório. Afinal, estão disponíveis todos os recursos necessários para a transformação digital dos seus atendimentos. Assim, com o prontuário eletrônico para Psicologia, você pode guardar a evolução dos casos com maior segurança e com mais detalhes do que faria na versão em papel. 

As ferramentas integradas ao prontuário eletrônico vão aumentar a qualidade da experiência dos pacientes durante o tratamento. Elas possibilitam maior organização para sua agenda, uma maior assertividade nas anotações e facilitam a comunicação com os clientes. 

Você pode adaptar o uso dessas ferramentas da forma mais adequada para seu contexto. Então, é possível fazer as anotações diretamente no prontuário durante os atendimentos online ou, ainda, digitar as anotações feitas à mão. Essa decisão depende do que for mais confortável para sua prática profissional. 

Pensando nisso, a Amplimed desenvolveu a versão específica para as necessidades de um consultório com atendimentos presenciais e à distância. É um recurso que reduz custos, evitando cancelamentos, e aumenta a lucratividade, mantendo uma comunicação efetiva e próxima com o paciente. 

O melhor é que o prontuário eletrônico para Psicologia é totalmente personalizável, adaptando-se ao seu dia a dia. Para iniciar agora mesmo a transformação digital, preencha seus dados abaixo e solicite um Teste Grátis! 


Sobre o autor: 

Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.