Muitas vezes chegam até a clínica pacientes não recorrentes, indicações, e aqueles que estão frequentando o consultório pela primeira vez. É neste momento que o questionário pré-consulta se mostra essencial.
Conhecer o seu paciente é a melhor forma de entender o que ele necessita naquele momento, quais são suas queixas, o tratamento correto e, especialmente, a abordagem apropriada para relatar o problema em questão.
Um questionário prévio, associado à sensibilidade e tato médico, auxilia no recolhimento dessas informações.
Neste artigo abordaremos as melhores maneiras de produzir um questionário pré-consulta e de disponibilizá-lo para os pacientes.
O que é um questionário pré-consulta?
Como fazer um questionário?
O que o formulário deve conter?
Qual é a importância do questionário?
Quando enviar o questionário?
Atendimento pós-consulta
O que é um questionário pré-consulta?
Um questionário pré-consulta é a forma mais prática e assertiva de conhecer o seu paciente e seus sintomas antes mesmo de chegar ao consultório.
É um método válido, especialmente, quando tratamos de corresponder às expectativas.
Hoje, eles chegam esperando atendimentos cada vez mais satisfatórios, e isso inclui atenção total no momento da consulta, sem dissipar o foco, praticando uma escuta ativa e presente.
Segundo um estudo da TalkDesk sobre experiência do paciente, pelo menos 67% dos deles consideram que uma vivência negativa estremece a lealdade com a clínica.
Por isso é cada vez mais latente a busca por humanização nos atendimentos, para transformar e validar esse contato, fidelizar e satisfazer as expectativas dos pacientes que buscam o consultório para resolução de um problema.
Como fazer um questionário?
Mas, o que exatamente um cadastro pré-consulta deve conter?
Como dito, ele é feito em um momento anterior, como uma prévia da consulta, então, diferentemente de uma ficha de anamnese, não deve abordar aspectos clínicos como diagnóstico clínico, inspeção, frequência cardíaca, pressão arterial, frequência e padrão respiratório ou saturação de oxigênio. Esses dados serão recolhidos no momento da consulta.
Na pré-consulta, que normalmente se dá já no momento do agendamento, pode-se dividir o questionário em etapas:
· Cadastral: aqui o médico deve reter as informações básicas principais de cada paciente, que permitam conhecê-lo de forma geral, como nome, idade, gênero, endereço, trabalho, religião;
· Hábitos: este item permite um entendimento mais aprofundado sobre a rotina do paciente, como se alimenta, se pratica algum exercício físico, quais são seus hobbies, medicamentos contínuos para doenças pregressas;
· Sintomas: é neste ponto que o doutor começará a ter indícios do quadro clínico de quem chegará ao seu consultório, avaliando as queixas, de certa forma, podendo se preparar melhor para aquele encontro com o paciente;
O que o formulário deve conter?
Isso depende muito da especialidade de cada profissional. Um questionário que antecede uma consulta de fisioterapia, por exemplo, será diferente daquele que antecede uma consulta nutricional.
Mas alguns campos podem servir como base geral, e são esses que listamos aqui:
Cadastral:
- Nome;
- Idade;
- Gênero;
- Profissão;
- Peso;
- Altura;
- Estado civil;
- Endereço;
- Telefone;
Hábitos:
- Hobbies;
- Hábitos de vida;
- Histórico familiar;
- Medicações em uso;
- Alimentação;
- Prática de exercícios físicos;
Sintomas:
- Queixa principal;
- Doença pregressa.
Por fim, alguns outros itens podem ser adicionados ao formulário de modalidades específicas, como nutrição.
Neste caso, é possível colocar campos para que o paciente relate seu objetivo ou suas restrições alimentares.
Qual é a importância do questionário?
Como dito anteriormente, um questionário que antecede a consulta tem o objetivo de alinhar as expectativas do paciente em relação à consulta para que ele saia de lá com um alto nível de satisfação e com altas probabilidades de ter suas queixas solucionadas.
Mas quais são os benefícios disso para a clínica e o profissional da saúde?
Proporcionar atenção ao seu paciente desde antes do atendimento acontecer pode evitar dores de cabeça posteriores, como um descontentamento com o resultado de um tratamento.
De acordo com o CREMESP, pelo menos 60,3% dos processos contra médicos são provenientes de acusações como negligência, imperícia ou imprudência.
Traduzindo de forma mais simples, imperícia se encaixa em fazer mal o que deveria ser bem feito.
Além disso, pelo menos 9,5% das acusações consistem em problemas na relação médico-paciente.
Esses casos podem ser evitados com uma boa recepção pré-consulta, com o envio do questionário demonstrando preocupação mesmo antes do atendimento.
Quando enviar o questionário?
Qual é o momento adequado para solicitar o preenchimento deste formulário? Sabemos que antes da consulta, mas esse antes tem muitas etapas.
A melhor delas para realizar o envio e preenchimento é logo após o agendamento online, na confirmação da consulta. Através do software de gestão da Amplimed, o paciente consegue agendar de forma rápida e autônoma a consulta, mesmo nos dias em que a clínica não está em funcionamento.
Essa liberdade é proporcionada por alguns recursos, como a confirmação de agendamento.
Ao marcar um horário, o paciente recebe via WhatsApp, e-mail ou SMS a confirmação daquela consulta.
O questionário pode ser enviado nesse momento, como uma forma de não apenas conhecer o paciente, mas de reiterar o compromisso assumido.
Atendimento pós-consulta
Sei que até agora falamos sobre a atenção dada ao paciente no momento anterior à consulta e no próprio atendimento, mas existe uma etapa que muitas clínicas ainda pulam, às vezes por desconhecer sua real importância, outras por não saber como implementar.
Se ao falarmos de pré entramos no mérito das expectativas, quando nos referimos ao pós falamos de satisfação.
É necessário medir o quanto aquilo que o paciente esperava foi coberto, atendido.
Para isso, após a consulta, a clínica deve enviar a famosa pesquisa de satisfação, que medirá a qualidade do serviço médico prestado, e ajudará o seu negócio a traçar planos de melhoria.
Leia mais: Pesquisa de satisfação: o que os pacientes pensam da sua clínica?
O software de gestão médica da Amplimed disponibiliza um recurso de pesquisa de satisfação para que você gerencie com maior facilidade seus colaboradores e pacientes, implementando recursos que possam aprimorar e aproximar essa relação.
Agora que você já conhece a importância de prestar não apenas atendimento, como assistência anterior e posterior a ele, está pronto para embarcar no melhor software de gestão que te auxilia a unificar os processos da sua clínica e estar 100% atento ao paciente: