Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Repasse médico: aumente a precisão dos cálculos na sua clínica

Tempo de leitura: 6 minutos

O bom controle administrativo do repasse médico é fundamental para a gestão de uma clínica. Para isso, é preciso garantir a correção dos cálculos e uma efetiva comunicação com a equipe profissional. Além disso, o cálculo de repasse médico integra os processos de gestão administrativa da clínica, que são importantes para o controle da saúde do seu negócio. 

Neste texto, ajudaremos sua clínica a:

  • Definir regras de repasse médico;
  • Criar um passo a passo para os repasses;
  • Utilizar a tecnologia em prol da eficiência. 

Regras para repasse médico

O repasse médico é um procedimento essencial da administração financeira e da gestão de pessoas de uma clínica médica. É preciso manter a precisão dos dados para evitar erros de pagamento aos profissionais. 

O repasse trata-se do pagamento de valores aos médicos – que podem ser fixos ou percentuais. As regras são definidas entre a clínica e o profissional e tem como base a legislação vigente e um contrato interpartes. Por isso, pode considerar, ainda, formas de comissionamento ou pagamento por produtividade. 

Em serviços prestados via planos de saúde, os pagamentos são feitos pelo paciente às operadoras. Então, as empresas de planos de saúde repassam os valores para as clínicas que, por sua vez, repassam ao médico. Isso ocorre porque os médicos são, geralmente, credenciados às clínicas. 

Uma clínica que não possui ferramentas tecnológicas para integração de dados pode ter dificuldades para calcular os repasses. Afinal, as informações dos atendimentos podem ficar registradas em prontuários físicos, arquivados em caixas e salas específicas. Para fazer o fechamento mensal nesse contexto, é necessário revisar os prontuários e contar os atendimentos. 

Esse tipo de procedimento requer longas horas e um grande envolvimento da equipe administrativa. Além disso, é impreciso e pode gerar insatisfação da equipe profissional. Os cálculos feitos manualmente estão sujeitos a erros matemáticos simples – que não ocorrem em sistemas de gestão.

Muitas vezes, as clínicas utilizam planilhas para calcular o repasse médico. Essa estratégia pode ser suficiente quando a empresa conta com uma pequena equipe médica. Quando o cálculo é feito para muitos profissionais, no entanto, as planilhas podem dificultar a atividade. Além disso, ferramentas como essa contam com a inserção manual de dados. Portanto, ainda estão sujeitas a equívocos de preenchimento. 

Diante disso, veja a seguir, um passo a passo para melhorar os cálculos de repasse médico na sua clínica. 

Passo a passo para repasse médico

O repasse médico deve ser realizado com as maiores praticidade e precisão possíveis. Evitar erros é importante para garantir a satisfação dos profissionais e evitar retrabalho da equipe administrativa. Os passos para realizar o repasse médico com qualidade são os seguintes: 

  • Centralize as informações;
  • Organize os atendimentos;
  • Utilize uma ferramenta para cálculo;
  • Revise os dados;
  • Valorize a transparência. 

1. Centralize as informações

A organização de informações inicia pela centralização do controle de dados. Se você não tiver um sistema para calcular os repasses, tenha, pelo menos, uma planilha ou um caderno para fazer as anotações. O nível de segurança e de automação da gestão vai variar de acordo com a ferramenta, mas garanta o mínimo necessário. 

2. Organize os atendimentos

Com a organização básica do repasse médico, você não perde tempo refazendo cálculos ou conferindo documentos de plantão. Ao reduzir as interrupções, o processo de conferência e ajuste dos valores será mais simples. 

3. Plataforma para cálculo

Além de centralizar as informações de consultas, é importante organizá-las de acordo com tipo de procedimento; utilização de convênio; nome do profissional. Com essa classificação, será mais fácil calcular o repasse médico. Além disso, você poderá utilizar esses dados para o controle financeiro da clínica.

Uma ferramenta para calcular o repasse médico vai aumentar a produtividade da sua clínica. Com ela, é possível utilizar todas as informações centralizadas e classificadas de forma prática. Um software médico de gestão, por exemplo, automatiza o cálculo de repasses. Assim, é possível fazer o fechamento mensal a partir dos prontuários eletrônicos pelos quais cada médico é responsável ou, ainda, de acordo com outros parâmetros estabelecidos. 

4. Revisão dos cálculos

Após o cálculo, é necessário revisar os resultados antes de efetuar os repasses. Mesmo que sua equipe tenha sido cuidadosa, utilize os dados do sistema para garantir a precisão dos valores. A melhor forma de fazer a verificação é realizá-la com a comparação dos relatórios financeiros com os dados de atendimentos. Para isso, emita relatórios com seu sistema de gestão. 

5. Transparência das informações

A transparência também é fundamental. Você precisa disponibilizar as informações que embasaram os cálculos para os profissionais que desejam conferi-las. Dessa forma, eventuais equívocos serão facilmente corrigidos e insatisfações podem ser discutidas. 

Ferramenta tecnológica em prol da eficiência

A organização do setor financeiro da sua empresa é fundamental. Dados organizados facilitam os cálculos para os repasses médicos. Com isso, você evita problemas erros durante o processo de pagamento. 

Organizar os dados consiste, também, em manter as documentações referentes aos atendimentos de cada médico. Dessa forma, caso algum profissional solicite a verificação dos repasses, você pode disponibilizar os comprovantes. 

Um software de gestão médica é a solução para isso. Essa ferramenta garante que todos os dados estejam integrados, desde o agendamento online até o repasse médico. Assim, com o software de gestão Amplimed, o repasse médico será mais preciso e seguro. Afinal, contará com a automatização e o armazenamento em nuvem. 

O sistema Amplimed possui, ainda, um módulo especializado em gestão financeira. Esse recurso está integrado com as demais ferramentas do software. Além disso, o módulo financeiro possibilita a configuração de repasse médico automático. Portanto, sua clínica contará com toda a segurança da Amplimed para os repasses mais rápidos e precisos. 

Preencha o formulário abaixo para fazer um teste grátis. 


Sobre o autor: 

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.