Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Elimine as planilhas: utilize um sistema de gestão médica

Tempo de leitura: 7 minutos

Compreenda por que um sistema de gestão médica pode otimizar seu tempo. Uma boa planilha pode ajudar muito no início de uma clínica. É por meio dela que todas as informações do consultório ficam mais fáceis de serem visualizadas e acessadas. Isso inclui desde o controle das consultas particulares e por convênio, até as contas que precisam ser pagas todos os meses. 

Sendo uma receita ou uma despesa, a organização que uma planilha traz é quase que essencial para quem está começando a gerenciar um estabelecimento de saúde. À medida que novos pacientes começam a fazer parte da clínica, o fluxo das anotações na planilha aumenta consideravelmente. 

E não precisa ser centenas de novos pacientes para que essa diferença seja notada. Uma dezena deles já pode exigir um tempo diferente das proporções de trabalho conhecidas até então. 

Nessa situação, a planilha pode deixar de ser uma ferramenta facilitadora para se tornar um agravante. Vai exigir muito mais atenção, cautela e tempo de manuseio. A partir do momento que novas habilidades são exigidas, o erro humano pode acontecer mais naturalmente. É nesse momento que a tecnologia se faz necessária. 

O que é um sistema de gestão médica?

Sistemas de gestão médica são ferramentas desenvolvidas com o auxílio da tecnologia para organizar as informações dos pacientes e de toda a parte administrativa e burocrática das clínicas.

Esse sistema pode ajudar em todas as áreas de uma clínica médica: atendimento, recepção, controle financeiro, manutenção de produtos e experiência do paciente. A principal finalidade é aumentar a produtividade e agilizar processos que fazem parte da rotina dos médicos e dos gestores das clínicas. 

Quais são os benefícios?

A área da saúde pede inovação e lapidação do atendimento a todo instante. Por isso, separamos algumas vantagens da utilização de sistema de gestão médica. São eles:

1 – Proteção de dados 

Montar uma planilha com todas as informações necessárias pode ser uma tarefa complexa e sensível. Já pensou se, por conta de algum código ou de uma exclusão acidental, você perder tudo que anotou nos últimos dias? Nessa confusão, uma consulta marcada.

É uma situação que causa desconforto só de imaginar. Mas devemos fazer exercício com a intenção de precaver. Os dados da sua clínica ficam mais seguros em um sistema de gestão médica. Além da ferramenta ser preparada para lidar exclusivamente com informações privadas, o acesso a ela só é liberado para pessoas previamente autorizadas.

2 – Centralização de informações 

Utilizar planilhas para cuidar do financeiro te limita a sempre ter um arquivo atualizado por perto. Se você precisar fazer alguma anotação de um computador diferente, você vai precisar desenvolver uma logística para sempre ter a nova planilha em mãos. 

Isso gera mais uma etapa no processo e mais tempo e energia no desenvolvimento das suas tarefas. Não seria muito mais fácil se pudesse acessar as informações mais atualizadas independentemente do local? Isso é possível com um sistema de gestão médica. 

3 – Agilidade no faturamento 

Por quantos dias você carregaria uma dor de cabeça causada por perder todos os dados de uma planilha ou por não ter fácil acesso a elas? Algumas contas a pagar poderiam ficar para trás e algumas confusões de agendamentos e recebimentos de pacientes poderiam tumultuar a rotina, certo? 

A tecnologia está aí para evitar esse tipo de problema e livrar as preocupações. Por isso que um sistema de gestão médica é mais confiável para o registro, controle e monitoramento do seu faturamento. Com o sistema da Amplimed, por exemplo, você consegue: 

Cadastrar despesas:

O sistema de gestão médica te permite catalogar os gastos que você tem com a clínica todos os dias. Sempre que uma despesa se repetir, você já terá tudo configurado para fazer a anotação, economizando tempo de digitação. Mais do que cadastrar o item, também é possível registrar a forma de pagamento, seja boleto bancário, cartão de crédito ou em espécie. 

Prever o faturamento: 

Você pode registrar na aba contas a receber todos os rendimentos que vai receber nos próximos dias, diferenciando o que é proveniente de consultas particulares e o que tem origem de consultas marcadas por convênio. Também é possível aplicar filtros e entender qual profissional está levando mais rendimento para a clínica a cada mês. Ter uma previsão financeira é necessário para pensar se é preciso diminuir gastos, contratar novos colaboradores e se é possível investir em tecnologia e equipamentos. 

Controlar o fluxo de caixa: 

Todas as movimentações da clínica podem ficar em um só lugar, facilitando a leitura e a percepção do que entrou e do que saiu. Nessa aba do sistema de gestão da Amplimed, você consegue ter uma rápida e fácil visualização de todos os lançamentos, podendo ainda filtrar por tipo de conta, como condomínio, aluguel, consultas e produtos. 

Visualizar contas a vencer:

É interessante buscar um sistema de gestão médica que tenha uma boa visualização das necessidades imediatas que você pode ter enquanto gestor de clínica. A Amplimed conta com uma dashboard inteligente que facilita contas que vão vencer numa proximidade de 10 dias e contas que já venceram. 

4 – Aprimoramento da gestão 

Você pode controlar todos os rendimentos e gastos da clínica por meio de uma planilha. Mas vai ter que dedicar ainda mais tempo para observar, analisar e montar relatórios mensais com todos os dados anotados ao longo dos trinta dias.

A cada novo recorte que você precisar fazer a partir das informações em planilhas, você terá que repetir o processo de analisar e estruturar. Isso pode tomar horas do seu dia e ainda é um método que possui grandes chances de erros. 

O que você faria com o tempo que te sobraria se todos os relatórios fossem gerados automaticamente sem equívocos? O quanto você conseguiria se dedicar a outras demandas da clínica sem essa demanda nos seus ombros? 

No momento de migração da planilha para o um sistema de gestão médica, tenha certeza que ele pode te entregar resumos das principais atividades da clínica.

Pensando nos tópicos mencionados anteriormente nesse texto, a Amplimed pode te proporcionar relatórios de faturamento, relatórios sobre o fluxo de caixa, estoque e um relatório específico sobre o trânsito de pacientes no consultório.

Esses relatórios são excelentes formas de aprimorar a gestão da sua clínica médica ao passo que você tem mais controle sobre o que realmente está acontecendo. 

Mais do que praticidade no dia a dia, você pode melhorar a imagem que a clínica passa ao aprimorar a administração e investindo em um sistema de gestão médica.

Utilizando essa ferramenta, a organização pode estar mais presente nos processos do consultório, o que reflete diretamente na confiança que o paciente vai desenvolver e com a experiência que ele terá ao passar pelos atendimentos. 

Boas práticas administrativas são essenciais para que o bom atendimento médico seja reconhecido. Automatizar alguns processos manuais pode ser o seu primeiro passo. 

Os recursos oferecidos pelo sistema de gestão médica da Amplimed permitem que você tenha informações substanciais que vão te auxiliar a tomar decisões e definir direções para a sua clínica médica.

Preencha o formulário abaixo e faça o Teste Grátis agora mesmo para experimentar a rotina de ter um consultório médico mais funcional a partir do uso da tecnologia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.