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Site médico: dicas de como fazer

Tempo de leitura: 6 minutos

Para ter um site médico de sucesso ele tem que ser interessante aos olhos do seu público alvo e do Google. É por isso que quanto mais pessoas visitam o seu site, mais a plataforma de conteúdo indica seus posts para as pessoas que demonstram interesse.

Dessa forma, é essencial pensar no usuário e no que ele quer ver quando entra em um site médico. Produzir um conteúdo de qualidade vai te ajudar a se manter firme no mercado de saúde, que se mostra cada vez mais competitivo. Por isso, também aumenta a dificuldade de aparecer na primeira página do Google.

Mas, saiba que essa missão não é impossível. Com as nossas dicas, você vai saber como ter um site médico que agrade além da beleza. Assim, você conseguirá aparecer nos primeiros resultados do Google sem precisar pagar por isso. Confira abaixo!

É possível aparecer na primeira página do Google sem fazer anúncios?

Este é o grande objetivo da maioria das empresas ao criar um site. Isso acontece porque milhões de pessoas utilizam o Google todos os dias para tirar dúvidas. É por isso que ele também é conhecido como “buscador”. Nele, os usuários digitam suas perguntas, enquanto os algoritmos do Google trabalham para encontrar a melhor resposta para essas questões.

Sendo assim, a solução para as dúvidas do seu público alvo devem estar no seu conteúdo. É dessa forma que essas pessoas podem se tornar seus futuros pacientes: pela troca de informações.

Isso acontece porque os médicos são especialistas em sua área de atuação, permitindo que eles produzam e publiquem conteúdos confiáveis sobre assuntos que dominam, desde que estejam dentro dos parâmetros estipulados pelo CRM.

Por sua vez, os pacientes possuem dúvidas sobre saúde e qualidade de vida, que apenas um médico tem conhecimento suficiente para resolver.

Assim, surgiu a estratégia de marketing de conteúdo. Nela, são feitas ações para atrair pessoas para a clínica, sem gastar dinheiro com anúncios e propagandas.

Por que é tão importante ter tráfego orgânico no site médico?

O tráfego orgânico é a quantidade de pessoas que visitam o seu site médico quando procuram por algo no Google. É importante acompanhar essa métrica porque ela indica a quantidade de visitantes da sua página.

Ele também faz com que seu site apareça na primeira página do Google sem que você precise fazer anúncios para isso.

Dessa forma, quando você apresenta um bom resultado em tráfego orgânico, isso significa que seu site médico está sendo acessado por pessoas interessadas em seu conteúdo.

Com o tempo, sua página será uma referência na internet sobre o assunto que você trata. Além disso, você também estará contribuindo para a disseminação de informações verdadeiras e confiáveis, combatendo as fake news. Essa também é uma ótima forma de fidelizar pacientes antigos e conquistar novos.

5 dicas de como fazer seu site médico

Crie seu site em uma plataforma de confiança

O primeiro passo é criar o seu site médico dentro de uma plataforma de confiança. Assim, será mais fácil produzir e compartilhar seus conteúdos nas redes sociais.

Uma das plataformas mais utilizadas para criação de sites é o WordPress. Seus pluggins aumentam a quantidade de funcionalidades disponíveis para os usuários, facilitando o reconhecimento do site médico pelos mecanismos de busca do Google.

Defina seu público alvo

Conhecer seu paciente vai te ajudar muito na hora de produzir seu conteúdo e outras estratégias de marketing médico. Pense da forma mais detalhada possível, segmentando sexo, idade, estado civil, profissão, principais desafios, interesses, atividades de lazer, esportes e vida social.

Produza conteúdo de qualidade

Além de responder as principais dúvidas do seu público, um conteúdo de qualidade também precisa ser produzido de acordo com as regras de otimização do Google.

Além disso, é importante que a linguagem utilizada seja clara e atrativa. Lembre-se que você não está escrevendo para médicos, e sim para pessoas que não conhecem termos técnicos da medicina.

Quando uma pessoa lê algum artigo e tem sua pergunta respondida, é comum que elas voltem para o seu site médico quando tiverem outras dúvidas. Também é possível que quando elas perceberem que um parente ou amigo está com uma dúvida parecida, elas indiquem o seu portal. Isso vai fazer com que sua credibilidade digital aumente.

Divulgue o conteúdo nas redes sociais

Além de serem redes sociais perfeitas para manterem um bom relacionamento com seu público, Facebook e Instagram também podem servir como forma de comprovar a qualidade dos seus serviços.

Nessas redes sociais, é possível que os pacientes deixem comentários e elogios a você e ao seu trabalho. Essas mensagens ficam públicas no seu perfil e podem ser vistos por pessoas que não seguem a sua página, mas que têm contato com os seus pacientes.

Assim, Facebook e Instagram podem ser utilizados para aumentar as indicações dos seus pacientes. Para isso, em cada publicação, incentive o compartilhamento e outras interações, como likes e comentários. Dessa forma, você vai ganhar pontos positivos nessas plataformas.

Aplique técnicas de SEO

Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias aplicadas para melhorar seu posicionamento no Google. Essas técnicas fazem com que o buscador reconheça o seu site médico, assim como os seus conteúdos e as interações que a sua marca faz no ambiente digital.

Existem ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, Google Search Console e SemRush, que oferecem informações que ajudam a ranquear melhor o site médico. 

Com esses dados, é possível planejar a criação de conteúdos mais assertivos, verificar se há algum problema no site, entre outras atividades dentro da rotina de marketing de conteúdo. 

Conclusão

Hoje em dia, quem não está presente na internet não tem mais espaço no mercado. Por isso, manter um site médico se tornou algo essencial. 

Com a ajuda da tecnologia, é possível inserir botões e links que ajudam a otimizar a rotina médica, como por exemplo, o agendamento online. Dentro do seu site médico, é possível criar um espaço onde o paciente pode ser redirecionado diretamente para a canal de agendamento. 

Bem legal, não é mesmo? Na Amplimed, profissionais que contratam o módulo de agendamento online tem um site com seu nome e descrição. Além disso, também podem configurar os horários disponíveis para o agendamento. 

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Sobre a autora:

Assinatura Julia

 

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