A prescrição digital é essencial para as clínicas médicas inovadoras. Afinal, a prescrição é uma prática comum no dia a dia dos profissionais e as ferramentas tecnológicas trazem muita praticidade para o processo. Outro fator importante para os consultórios online é o bom uso dos dados na gestão e no atendimento de pacientes.
Por isso, neste texto vamos trazer as principais vantagens de um software médico totalmente integrado e com prescrição digital.
- Receituário sem erros e sem rasuras;
- Maior segurança para a clínica online;
- Padrão e praticidade de prescrição;
- Integração completa do sistema de gestão.
1. Prescrição digital: receituários sem erros e sem rasuras
A prescrição digital tem diversas vantagens, mas a mais evidente é a precisão das informações. Quando comparada com um receituário preenchido manualmente, você nota que a prescrição digital apresenta maior qualidade, clareza e precisão. Afinal, você não precisa se preocupar com a letra, com a caneta ou com o espaço da folha. Na prescrição digital, tudo é precisamente definido na tela do seu sistema. Então, você assina eletronicamente e envia para o paciente. Claro, se for necessário, você também pode imprimir e assiná-la. Dessa forma, além de economizar tempo na consulta, a prescrição digital mostra ao paciente um cuidado adicional com a qualidade do serviço prestado. Trata-se da imagem oposta à daquela prescrição feita em papel amassado, com letra ilegível e escrita de qualquer jeito, não é? Aliás, com a prescrição digital você também não suja o jaleco com tinta do carimbo ou da caneta. Ao falar das rasuras na prescrição, não poderíamos esquecer do clássico: “Doutor, não entendi o que está escrito aqui”. Lembre-se de que a clareza das informações registradas nos documentos médicos é imprescindível, conforme a Resolução 67/2007 da Anvisa traz em seu item 5.18.4:A avaliação da prescrição deve observar: a) legibilidade e ausência de rasuras e emendas.Mas como você vai garantir que a assinatura de uma prescrição digital seja legítima? Veja a resposta a seguir.
2. Maior segurança para a clínica médica
A teleconsulta é uma alternativa importante para os atendimentos médicos e tornou-se popular durante a pandemia. A clínica se beneficia muito com as consultas virtuais, assim como os pacientes que podem buscar atendimento especializado sem sair de casa. A viabilidade da teleconsulta, no entanto, depende da possibilidade de o paciente obter uma prescrição digital. Afinal, muitos casos atendidos no ambiente virtual requerem do profissional a prescrição de medicamentos. Para entender como uma prescrição digital pode ser confiável, é necessário compreender como funcionam as assinaturas no ambiente digital. A Lei 14.063/2020 regulamenta as assinaturas eletrônicas em documentos de saúde. Assim, em seu Art. 4º, define os três tipos de assinaturas eletrônicas:- Simples: que apenas permite identificar o seu signatário;
- Avançada: que não utiliza certificado emitido pela ICP-Brasil, mas que é admitida como válida pelas partes e que seja associado a seu signatário de forma inequívoca;
- Qualificada: que utiliza certificado digital emitido pela ICP-Brasil.