Você gostaria que as empresas que você contrata disponibilizassem um profissional para garantir sua satisfação? A área de Sucesso do Cliente (do inglês Customer Success) tem como objetivo garantir que o cliente obtenha os resultados desejados com a utilização dos produtos ou serviços da empresa contratada.
As ações dos especialistas em Sucesso do Cliente começam a partir da contratação. A área especializada na experiência do cliente é uma novidade no mercado. Aqui na Amplimed, após o contrato for firmado, nosso especialista entra em contato com você para garantir a melhor experiência com o sistema.
Neste artigo, abordaremos:
- A definição e as principais práticas da área de Sucesso do Cliente.
- Como os especialistas da Amplimed trabalham para garantir o sucesso do cliente..
O que é a área de Sucesso do Cliente?
Lincoln Murphy é a principal referência desde que o termo Customer Success e suas atividades ganharam mercado. Segundo ele,
Sucesso do cliente é quando seus clientes alcançam o resultado desejado através das interações com a sua empresa.
A área surgiu quando empresas SaaS (Software como Serviço) começaram a indicar um especialista que ajudaria o cliente a alcançar os melhores resultados com a utilização do sistema oferecido.
Assim, este profissional se diferenciava dos demais times. Diferente do Suporte Técnico, do time de vendas ou até mesmo do pós-vendas, o Sucesso do Cliente é mais focado na interação e na experiência.
Por isso, o especialista trabalha muito mais sobre “O que fazer?” do que “Como fazer?”. Ou seja, o atendimento é voltado às melhores práticas para as especificidades do contratante.
É claro que o sucesso do cliente não é responsabilidade exclusiva desta área. Toda a empresa trabalha com essa intenção. Porém, o especialista em Sucesso do Cliente será a referência para obter as melhores soluções durante todo relacionamento do cliente com a contratada.
As principais atividades do Customer Success são:
- Ativar os clientes após a venda;
- Integrá-los com o atendimento para aproveitamento de todos os recursos;
- Comunicar com outros times sobre o andamentos do projeto dos clientes;
- Avaliar indicadores de performance e resultados dos clientes;
- Elaborar relatórios para demonstrar ao cliente sua evolução e as perspectivas;
- Ensinar o cliente a utilizar todos os recursos da empresa;
- Ouvir feedbacks dos clientes.
Dos primeiros passos ao sucesso do cliente
Um dos principais objetivos da área de Sucesso do Cliente é a criação de um relacionamento de confiança entre o cliente e a empresa. Esse vínculo é personificado na figura do especialista responsável pelo projeto. Assim, desde os primeiros contatos com o produto, o cliente é acompanhamento e tem suas dúvidas respondidas.
Dessa forma, todo processo de implantação ou de migração de software é executado de acordo com as necessidades do cliente. Para isso, o especialista acompanha o cliente nas etapas de:
- Implantação;
- Utilização diária;
- Treinamentos;
- Suporte;
- Melhorias;
Assim, o Analista de Sucesso do Cliente passa a conhecer em mais detalhes o funcionamento dos negócios do cliente. Dessa forma, consegue antecipar as dificuldades na utilização do produto e torna-se um contato confiável.
O conhecimento por parte da área da Sucesso do Cliente do dia a dia do contratante facilita a vinculação e o relacionamento duradouro. Afinal, melhor do que trocar de serviços mensalmente é contar com uma empresa confiável, focada no sucesso do seu negócio.
Atendimento proativo para evitar problemas
A área de Sucesso do Cliente é diferente do Suporte Técnico. Embora as duas áreas trabalhem em contato, as principais diferenças são:
- Proatividade;
- Foco;
O Suporte Técnico trabalha com a solução de problemas nas funcionalidades do software, com foco em garantir a qualidade do produto. Já a área de Sucesso do Cliente é proativa, antecipando e eliminando as dificuldades para garantir a melhor experiência do usuário.
O principal foco, portanto, está no modo como o cliente utiliza o produto. Em outras palavras, o Sucesso do Cliente visa garantir o maior aproveitamento dos recursos, com o menor nível de dificuldade possível. O nome da área sugere esse foco. Afinal, sucesso do cliente não se trata de funcionalidades do software. Trata-se de aprimorar a experiência com a utilização do software para que o cliente obtenha sucesso em seus próprio negócios.
Como um especialista em Sucesso do Cliente da Amplimed pode ajudar sua clínica médica?
Você já sabe que a Amplimed está sempre atenta às tendências da tecnologia. Saiba que também colocamos em prática as estratégias de atendimento que trazem os melhores resultados para nossos clientes. Por esse motivo, após a contratação do sistema Amplimed, um especialista do nosso time de Sucesso do Cliente vai acompanhar toda sua jornada.
Veja o que nosso especialista, Geovani Kostulski, fala sobre a atuação da Amplimed em busca do sucesso de nossos clientes:
O nosso objetivo vai além de disponibilizar uma plataforma de gestão de alta qualidade para nossos clientes. Para isso, buscamos entender a necessidade de cada um e mostrar como a Amplimed pode ajudar a resolver essas demandas, oferecendo acompanhamento e apoio sempre que necessário. Dessa forma, alcançamos resultados reais, que trazem praticidade e agilidade ao dia a dia das clínicas.
Migração de software médico: segurança e praticidade
Mostramos em detalhes como funciona a troca de software médico no artigo: “Migração de software médico: mais rápida e segura do que você imagina!”. Clique aqui e leia na íntegra. Você pode ler o artigo para conhecer melhor o processo e compreender as medidas de segurança tomadas por nossa equipe.
Durante todos os procedimentos de migração, você terá contato com nosso especialista para esclarecer dúvidas e ouvir suas solicitações. A migração dos dados é parte do processo de implantação do sistema.
Assim, tanto a implantação quanto a migração são acompanhadas por um especialista, que visa garantir a melhor experiência possível em uma eventual troca de sistema. A migração de software médico ocorre com a extração dos dados da base original. As etapas são as seguintes:
- Você decide migrar para um sistema mais eficiente;
- Nossa equipe acessa seu sistema antigo;
- É feita uma cópia dos dados armazenados no sistema antigo;
- Esta cópia é integrada no sistema Amplimed.
Após a migração, nosso especialista em Sucesso do Cliente mantém contato direto com você e sua equipe para as próximas etapas.
Reuniões de acompanhamento e treinamentos
Caso você nunca tenha utilizado um software médico e tenha escolhido a Amplimed como sua primeira parceira, saiba que o treinamento sobre as funcionalidades é por nossa conta.
Assim, tanto para clientes que precisam fazer a migração de software quanto para aqueles que têm a Amplimed como primeira parceira, o treinamento das funcionalidades será estratégico. Para isso, nosso especialista agenda reuniões periódicas com você e com sua equipe para demonstrar as funcionalidades do sistema.
Além disso, nessas reuniões você poderá tirar todas as dúvidas sobre a melhor forma de utilizar o sistema. Dizemos que o treinamento é estratégico, pois não se trata de onde clicar, mas como utilizar o sistema para melhorar a performance da sua clínica.
Se você possui uma equipe numerosa, as reuniões podem ser separadas por módulo. Assim, cada reunião será específica para as funcionalidades utilizadas no dia a dia de cada profissional:
- Recepção;
- Gestão;
- Estoque;
- Atendimento médico;
- Gerência de Convênios;
- Comunicação com pacientes;
Portanto, após a contratação, você pode solicitar o treinamento das funcionalidades na forma que melhor se adequar à sua clínica. Além dos treinamentos estratégicos, nossos especialistas em Sucesso do Cliente possuem outro diferencial. Eles não abandonam sua clínica após demonstrar as funcionalidades, pelo contrário. Conforme você e sua equipe conhecem o sistema Amplimed, o contato com nosso especialista passa a ser focado nas métricas de sucesso para sua clínica.
Nossa área de Sucesso do Cliente trabalha para garantir que sua clínica vivencie a praticidade e a segurança no padrão Amplimed! Para isso, os profissionais estarão sempre atentos às suas necessidades.
Conclusão
A tradução da expressão em inglês Customer Success define a principal missão deste profissional: o sucesso do nosso cliente! Por isso, a Amplimed investe no melhor time de especialistas em Sucesso do Cliente. Assim, garantimos resultados reais para sua clínica com a utilização do nosso software de gestão inteligente.
O Sucesso do Cliente é o foco da Amplimed. Por isso, um profissional assume seu projeto desde os primeiros passos. O contato próximo possibilita que sua equipe aproveite as funcionalidades da Amplimed e que nossa equipe compreenda suas necessidades. Para isso, buscamos as melhores estratégias desde a migração e implantação do sistema até o acompanhamento de suas métricas.
O especialista em Sucesso do Cliente atua muito além da resolução de problemas. Ele analisa e prevê possíveis problemas sem qualquer impacto negativo no funcionamento da sua clínica. No lugar das dificuldades, nosso time implementa soluções focadas em segurança, praticidade e lucratividade para o seu negócio.