Tags automáticas e como elas otimizam o tempo em consulta

tags automáticas

Compartilhe esse artigo em suas redes

pop-up oferta especial Amplimed

O software médico da Amplimed possui um diferencial que auxilia em diversos momentos da consulta e especialmente na otimização do tempo: as tags automáticas.

E quando falamos em otimização de tempo pensamos nos profissionais que podem recalcular a rota e logística de suas agendas, entre outras vantagens. Mas não são apenas eles os beneficiados por ferramentas no sistema que possibilitam uma melhor gestão de tempo.

Uma das coisas que um paciente mais preza quando questionado sobre sua escolha por uma clínica é justamente o tempo gasto na sala de espera e a qualidade da consulta.

E, matematicamente, embora um argumento pareça diretamente proporcional ao outro – ou seja, quanto menor o tempo gasto na sala de espera, menor o tempo que o doutor se dedica à consulta, para poder agilizar o próximo atendimento – essa informação não poderia ser mais inverídica. 

Com o auxílio de um software de gestão médica qualificado, o que acontece é justamente o oposto: quanto menor o tempo de espera na recepção, maior vai ser o tempo dedicado ao paciente em consulta.

Isso porque ferramentas como o prontuário eletrônico do paciente (PEP), tags automáticas e documentos sempre em mãos, estão disponíveis no software de gestão de saúde da Amplimed para que o tempo em consulta seja gasto exclusivamente com preocupações depositadas pelo e sobre o paciente, uma anamnese qualificada e exames físicos adequados.

Deixando de lado o tempo gasto pelo médico com preenchimentos cadastrais que podem ser demorados, colocando em seu lugar um sistema que os simplificam e otimizam.

Nos próximos passos mostraremos como a implementação do sistema de tags automáticas acontece e algumas das coisas que um profissional da saúde poderá fazer com o tempo que economizar ao aderir a este recurso.

Como funcionam as tags automáticas da Amplimed

Assim como seu preenchimento simples, as tags automáticas também são de fácil localização na plataforma da Amplimed. 

Basta clicar na configuração do prontuário eletrônico e o doutor já poderá visualizar o item.

A tag pode ser utilizada para preenchimento automático de alguma queixa comum entre pacientes e que, quando detalhada, terá quase sempre a mesma descrição.

Podemos usar como exemplo a cefaléia, um problema comum, de muitas causas, mas, normalmente, descrições similares.

O médico consegue lançar no sistema de prontuário tags automáticas com títulos como cefaléia, e na descrição detalhada do conteúdo, a queixa, como ela quase sempre se apresenta, “o paciente refere cefaléia frontal, moderada a intensa, etc.”

Quando se direcionar ao prontuário para o preenchimento da anamnese, verá que ao digitar o título de uma ou mais tags automáticas aparecerá, automaticamente, o conteúdo direcionado a ela.

Isso pode gerar algumas dúvidas, como “e se a descrição dos sintomas for diferente das daquelas configuradas nas tags automáticas?”

A vantagem é que a tag é apenas um facilitador, e não um preenchimento obrigatório. O que permite que, se a correspondência entre título e conteúdo estiverem divergentes, o médico, de certa forma, ignore a tag sugerida pelo sistema e possa terminar o preenchimento com as características descritas pelo paciente.

As tags automáticas da Amplimed são direcionadas para mais de um campo do prontuário eletrônico, podendo ser inseridas em anamnese, conclusão diagnóstica e lista de problemas.

Para primeiras consultas, quando o médico ainda não conhece o seu paciente e os motivos que o levaram a procurá-lo, as tags automáticas são essenciais na assertividade de informações e na otimização do tempo.

Um primeiro momento de conhecimento é sempre mais demorado, porque é nessa consulta que o doutor pode conhecer mais sobre o seu paciente como indivíduo, para poder avaliá-lo.

É nessa consulta que normalmente o próprio médico solicita dados como idade, profissão, confere peso, altura, além de perguntar o motivo da procura.

Para que esse questionário não precise ser digitado, campo a campo, pelo profissional, basta que ele crie tags automáticas de primeira consulta, por exemplo. Que o levem ao preenchimento automático de um conteúdo em que conste nome, idade, altura, peso, profissão e outras informações que julgar necessárias.

O que o doutor pode fazer com o tempo que economizar usando as tags automáticas da Amplimed

Tags automáticas

Qualidade de vida pessoal, qualidade nos atendimentos, investimentos em processos da clínica que podem estar em defasagem em relação a outros são algumas das áreas que podem ser beneficiadas por um software de gestão que utilize tags automáticas, e que, assim, insira no seu dia a dia uma melhor logística de tempo.

Investir em sua vida pessoal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera alguns itens para uma boa qualidade de vida, entre eles estão o estado emocional, interação social, autocuidado, suporte familiar e estilo de vida. Ainda há muitos outros fatores, mas esses andam de mãos dadas com a distribuição de um tempo de qualidade na rotina.

É por isso que escolhemos abordá-los neste tópico.

Especialmente durante e após os momentos de crise da pandemia, os médicos regrediram muito o seu tempo fora de clínicas e hospitais, e consequentemente, a sua qualidade de vida.

Se antes já era difícil, por inúmeros plantões e casos de emergência, para que o médico regulasse a sua agenda de modo a ter uma rotina pessoal saudável, mesmo atrelada a uma rotina profissional agitada, pós-covid essa separação de tempo se tornou ainda mais escassa.

Não à toa, diversos profissionais sofreram com sequelas de exaustão e síndrome de burnout entre profissionais da saúde foi um tópico que ganhou um espaço nunca visto antes.

O desequilíbrio entre vida social e profissional do médico foi um assunto abordado amplamente na mídia, e agora é o momento de correr atrás do prejuízo deixado por décadas de falta de espaço na agenda e reiterado pelo estado emergencial deixado pela pandemia.

Embora não seja possível desmarcar inúmeras consultas em prol dessa qualidade de vida, é possível, como um trabalho de formiga, ir economizando o tempo gasto em cada uma de pouco em pouco.

Minutos e espaços curtos, se tornam horas de qualidade e lazer em família ou em um sossegado momento de solitude ao final do dia.

O software médico da Amplimed, que disponibiliza ferramentas como as tags automáticas, permite que o médico colecione essa otimização de poucos minutos ao longo do dia, de modo a transformá-la em horas no fim do expediente.

Uma descrição de sintomas a menos que se deva fazer em consulta, porque o conteúdo a ser descrito já está pronto em nossa plataforma, são alguns minutos de descanso a mais, e com certeza, um saldo maior de qualidade de vida.

Qualidade de atendimento em consulta através das tags automáticas

Uma consulta que demanda muito tempo do profissional em partes burocráticas, como o preenchimento dos prontuários ou de dados pessoais, parece, aos olhos do paciente, uma consulta com pouca dedicação ao que realmente deveria ser debruçado o interesse: as queixas do paciente, para um diagnóstico assertivo.

Sempre que alguém decide se consultar, espera atenção do médico ao que está sendo dito, e, do lado oposto, também há a cobrança do próprio profissional por uma escuta ativa que transpareça ao seu paciente o interesse no caso.

Nenhum paciente deseja se sentar na cadeira e perceber que o médico passa muito mais tempo dedicado ao teclado ou à tela do computador do que aos seus relatos ou a um exame físico.

Para um bom diagnóstico, é necessária uma boa anamnese. E ela não pode ser feita apenas do preenchimento de informações.

O preenchimento é a consequência. A atenção colocada sobre o relato, é o principal.

As tags automáticas auxiliam para que o médico passe mais tempo olhando para as feições do seu paciente, e consiga retirar, com sua sensibilidade, informações delas, do que passe mais tempo encarando a tela do computador.

Investimentos em outras áreas da clínica que precisam de cuidados

Uma boa apresentação da sua clínica pode trazer novos pacientes, especialmente se ela for divulgada em canais de comunicação de marketing médico, em redes sociais como o Instagram.

Além de fidelizar pacientes que já frequentam o ambiente, por sentir que há uma preocupação com o bem estar em todas as áreas do consultório, e não apenas na que se dedica ao cuidado com a saúde, dentro da consulta.

Mas, para isso, é necessário também haver tempo. O médico dono da clínica precisa sentar-se com arquitetos, elaborar um projeto de decoração para a clínica, ou, se encontrar prazer nisso, ele mesmo comprar itens decorativos para recriar a cara do consultório.

As tags automáticas novamente podem trazer o respiro que o profissional da saúde necessita para focar em investimentos que irão elevar o patamar da sua clínica e irão atrair novos pacientes e multiplicar seu número de consultas.

A vantagem é que, quando isso acontecer, o seu consultório já estará equipado e preparado para atendê-los cada vez melhor com o software de gestão em saúde da Amplimed.

Uma plataforma que executa todos os seus recursos com base em segurança de dados e armazenamento em nuvem, prontuário eletrônico com telemedicina integrada, documentos médicos e mídias dos pacientes sempre em mãos, e a otimização do tempo do profissional da saúde através das tags automáticas.

Compartilhar em:

Olá amigo(a), conheça o software Amplimed, feito por médicos, com a intenção de contribuir com o ecossistema da saúde de forma digital.
Doutor marcos andré
Marcos. A. Sonagli
Ortopedista
pop-up fechar página