A teleconsulta é uma modalidade da telemedicina que permite, a partir da tecnologia, aumentar o alcance no atendimento profissional médico, além de reduzir custos e otimizar tempo.
Essa ferramenta pode ser utilizada de diferentes formas. Uma possibilidade é entre especialistas que podem trocar informações importantes para a saúde integral do paciente. Essa prática também colabora para tratamento e diagnóstico mais certeiros.
E, é claro, a teleconsulta também é uma ótima alternativa para pacientes e profissionais da saúde. Afinal, ela permite o atendimento imediato, independente das fronteiras que separam as duas partes.
Você quer saber mais sobre esse assunto? Neste texto, mostraremos as 4 principais vantagens da teleconsulta para o dia a dia da sua clínica. Aproveite a leitura!
Amplie o acesso à saúde com a teleconsulta
Tenha muito mais agilidade nos atendimentos
Aumente o número de atendimentos com a teleconsulta
Não demanda grandes investimentos da sua clínica médica
Amplie o acesso à saúde com a teleconsulta
Você já recebeu contato de pacientes de outros estados? Com a teleconsulta, esse cenário pode ser uma realidade. Afinal, a ferramenta possibilita atender pacientes de qualquer lugar e no horário que você quiser. Isso faz com que o acesso à saúde seja ampliado.
Dica extra:
Se a sua clínica possuir o recurso de agendamento online, fica ainda mais fácil. Com esse módulo, você e os demais profissionais podem decidir suas agendas com total autonomia. Assim, o paciente pode escolher o melhor momento, de acordo com os próprios compromissos.
Além disso, com a teleconsulta, há uma maior praticidade para os pacientes que não podem ou não têm tempo de se deslocar até sua clínica.
Isso faz com que eles até mesmo agendem o atendimento para tirar algumas dúvidas, discutir resultados de exames ou relatar novos sintomas.
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Esse tipo de consulta poderia ser ignorada pelo paciente caso ele precisasse se deslocar até sua clínica.
Portanto, a teleconsulta aumenta não somente o número de atendimentos, mas a qualidade do acompanhamento do tratamento.
A teleconsulta, dessa forma, contribui para um melhor vínculo entre médico e paciente. Essa relação é fundamental para o andamento dos atendimentos e também pode contribuir para uma melhora no estado de saúde.
Afinal, a maior disponibilidade da sua clínica devido à teleconsulta acelera a tomada de decisão do paciente quanto à marcação de um horário. Logo, ele não vai adiar a busca por assistência.
A vantagem mais evidente da teleconsulta é, portanto, uma maior disponibilidade da clínica para atendimento dos pacientes.
Sempre que eles identificarem algum sintoma, saberão que sua clínica está de portas abertas, de forma física e virtual, para prestar atendimento.
Tenha muito mais agilidade nos atendimentos
Outro benefício que sua clínica vai experimentar com a teleconsulta é uma maior agilidade nos atendimentos.
Além de disponibilizar atendimento aos pacientes sem que se desloquem, eles não precisarão entrar em contato antes do início da consulta, na verdade, basta que acessem o link enviado no horário do atendimento.
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Dessa forma, você não compromete o tempo dos pacientes, muito menos cria filas de espera na sua recepção.
Com a teleconsulta, o paciente acessa o link no horário agendado e despede-se ao final do atendimento. Assim, sem conflito de horários ou atrasos, você pode gerenciar o fluxo de pacientes com mais facilidade.
Além de tudo isso, com um sistema de teleconsulta com prontuário eletrônico integrado, você tem um grande apoio na dinâmica dos atendimentos virtuais.
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Afinal, não precisará fazer anotações manuais e, então, enviar uma cópia digitalizada ao paciente. Você deve apenas preencher o prontuário que é automaticamente criado a partir do agendamento online.
Durante o atendimento, você também pode criar atalhos para preenchimento automático do prontuário.
Quando ambos os recursos são provenientes do mesmo sistema médico, você tem a praticidade adicional de que todos os documentos anexados no chat da teleconsulta são arquivados junto ao prontuário eletrônico também de forma automática.
No final da consulta, você pode, ainda, emitir uma prescrição digital com assinatura eletrônica.
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Viu como o sistema pode agilizar suas consultas? Aproveite e conheça agora:
Aumente o número de atendimentos com a teleconsulta
Aumentar o número de pacientes é o desejo da maioria dos gestores de clínicas quando pensam em melhorar a rentabilidade do seu negócio.
Existem diferentes formas de receber mais agendamentos, que incluem, por exemplo, estratégias de marketing médico.
Antes de tudo, é preciso considerar que a teleconsulta coloca sua clínica em um novo mercado, mais amplo e com diferentes desafios.
O Conselho Federal de Medicina aponta que, no Brasil, há mais de 600 mil médicos atuantes. Entre eles, há uma evidente concentração de profissionais nas grandes cidades e, em especial, nas regiões Sul e Sudeste.
Considerando essa concorrência, você precisa pensar em formas de se destacar. No momento em que sua clínica disponibilizar teleconsulta, você poderá atender pessoas de qualquer lugar do Brasil.
Isso aumenta o acesso dos pacientes ao atendimento de qualidade e, também, aumenta a participação da sua clínica no mercado.
Com maior disponibilidade e maior agilidade nos atendimentos, você poderá ampliar as estratégias de comunicação da clínica para atrair pacientes de outras regiões.
Mas, vale lembrar ainda que, ao ampliar o alcance da sua clínica médica, você terá que disponibilizar uma ferramenta prática de agendamento.
Por isso, novamente o agendamento online torna-se indispensável. Afinal, com este recurso, os pacientes poderão agendar imediatamente quando estiverem procurando por um médico.
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Para que sua clínica seja referência em teleconsultas, experimente e entenda como funciona a plataforma de telemedicina da Amplimed.
Não demanda grandes investimentos da sua clínica médica
As teleconsultas podem ser utilizadas em todos os casos de menor complexidade e não demandam muito dinheiro da sua clínica.
Na verdade, além de um sistema confiável e completo de valor acessível, é necessário apenas o computador que sua clínica já possui e um ambiente confortável para você se concentrar.
Todos os recursos podem ser digitais. Mas, para isso, garanta que o sistema escolhido integre agendamento online, prontuário eletrônico, prescrição digital com a plataforma de teleconsulta.
Assim, sua clínica será automatizada, obtendo maior agilidade e segurança nos atendimentos e na gestão de dados dos pacientes.
Dessa forma, você economiza com material de escritório, com espaço para arquivo e, principalmente, com colaboradores.
Por isso, você pode reorganizar sua equipe para tarefas de maior impacto no crescimento da clínica, como acompanhamento da agenda virtual e revisão das informações de convênios médicos para evitar glosas administrativas.
Como você viu, a teleconsulta chegou para encurtar distâncias e ampliar o acesso à saúde de qualidade para pacientes de todo o Brasil.
Agora que você já conhece os principais benefícios da ferramenta, que tal entrar em contato conosco e experimentar o sistema gratuitamente por 10 dias?