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Teleconsulta: 4 principais vantagens para sua clínica médica

Tempo de leitura: 6 minutos

A teleconsulta tem sido uma prática muito discutida entre os médicos e entre as entidades de regulação profissional. Como um caminho inevitável na prática médica, chama atenção de muitos profissionais pelas inúmeras vantagens que possui. 

Neste artigo, mostraremos as 4 principais vantagens da teleconsulta para o dia a dia da sua clínica. 

  • Maior disponibilidade para os pacientes; 
  • Maior agilidade nos atendimentos;
  • Aumento do número de consultas;
  • Redução de custos.

Maior disponibilidade para os pacientes

A teleconsulta possibilita que você atenda pacientes que estejam em qualquer lugar e no horário que você quiser. Portanto, a disponibilidade não se restringe ao horário comercial ou outra convenção. Você e os demais profissionais da clínica podem decidir os horários em que estarão disponíveis para teleconsultas e liberar na agenda. Assim, o paciente pode escolher o melhor horário de acordo com os próprios compromissos. Se a sua clínica possui o recurso de agendamento online, fica ainda mais fácil. 

Além disso, há uma maior praticidade para os pacientes que não podem, ou não têm tempo, de se deslocar até sua clínica. Com a teleconsulta, é possível que eles agendem o atendimento para tirar algumas dúvidas, discutir resultados de exames ou relatar novos sintomas. Esse tipo de consulta poderia ser ignorada pelo paciente caso eles precisassem se deslocar à sua clínica. Portanto, a teleconsulta aumenta não somente o número de atendimentos, mas a qualidade do acompanhamento do tratamento proposto. 

A teleconsulta, dessa forma, contribui para um melhor vínculo entre médico e paciente. Essa relação é fundamental para o andamento dos atendimentos e também pode contribuir para uma melhora no estado de saúde. Afinal, a maior disponibilidade da sua clínica devido à teleconsulta acelera a tomada de decisão do paciente quanto à marcação de um horário. Logo, ele não vai adiar a busca por assistência. 

A vantagem mais evidente da teleconsulta é, portanto, uma maior disponibilidade da clínica para atendimento dos pacientes. Sempre que eles identificarem algum sintoma saberão que sua clínica está de portas abertas, de forma física e virtual, para prestar atendê-los. 

Conheça um dos recursos que pode ser integrado com sua plataforma de teleconsulta: “Agendamento online: 7 Benefícios que a sua clínica não pode ignorar”

Maior agilidade nos atendimentos

Outro benefício que sua clínica vai experimentar com a teleconsulta é uma maior agilidade nos atendimentos. Além de a sua clínica estar disponível sem que os pacientes se desloquem, eles não precisarão entrar em contato antes do início da consulta. Basta que eles acessem o link enviado no horário do atendimento. 

Dessa forma, você não compromete o tempo dos pacientes, tampouco, cria filas de espera na sua recepção. Com a teleconsulta, o paciente acessa o link no horário agendado e despede-se ao final do atendimento. Assim, sem conflito de horários ou atrasos, você pode gerir o fluxo de pacientes com mais naturalidade. 

Com a consulta online, os profissionais da sua clínica vão adaptar-se ao controle do início e do final do atendimento. Para isso, é preciso focar na entrevista diagnóstica, na interpretação da sintomatologia e nas hipóteses de tratamento. O ideal para maior agilidade é que a consulta seja estruturada com uma sequência lógica de perguntas e procedimentos. Você deve usar a experiência do atendimento presencial para administrar o tempo entre a objetividade e a escuta atenta do paciente. 

Um sistema de teleconsulta com prontuário eletrônico integrado auxilia na dinâmica dos atendimentos virtuais. Afinal, você não precisará fazer anotações manuais e, então, enviar uma cópia digitalizada ao paciente. Você deve, apenas, preencher o prontuário que é automaticamente criado a partir do agendamento online. Durante o atendimento, você também pode criar atalhos para preenchimento automático do prontuário

Quando ambos os recursos são provenientes do mesmo sistema médico, você tem a praticidade adicional de que todos os documentos anexados no chat da teleconsulta são arquivados junto ao prontuário eletrônico também de forma automática. No final da consulta, você pode, ainda, emitir uma prescrição digital com assinatura eletrônica. 

Para saber mais, leia nosso artigo: “Prescrição digital na sua clínica: inovação, segurança e praticidade”

Aumento do número de consultas

Aumentar o número de pacientes é o desejo da maioria dos gestores de clínica quando pensam em melhorar a rentabilidade do seu negócio. Existem diferentes formas de receber mais agendamentos, que incluem, por exemplo, estratégias de marketing médico. Antes de tudo, é preciso considerar que a teleconsulta coloca sua clínica em um novo mercado, mais amplo e com diferentes desafios. 

O estudo Demografia Médica apontou que no Brasil há quase meio milhão de médicos atuantes. Deste total, 44,3% possuem pelo menos uma especialidade. Portanto, são quase 200 mil médicos especialistas no país. Além disso, há uma evidente concentração de profissionais nas grandes cidades e, em especial, nas regiões Sul e Sudeste.   

No momento em que sua clínica disponibilizar teleconsulta, você poderá atender pessoas de qualquer lugar do Brasil. Isso aumenta o acesso dos pacientes a um atendimento de qualidade e, também, aumenta a participação da sua clínica no mercado. Com maior disponibilidade e maior agilidade nos atendimentos, você poderá ampliar as estratégias de comunicação da clínica para atrair pacientes de outras regiões. 

Ao ampliar o alcance do seu negócio, será preciso disponibilizar uma ferramenta prática de agendamento. Por isso, o agendamento online torna-se indispensável. Afinal, com este recurso, os pacientes poderão agendar imediatamente quando estiverem procurando por um médico. Além disso, a fidelização dos pacientes que já conhecem sua clínica também aumenta o número de consultas devido à recorrência. 

Para que sua clínica seja referência em teleconsultas, entenda como funciona a Plataforma de Telemedicina da Amplimed.

Redução de custos

As teleconsultas reduzem os custos dos seus atendimentos e podem ser utilizadas em todos os casos de menor complexidade. Você economiza tempo dos profissionais médicos e da equipe administrativa. Também economiza recursos financeiros, já que são necessários apenas o computador que sua clínica já possui e um ambiente confortável para você se concentrar. 

Todos os recursos podem ser digitais. Para isso, você só precisa escolher um sistema que integre agendamento online, prontuário eletrônico, prescrição digital com a plataforma de teleconsulta. Assim, sua clínica será automatizada, obtendo maior agilidade e segurança nos atendimentos e na gestão de dados dos pacientes. 

Dessa forma, você economiza com material de escritório, com espaço para arquivo e, principalmente, com pessoal. Por isso, você pode reorganizar sua equipe para tarefas de maior impacto no crescimento da clínica, como acompanhamento da agenda virtual e revisão das informações de convênios médicos para evitar glosas administrativas. 

Quer experimentar a transformação trazida pelas teleconsultas? Preencha o formulário abaixo.


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