Você ainda vai ouvir falar muito sobre telessaúde em 2019. E o motivo é bastante positivo, pois essas plataformas online são capazes de otimizar os mais variados processos na sua clínica.
Do agendamento ao atendimento médico, chegando à análise de exames, são muitas as contribuições à gestão que estão ao alcance da tecnologia.
Como a evolução em saúde digital acontece em alta velocidade, novidades importantes são esperadas no curto prazo, além de todos os serviços já disponíveis.
Para você não ficar atrás da concorrência, acompanhe este artigo até o final. Nele, vamos falar sobre telessaúde, como ela funciona e os impactos que gera na qualidade dos serviços oferecidos e na própria saúde financeira da clínica.
O que é telessaúde?
Telessaúde é mais que plataformas. Podemos defini-la como um conceito, ou mesmo um sistema, no qual a tecnologia é protagonista.
De forma resumida, compreende a oferta de serviços de saúde prestados à distância, o que se torna possível a partir das TICs, como são chamadas as tecnologias de informação e comunicação.
A telessaúde marca presença em uma série de atividades de rotina em uma clínica médica, como iremos detalhar mais à frente.
Por onde a tecnologia passa, agrega qualidade e torna os processos mais ágeis. Isso sem falar no aspecto inovador de muitos de seus recursos. Significa dizer que foi a partir dela que muitas das melhores práticas na gestão da clínica se tornaram viáveis.
A telessaúde no Brasil
No Brasil, a telessaúde não é apenas um conceito, como também um programa de governo.
É o Telessaúde Brasil Redes, iniciativa voltada à qualificação do atendimento de atenção básica na rede pública.
São quatro as suas subáreas, as quais guardam grande semelhança também com os serviços que a tecnologia permite na rede privada:
- Teleconsultoria: serviço que permite esclarecer dúvidas médicas
- Teleducação: oferta online de qualificação de profissionais e saúde
- Telediagnóstico: análise de exames médicos e emissão de laudos à distância
- Segunda Opinião: nova avaliação sobre resultados de exames e condutas médicas.
Todas essas são práticas amparadas em regulamentação federal. Mais precisamente, estamos falando da Portaria MS nº 2.546/11.
Cabe dizer ainda que a telessaúde como se conhece hoje é uma evolução dos primeiros esforços para aliar saúde e tecnologia no Brasil.
A origem do conceito nos leva a 1994, quando a Rede Sarah deu início a uma série de videoconferência para a troca de informações entre profissionais baseados em hospitais de diferentes localizações.
No ano seguinte, foi a vez da empresa Telecardio passar a disponibilizar exames de eletrocardiograma à distância.
De lá para cá, muitas foram as conquistas e, hoje, elas permitem às clínicas médicas qualificar a gestão e otimizar a performance – um ganho que repercute na satisfação dos pacientes e na saúde do caixa.
Plataforma de telessaúde
Uma plataforma de telessaúde é um portal na internet que oferta uma série de serviços em saúde, com a sua prestação ocorrendo à distância.
É ela que permite a realização de teleconsultas, cursos online, interpretação de exames e outras iniciativas importantes. De modo geral, utiliza a tecnologia de armazenamento e compartilhamento de informações em nuvem.
Isso quer dizer que qualquer profissional, de posse de login e senha, pode acessar a plataforma e fazer uso de seus recursos, mesmo estando distante dos grandes centros urbanos.
Como a plataforma de telessaúde vai ajudar na minha rotina?
Você sabe melhor do que ninguém quais são as necessidades da sua clínica e seus diferentes graus de complexidade e de urgência.
Agora, imagine contar com o apoio da tecnologia para resolver grande parte delas de maneira automatizada, sem precisar envolver profissionais em tarefas específicas.
Precisa de exemplos?
Veja uma lista com alguns dos serviços que podem estar ao alcance da clínica a partir de uma plataforma de telessaúde
- Agendamento online
- Cadastro de pacientes
- Controle de consultas
- Prontuário eletrônico
- Prescrição digital
- Telemedicina e emissão de laudos médicos à distância.
Observe que toda a jornada do paciente é contemplada pela tecnologia. Começa no agendamento e se estende até o resultados de exames médicos, sejam eles preventivos, de diagnóstico ou acompanhamento de doenças.
Você pode contar com um software médico para assumir o controle da gestão da clínica, o que reverte em outros benefícios, como a redução de custos e a otimização de processos.
Redução de custos
Com a tecnologia dando conta de tarefas mais burocráticas, você não precisa mais de colaboradores específicos para elas, o que representa uma importante economia na contratação de profissionais.
Vale mencionar ainda que, tradicionalmente, soluções tecnológicas tornam os processos mais baratos, o que nos leva ao próximo benefício.
Otimização de processos
Com o compartilhamento de informações, que é uma marca da telessaúde, todo o atendimento é mapeado e padronizado, reduzindo ou até mesmo eliminando a chance de ruídos na comunicação que prejudicam os trabalhos.
Como resultado, processos da clínica são otimizados, sendo realizados em menos tempo e utilizando menos recursos para isso.
Telemedicina aliada a telessaúde
A telemedicina é uma especialidade que permite a análise e interpretação de exames à distância.
É uma das iniciativas de maior impacto da telessaúde na rotina de clínicas, profissionais e mesmo dos pacientes.
Seu funcionamento é simples de entender. Tudo começa com exames realizados a partir de aparelhos digitais, que permitem o envio de dados diretamente para um computador. Dali, as informações vão para uma plataforma em nuvem, que é acessada por especialistas da empresa de telemedicina.
Eles interpretam os resultados, emitem um laudo online, assinam o documento eletronicamente e o disponibilizam na mesma plataforma.
Nela, o médico solicitante, demais profissionais e até pacientes podem observar as conclusões com logins de acesso próprios.
Oportunidades da telessaúde
Ao chegar até aqui, você certamente já tem em mente alguma das excelentes oportunidades que a telessaúde abre para a sua clínica, não é mesmo?
Antes de concluir este artigo, vamos dar destaque a uma em especial: o uso da tecnologia para se destacar no mercado.
Uma plataforma de telessaúde como diferencial competitivo
O setor de saúde é bastante concorrido. Com vários serviços à sua disposição, o paciente tem liberdade para escolher a clínica de sua preferência. Em sua decisão, ele prioriza quem oferece qualidade nos serviços por um preço atraente.
É aí que entra uma plataforma de telessaúde.
Como você viu ao longo do artigo, a tecnologia otimiza os processos na clínica, qualifica a rotina de profissionais, amplia a comodidade dos pacientes e reduz custos.
Mais que uma receita de sucesso, esse pode ser o seu diferencial competitivo para vencer a concorrência.
Conclusão
Depois de conhecer e avançar sobre o conceito de telessaúde, não resta dúvidas de que sua clínica tem tudo para se beneficiar da tecnologia.
As informações que você conferiu nesta leitura possibilitam uma tomada de decisão mais assertiva, escolhendo os serviços de saúde digital que mais agregam ao negócio e a seus pacientes.