O que vem por ai: Veja as novas tendências na área da saúde para 2019

Tempo de leitura: 12 minutos

O ano de 2019 chegou com muitas tendências, ferramentas e tecnologias  para a área da saúde. Essas mudanças chegam de forma disruptiva para alavancar os resultados dos empreendimentos do setor. Para as empresas que ainda não investem em tecnologia, as tendências de 2019 podem ser a salvação. Afinal, quem não está crescendo está falindo aos poucos. Então, leia este artigo até o final para ficar preparado para todas as ferramentas que já são realidades do mercado.

As tendências para os empreendimentos da área da saúde em 2019 estão relacionadas com

  • Informação
  • Personalização do atendimento
  • Excelência no contato com o paciente antes e após a consulta.
  • Inovação tecnológica

Para ajudar a pensar hoje nas condições que farão alavancar seu empreendimento ao longo do ano, preparamos algumas dicas sobre como se preparar para as 6 principais tendências da área da saúde.

1. Informação, personalização e humanização

A principal tendência para os empreendimentos na área da saúde em 2019 pode ser resumida em uma palavra: personalização.

O que você tem de diferente a oferecer?

O que sua clínica traz para que o paciente se sinta especial?

Quando o paciente se sente reconhecido, percebe que seu desejo de ser mais do que um número é acolhido. Não se trata de “mais um caso de bronquite”, tampouco, de “mais um caso de pielonefrite”.

Trata-se, com toda certeza, do caso mais importante de bronquite ou de pielonefrite para a vida daquele paciente que chegou até você.

Você, como médico e empreendedor, deve estar preparado para fazer seu paciente sentir-se importante, único, muito mais do que um número. Os recursos para transmitir esse acolhimento personalizado

Como bônus, se você fizer o maior esforço para atender os pedidos deste paciente, então, ganhará sua fidelidade.

Personalizar o atendimento é um ato de humanização de sua prática médica.

Imagina esquecer, em todas as consultas, a qual medicamento o paciente é alérgico e fazê-lo responder a mesma pergunta pela enésima vez? Não seria agradável.

É por isso que você precisa direcionar seu olhar de gestor para as ferramentas que possibilitam que você trate cada paciente como um caso único.

Essas ferramentas devem viabilizar o acompanhamento detalhado de exames e registrar um histórico completo de tratamentos anteriores.

Para acompanhar as tendências desse novo ano, você precisa de ferramentas capazes de se adaptar à inovação sem freios da área da saúde!

2. Foco no processo

Uma importante tendência para 2019 é a modernização da Gestão de Processos em empreendimentos da área da saúde.

A gestão de processos consiste em identificar, documentar, executar, medir, monitorar e controlar aspectos organizacionais que implicam no nível de desempenho e nos resultados obtidos pela empresa.

As melhores empresas da área da saúde em 2019 serão aquelas que têm suas métricas controladas. Os líderes do mercado da saúde estão sempre atentos aos avanços tecnológicos para controle financeiro e operacional.

A atenção ao processo facilita a escolha de melhorias, a correção de erros e consolida a escalabilidade do seu negócio.

Portanto, se você controlar o fluxo operacional de sua clínica, saberá quais suas forças e quais suas fraquezas diante do mercado no qual está inserido. Saberá quais seus diferenciais e os porquês de seus pacientes chegarem até você.

Com maior controle do fluxo financeiro, você será mais assertivo ao decidir em quais áreas deve investir na sua empresa. Aliás, se você tiver uma gestão de processos acurada saberá qual decisão terá maior impacto em seu atendimento.

3. Presença online

A internet, muitas vezes, pode parecer um desafio para a medicina contemporânea.

Você já atendeu algum paciente que chega com o diagnóstico quase pronto no seu consultório?

Aquele paciente que traz uma lista detalhada de todos os CIDs possíveis para seu caso e tem convicção sobre o medicamento que deve ser prescrito por você.

Uma frase como “eu vim aqui para pegar a receita do antibiótico” soa familiar?

Os pacientes têm acesso à informação. Isso traz desafios, mas está longe de ser um empecilho para a carreira médica.

Produza conteúdos para seus futuros pacientes

Existe, sim, uma tendência maior de os pacientes terem conhecimento sobre as possíveis causas e os prováveis prognósticos de seu quadro. Algumas informações com maior embasamento do que outras, claro!

O que importa é que, nesse cenário, você deve estar um passo à frente. Seja você mesmo o responsável pelos conteúdos que seu paciente lê na internet. Como bônus, ganhe maior credibilidade!

Para criar conteúdo para web, você pode planejar um blog e contratar um redator especializado em Marketing de Conteúdo. Assim, você pode sugerir os temas e fazer a revisão técnica.

Se você tiver habilidade com escrita, por exemplo, pode aproveitar para relatar alguns casos e dar orientações sobre as principais doenças que chegam em seu consultório. Afinal, os médicos estão investindo muito em produção de conteúdo como construção de marca na internet.

Antes de publicar, fique atento! Para ganhar destaque nos sites de busca, faça uma boa revisão de SEO no seu texto final.

A produção de conteúdo resulta em dois ganhos principais:

  1. Aproximação: seus pacientes terão uma sensação de familiaridade;
  2. Destaque: você será visto como autoridade dentro de sua especialidade.

Quando um paciente lê um conteúdo produzido pela clínica em que é atendido, tem a sensação de que está no lugar certo. Além disso, essa sensação fica mais intensa se você tiver textos que discutam casos próximos aos casos que atende.

Finalmente, ser uma autoridade em seu mercado de atuação é uma posição propulsora para sua carreira. Afinal, muitos pacientes terão o desejo de ser atendidos por um médico que demonstra tanto conhecimento sobre o assunto.

Tenha cuidado: evite exageros nas redes sociais

Neste artigo, falamos sobre os principais erros dos profissionais médicos nas redes sociais. Seja por inexperiência, ou até mesmo seguindo os conselhos de agências e outros profissionais, muitos médicos cometem exageros que podem prejudicar sua imagem nas redes. As plataformas são excelentes para a construção de marca, para o destaque da visão e dos diferenciais do seu negócio.

Os principais exageros que você precisa evitar são:

  • Utilizar seus hábitos como exemplo de saúde perfeita;
  • Usar linguagem técnica ou rebuscada demais;
  • Publicar fórmulas mágicas para curar doenças.

Além de serem falhas médicas, deixam uma marca negativa para quem acompanha suas publicações.

2. Telemedicina

Outra tendência que chegará com mais força em 2019 é a telemedicina. A telemedicina é o recurso que melhor representa a utilização de tecnologias na prática médica.

Sabemos que você não conseguirá fazer uma ausculta pulmonar à distância. Mas, ainda assim, você precisa saber mais sobre a telemedicina. Afinal, é um recurso valioso que seus concorrentes, certamente, vão conhecer.

Para entender melhor os potenciais e desafios da Telemedicina, leia este artigo que publicamos no Blog da Morsch sobre a nova resolução do CFM.

Muitas instituições utilizam esses recursos para que seus profissionais troquem informações, discutindo casos a quilômetros de distância.

Como o avanço tecnológico é rápido, a telemedicina tem sido implementada, também, para que profissionais possam se comunicar com os pacientes.

O método serve para

  • Informar resultados de exames
  • Dar assistência a pacientes crônicos ou com dificuldade de locomoção
  • Promover saúde e informar sobre prevenção.

Os meios utilizados são diversos, mas, principalmente, contatos intranet nas instituições e serviços de comunicação como Skype.

A principal vantagem percebida pelas empresas da área da saúde é a maior aproximação com o paciente, com uma atenção centrada e personalizada em seu caso.

Além disso, tecnologias de telemedicina possibilitam que o fluxo de informações seja mais rápido.

Também facilita o networking entre as empresas de saúde, em prol da resolução dos casos clínicos. Principalmente, daqueles casos com agravantes ou com poucos indícios epidemiológicos.

5. Tudo estará “na nuvem”!

A tecnologia realmente vai dominar o mercado da saúde.

Uma tendência, praticamente, imparável é o advento das plataformas online. Os chamados Portais médicos são plataformas mobile ou desktop em que os pacientes podem

  • Visualizar os resultados dos exames
  • Consultar seu médico
  • Acompanhar seu histórico de consultas.

Tudo isso graças às tecnologias que mantêm todas essas informações da maneira mais segura possível. Essa tecnologia existe há alguns anos, mas no mercado brasileiro é uma novidade que está sendo muito bem aceita.

As melhores clínicas e os melhores consultórios já estão colhendo o sucesso que é fruto deste tipo de implantação. Além disso, a criação e a manutenção de um portal são desafios para sua prática como empreendedor, mas garantem que você está acompanhando a tendência de seu mercado. Portanto, seus pacientes perceberão que você é inovador e está sempre atento às melhores formas de atendê-los.

A principal vantagem com o portal na nuvem é a liberdade. A facilidade de gestão e controle otimiza seu tempo. Uma ferramenta como essa aproxima você de seu paciente, aumenta a confiança que ele terá em você e dinamiza seu processo de atendimento em adequação ao estilo de vida contemporâneo.

6. Inteligência Artificial e Data Analytics

O conceito Inteligência artificial (IA) aponta para a reprodução dos comportamentos humanos pelas máquinas. Assim, a tecnologia replica as ações humanas para que os softwares possam repeti-las. Todo funcionamento da IA é baseado na organização (e reprodução) de muitos dados produzidos pela humanidade. Essas informações são utilizadas, principalmente, em dois processos:

  • Alimentação da programação de softwares;
  • Criação de protocolos e tecnologias diagnósticas.

A revista Forbes publicou pesquisa sobre as tendências para área da saúde em 2019. 80% dos participantes responderam que 4 tecnologias ganharão destaque este ano:

  • Inteligência Artificial: investimento previso de até 1,7 bilhões de dólares em todo ano de 2019.
  • Big Data Analytics: deve superar a movimentação de 68 bilhões de dólares até 2020.
  • Saúde Mobile e Tecnologia de Vestir

O artigo aponta que, até o final de 2019, serão investidos 1,7 bilhões de dólares em IA para saúde, no Estados Unidos. Além disso, o investimento em Big Data Analytics deve superar a movimentação de 68 bilhões de dólares até 2020. Outra tendência marcante são as ferramentas de “saúde portátil”. Tanto a Mobile Health, quanto as “tecnologias de vestir” devem impactar a população, levando o cuidado dos hospitais para as casa. São exemplos dessa utilização o Monitoramento Remoto de Paciente, as plataformas de Telemedicina e os aplicativos de celulares com foco em saúde.

Se você quiser saber mais sobre Inteligência Artificial e Análise de Dados e como essas tecnologias podem chegar ao seu consultório, leia este artigo. Assim, você aprenderá mais sobre o funcionamento dessas ferramentas e sobre algumas dicas práticas para você se preparar.

Você está surpreso com as tendências para a área da saúde?

A área médica está muito mais próxima das tecnologias digitais, das plataformas online e de softwares de gestão do que se costuma imaginar.

Você poderia pensar: “Como assim, meu paciente verá os resultados dos exames se nem eu consigo fazer isso online?”. Nesse caso, você precisa repensar suas ferramentas de gestão.

Estamos falando sobre seu paciente ter acesso aos exames e ao histórico de consultas, porque acreditamos que você já consiga fazer isso!

As ferramentas básicas para você se aproximar das tendências para área da saúde são:

  1. Acesso aos resultados dos exames na tela do seu computador
  2. Histórico de consultas e prontuários eletrônicos na nuvem
  3. Contato de todos seus pacientes organizados em cadastros individuais e de fácil acesso
  4. Pesquisa de satisfação automatizada e prática.
  5. Agendamento online e sem transtornos.

Você deve ter percebido, afinal, que precisa ficar atento às tendências do mercado em 2019 para sair à frente dos seus concorrentes.

Se você ainda não possui ou está insatisfeito com as suas ferramentas, podemos ajudar!

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2 Comentários


    1. Que legal que você apreciou o conteúdo, espero que você continue acompanhando o que está por vir :DDD

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