Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Quais as vantagens do prontuário eletrônico?

Tempo de leitura: 5 minutos

Assim como em diversos outros segmentos, a área da saúde também pode contar com a ajuda da tecnologia no dia a dia. Um bom exemplo disso é o prontuário eletrônico, uma ferramenta que otimiza o trabalho dos profissionais de saúde e ajuda muito na experiência do paciente.

Hoje, vamos explicar quais são as vantagens do prontuário eletrônico para sua clínica e consultório. A transformação digital da sua empresa irá acontecer de forma gradual e saudável com essa ferramenta!

As vantagens do prontuário eletrônico foram percebidas e atualmente contribuem para o aumento da proficiência de mais de 70% dos médicos brasileiros.

Além de conhecer esses benefícios, você também vai compreender quais são os efeitos positivos que o uso do prontuário eletrônico pode proporcionar para você e para a sua equipe. Acompanhe!

O que é prontuário eletrônico?

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um modelo padronizado e digitalizado. Assim, profissionais podem acrescentar dados clínicos, de saúde e administrativos do paciente.

Feito isso, a ferramenta irá armazenar o histórico médico do indivíduo, facilitando as tomadas de decisão relacionadas a tratamentos e procedimentos médicos.

Desde 2002, o PEP é regulamentado no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina. O órgão determinou características gerais na Resolução 1.638. Já em 2007, o CFM  autorizou o uso de sistemas de gestão médica para armazenar informações dos pacientes na Resolução 1.821.

7 vantagens do prontuário eletrônico

1 – Mais segurança

Com a LGPD funcionando a todo vapor, segurança é algo essencial. Uma das vantagens do prontuário eletrônico é armazenar os dados do paciente em nuvem. Assim, essas informações podem ser acessadas de qualquer dispositivo com login e internet e dificilmente podem ser perdidas. Já prontuários físicos podem se tornar inelegíveis e sofrer com as ações do tempo.

Você também pode solicitar que apenas profissionais autorizados tenham acesso aos dados registrados e compartilhados no prontuário, oferecendo mais segurança ao paciente e a sua clínica.

2 – Mais espaço vago na clínica

Você sabia que um prontuário físico precisa ser armazenado na clínica por aproximadamente 20 anos? O resultado disso é uma grande quantidade de papel, que precisa de um espaço considerável para ser armazenado em segurança.

Por meio de sistemas médicos, os prontuários eletrônicos podem ser armazenados em nuvem. Além de reduzir o uso de papel na sua clínica, você também terá a disposição mais espaço para ser usado de formas mais benéficas para sua equipe e seus pacientes.

Não sabe o que fazer com o espaço livre? Confira nosso texto com dicas de decoração para clínicas médicas!

O sistema também armazena as informações dos pacientes por tempo indeterminado. Por isso, você pode ficar tranquilo, pois os prontuários estarão guardados em segurança.

3 – Melhora o atendimento e aumenta a produtividade

Os prontuários eletrônicos precisam ser acessados diariamente. Mesmo que sua equipe mantenha os arquivos extremamente organizados, ainda assim o atendimento pode demorar mais para ser feito, o que prejudica a experiência do paciente com a sua clínica.

Quando o prontuário eletrônico é armazenado dentro de um sistema médico, é muito mais fácil encontrá-lo. Essa ferramenta oferece mecanismos de busca por informações específicas, como consultas, exames, procedimentos, medicamentos, etc.

Assim, é possível encontrar informações sobre o paciente de maneira mais rápida e detalhada. Isso faz com que qualquer problema que aconteça possa ser resolvido com mais eficiência e assertividade.

4 – Permite acesso remoto ao prontuário

Em alguns casos, é comum que o atendimento continue, mesmo depois do horário marcado. Por isso, os médicos precisam ter o prontuário desses pacientes sempre em mãos, para oferecer o melhor atendimento possível de forma remota.

Não raro, isso acontece fora do expediente médico. O prontuário eletrônico pode ser acessado por qualquer dispositivo que tenha permissão, mesmo que ele esteja fora da clínica. Assim, além de consultar o prontuário, também é possível inserir informações e arquivos no documento.

Também é possível acessar o prontuário eletrônico simultaneamente em mais de um dispositivo. Essa vantagem pode otimizar o atendimento quando mais de um profissional estiver envolvido no tratamento.

5 – Elimina erros de legibilidade e transcrição

Erros humanos, como os de transcrição, são comuns. Porém, eles precisam ser evitados dentro da rotina de uma clínica médica, pois podem atrasar atendimentos e comprometer o bem-estar dos pacientes.

Por ser digital, o prontuário eletrônico elimina problemas causados por letras difíceis de entender e erros de escrita. Dessa forma, fica mais fácil consultar as informações do prontuário sempre que for necessário.

6 – Documento personalizável

Cada especialidade médica possui suas necessidades em relação ao prontuário. No caso dos documentos digitais, eles podem ser personalizados de acordo com a área da saúde para suprir essas demandas.

Além disso, também é possível adaptar todo o sistema médico a partir das necessidades do seu local de trabalho. Você pode utilizar as funcionalidades comuns e acrescentar outras específicas, de acordo com as suas demandas de serviço.

7 – Simplifica o controle epidemiológico

O processo de análises de atendimento e diagnóstico do PEP permite que o controle epidemiológico de uma região possa ser feito de maneira simples e objetiva.

O sistema utiliza filtros que podem ser usados para selecionar pacientes por enfermidade e região. Assim, a tecnologia ajuda a identificar possíveis epidemias e cuidar da saúde da população.

O que achou das vantagens do prontuário eletrônico? Se ficou interessado nos benefícios que um sistema médico pode trazer para a sua clínica, teste o Amplimed gratuitamente por 10 dias!


Assinatura Julia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.