De acordo com os dados do IBGE, 21% das empresas encerram as atividades no primeiro ano de abertura e 60% delas passam pela mesma situação com menos de cinco anos de existência. Depois de tanto empenho, é claro que você não quer que isso aconteça com a sua clínica médica, não é mesmo?
Os dados não são mais promissores para aqueles que são Microempreendedores Individuais (MEI), modalidade bastante utilizada por médicos que atendem de forma individual. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas divulgou que 3 em cada 10 MEIs cancelam as atividades antes dos primeiro quinquênio.
O Sebrae esclarece que parte dos empreendedores não levaram em conta informações importantes como fornecedores, possíveis clientes, concorrentes, custo de funcionamento na hora de ser o seu próprio chefe. Todas essas informações estão inseridas em programas e prospecções que precisam ser feitas para ter uma empresa.
A partir disso, as principais instituições empresariais recomendam que um plano de negócios seja feito antes mesmo da abertura do CNPJ ou do início das atividades.
Se você já está com as portas abertas, muito calma nessa hora! O plano de negócios pode ser feito em qualquer momento e, muito provavelmente, terá que ser refeito ao longo dos anos de atividade. Por isso esse conteúdo é para você que está começando e também para médicos e gestores que já estão há décadas no mercado.
Nesse texto você vai entender o que é plano de negócio, como ele pode te colocar em um patamar mais elevado em relação aos concorrentes e quais vantagens você terá se fizer um para sua clínica médica.
O que é?
O Sebrae define que plano de negócios é um documento feito por empresas dos mais variados segmentos e tamanhos que descreve com detalhes quais são as metas do empreendimento e quais ações precisam ser inseridas no dia a dia para que os objetivos sejam conquistados. A quantidade de tempo e recurso para cada item também estão explícitos nos registros.
O plano de negócios na clínica médica é uma espécie de guia que vai sempre apontar onde a sua empresa está hoje e para qual caminho ela deve ir.
Geralmente o plano de negócios contém informações como:
- Visão e Missão;
- Análise estratégica
- Plano de marketing e vendas;
- Dados gerais da empresa;
- Plano financeiro;
- Fornecedores;
- Consumidores;
- Concorrentes;
- Localização;
- Serviços e produtos oferecidos;
- Processo operacional
Como te ajuda a se diferenciar da concorrência na clínica médica
Pode parecer superficial e até clichê. Mas para que você consiga ser visto de uma forma muito mais positiva dentro do seu mercado e ainda se destacar dos concorrentes, você precisa fazer aquilo que não está fazendo.
Uma simples decisão de separar um momento em meio a correria dos dias para estruturar um plano de negócios para a sua clínica já demonstra o quanto você está preocupado em fazer com que seu estabelecimento cresça cada vez mais.
Esse nível de interesse não é o mesmo entre os empresários da área, fazendo com que você se coloque em uma posição diferente antes de mais nada e que, automaticamente, vai te ajudar a alcançar objetivos mais ousados.
Um outro ponto que vai te diferenciar da concorrência é que você vai precisar conhecer outras disciplinas que extrapolam a área médica para conseguir criar e executar um plano de negócios. Noções financeiras, contábeis, administrativas, comerciais e comunicacionais são habilidades complementares que podem fazer uma intensa diferença nas suas entregas.
Essa vontade de permear pelas áreas e trazer para a parte médica aquilo que pode somar e alavancar o consultório é uma rotina pouco praticada pelos empreendedores da saúde.
Como influência na estratégia da clínica médica
Imagina que você convoca seus colaboradores para uma reunião de estratégias. É esperado soluções inteligentes do responsável de cada área. Mas soluções para que? Para quais problemas? Com quais intenções?
Definir como ir sem saber para qual direção se deve ir pode ser muito perigoso. Pensando nisso, o plano de negócios deve vir antes da criação de táticas.
É somente a partir do plano de negócios que você e todo o seu time vão conseguir definir quais são as estratégias mais interessantes e valiosas para que vocês desenvolvam e fiquem cada vez mais próximos dos objetivos da empresa.
10 Vantagens do plano de negócios na clínica médica
Toda vez que vamos começar a desenvolver algo é preciso ter em mente que aquilo vai trazer bons resultados a curto, médio e longo prazo. Por isso listamos para você algumas vantagens em criar um plano de negócios na clínica médica. São elas:
1 – Mais noção sobre a clínica: Você terá um documento repleto de informações da sua empresa com uma macro visualização, desde proventos até custos. O plano de negócios pode te mostrar qual é o real diferencial da sua clínica. Quanto mais você souber sobre a sua própria empresa, mais fácil será de tomar decisões. Se você está desenvolvendo um plano de negócios ainda antes de abrir as portas e quer saber se ele será rentável, pode ter certeza que essa primeira vantagem vai te fornecer a resposta.
2 – Ter acesso a um indicador: A medida em que você consegue interpretar todas as informações que um plano de negócios na clínica médica te dá, você tem automaticamente uma poderosa ferramenta para indicar quais mudanças são necessárias e quais processos precisam ser mantidos.
3 – Mais controle do próprio negócio: Quanto mais respaldo você tiver, mais você vai poder controlar o andamento da sua empresa. Isso inclui desde questões financeiras, até trabalhistas e administrativas. Nesse caso o controle vem como uma espécie de segurança que você fornece não somente a si como dono ou gestor do consultório, mas também aos demais colaboradores que dependem de uma vida empresarial saudável e certeira.
4 – Aumento da eficiência operacional: um plano de negócios bem executado pode servir como um roteiro para alinhar se os processos operacionais da clínica estão sendo realizados da melhor maneira que é possível.
5 – Melhoria de gestão: Você pode avaliar se a parte de gestão e a administrativa estão sendo coerentes e eficientes a partir dos dados que são fornecidos no plano. Além de todas as questões mercadológicas, o documento também pode ser muito bem aproveitado internamente para avaliar se o cotidiano tem um bom andamento ou não.
6 – Mais conhecimento sobre concorrentes: Quando você se dedica a estudar o seu negócio, mais você vai compreender como fatores externos podem afetar a sua produção. Esse é um bom caminho para entender como está a situação dos seus concorrentes, já que eles oferecem a mesma coisa que você e tendem a sofrer impactos muito parecidos.
7 – Rápidas correções: Se vocês começam a oferecer um novo serviço, por exemplo, e ele não se desenvolve muito bem, fica mais rápido de perceber e recalcular a rota com a utilização do plano de negócios. O mesmo vale para novos procedimentos implementados na rotina dos colaboradores.
8 – Mais investimentos: Se você sabe onde está hoje e onde vai chegar amanhã, é mais simples de entender quais tipos de investimentos e quais valores seriam interessantes para a organização. Sabendo disso, você terá melhores negociações e conseguirá comunicar de forma mais transparente e exata como o futuro investidor vai conseguir te auxiliar e quais possíveis retornos vocês podem conseguir. Essa dica vale para qualquer investimento que você possa ter, desde empréstimos bancários para créditos empresariais até investidores anjos.
9 – Definir objetos de longa data: Toda vez que falamos de plano, estamos falando de programação. Quando a gente não se atenta a esses itens, há grandes chances de passarmos a maior parte do tempo sobrevivendo somente aos acontecimentos do presente e com baixos índices de perspectiva para o futuro. É sim importante focar no hoje e desenvolver tarefas. Mas algumas dificuldades podem se tornar sistêmicas se não existir uma tática a longo prazo para resolvê-las.
10 – Maior durabilidade da empresa: Como mencionamos na introdução desse texto, muitas companhias acabam falindo muito rápido. Se o seu estabelecimento não tem uma base sólida, será mais difícil lidar com as constantes transformações de mercado, ainda mais se tratando de medicina. A previsibilidade deixa de ser algo primordial e passa a ser um sonho muito longe de ser conquistado. O resultado é uma constante instabilidade e um posicionamento de mercado muito dependente de fatores externos.
O que pode facilitar
É importante estabelecer parcerias. Pode ser desde fornecedores ou até parceiros de área, mesmo que podem auxiliar em um momento de grande demanda ou ainda de falta de colaboradores.
Mas uma parceria que você pode firmar agora mesmo é com a tecnologia. A transformação da sua clínica médica pode ser muito útil na concretização do seu plano de negócios e na otimização das aplicações que serão necessárias ao longo das datas programadas.
Com o software da Amplimed você pode ter acesso a:
- Prontuário Eletrônico para reunir digitalmente todas os dados coletados na anamnese e de todo o histórico de saúde;
- Agendamento Online a fim de ter mais facilidade na marcação de consultas e oferecer mais comodidade aos pacientes;
- Módulo Financeiro Integrado ao Faturamento TISS para te ajudar a gerir o negócio também na parte financeira e ainda facilitar a comunicação com convênios médicos e reduzir a glosas;
- Oferecimento de Cartão Benefício e fidelizar pacientes e oferecer uma opção às mensalidades de planos de saúde;
- Plataforma de teleconsulta integrado ao prontuário eletrônico para que você consiga otimizar o tempo utilizado nos atendimentos e ainda reduzir o raio dos atendimentos que seus colaboradores podem realizar;
- Prontuário com módulo de especialidades para ter em uma única tela todas as informações importantes dos pacientes, desde clínica geral até ortopedia;
- Confirmação de consulta por WhatsApp, e-mail ou SMS para reduzir o tempo gasto com a realização dessa mesma tarefa feita de forma manual
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